Organize facilmente toda a sua biblioteca de músicas, modificando nome do arquivo e informações de tags

Por Felipe Vieira Karas

Quem possui uma grande coleção de arquivos musicais sabe como é fácil acabar ficando com diversos arquivos desorganizados espalhados pelo computador, fazendo com que encontrar uma simples música ou artista se torne uma tarefa bastante difícil. Como nem todo mundo utiliza o mesmo método para nomear arquivos, é possível encontrar uma série de padrões diferentes, o que dificulta ainda mais este processo.

Se formos levar em conta as tags de informação, o problema é ainda maior. Ao baixar arquivos da Internet ou até mesmo ripar um CD de música que você possui, acaba-se ficando com arquivos que podem até estar nomeados corretamente, mas com tags totalmente desorganizadas. Para quem não sabe, tags são informações contidas no arquivo de música responsáveis por exibir corretamente informações como o número da faixa e nome do artista e álbum de origem.

The GodFather, apesar do nome que traz lembranças da trilogia O Poderoso Chefão, não é um jogo, mas sim um programa completo para quem deseja organizar as músicas contidas no computador de forma fácil. Como ele, é possível dizer adeus à desorganização, modificando o nome de milhares de arquivos em instantes. Basta configurar o programa conforme preferências pessoais para que ele faça todo o trabalho por você.

A interface utilizada é bastante simples, permitindo que o usuário acesse rapidamente qualquer pasta do sistema através de um menu bastante semelhante ao do Windows Explorer. Basta clicar em uma pasta qualquer para que todos os arquivos musicais presentes nela sejam exibidos contendo informações detalhadas sobre cada. Além do nome do arquivo, é possível visualizar dados como a codificação utilizada e a extensão que cada um possui.

Vale mencionar que, ao contrário dos demais programas que você possa estar acostumado a utilizar, deixar a caixa de seleção de um arquivo marcada significa que este não será editado. Portanto, é preciso ter bastante atenção. As opções disponíveis são “Rename”, responsável por modificar o nome dos arquivos em si conforme padrões estabelecidos pelo usuário. Em “Tags” são exibidas as informações referentes a cada arquivo selecionado, como artista, álbum e ano de lançamento. Através desta opção você pode modificar diversos arquivos de maneira simultânea, porém é recomendado lidar somente com faixas pertencentes ao mesmo disco.

“Manual Edit” e “Organize” são funções que permitem ao usuário mover e alterar nomes de pastas, tudo feito de forma totalmente manual. Já “Online” é uma das funções que os usuários do programa mais deverão utilizar, pois disponibiliza três bancos de dados internacionais (FreeDB, All Music e Amazon) para baixar informações relativas a tags de qualquer arquivo selecionado. Assim como a função “Rename”, vale notar que a melhor alternativa é selecionar canções pertencentes ao mesmo álbum.



ObservaçõesObservações
  • Para traduzir o programa para Português (Brasil):1. Baixe este arquivo: Clique aqui.2. Descompacte-o e abra o arquivo install_pt-br.txt e siga as instruções contidas nele.
Importante

Antes de instalar o " The GodFather " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o The GodFather e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Quem procura uma forma de reorganizar facilmente arquivos musicais desorganizados que estão espalhados pelo computador, o TheGodfather sem dúvida é uma das melhores opções disponíveis atualmente. Com algumas poucas configurações, é possível automatizar processos que levariam um grande tempo caso fossem feitos de forma manual. Tudo isso é ajudado pela interface intuitiva, que será bastante familiar para quem está acostumado a utilizar o Windows Explorer.

As funções disponíveis são suficientes para preencher complemente todas as informações de tags de qualquer música que você possuir no computador, garantindo uma maior organização da biblioteca de arquivos. Porém, vale notar que o programa trabalha muito melhor quando os arquivos utilizados pertencem ao mesmo álbum, principalmente durante o download de informações através de bases de dado online.

ImportantePrós
  • Interface semelhante ao Windows Explorer
  • Torna automáticas diversas tarefas

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • kaique kaique
    em 10/9/2011 às 12:48h
    versão: 0.80 4

    pros:muito organizado,ajuda a organizar. contras:eu estava procurando o jogo godfather.

  • Kleber Kleber
    em 9/10/2010 às 11:30h
    versão: 0.80 Beta 5

    Cumpre todas as funções necessárias para organizar de maneira eficiente as músicas. Já tinha testado vários outros softwares do gênero, mas este me surpreendeu com a quantidade de recursos e a facilidade do uso. Recomendado.

  • Rennom Deolindo Rennom Deolindo
    em 9/6/2010 às 13:36h
    versão: 0.72 Beta 3

    Gostei ele é bom, e alé disso tem um pequeno player embutido ...

  • Crazy Ninja On Drugs Crazy Ninja On Drugs
    em 11/11/2006 às 19:25h
    versão: 0.71 5

    Prós: Eu lembro que há tempos atrás, quando fazíamos o download de MP3 usando programas do tipo do eMule ou Morpheus, as tags vinham escritas todas erradas e não tinha jeito de arrumar. Esse programa não só faz isso, como converte também!

    Contras: Nada!

  • Guilherme Guilherme
    em 23/10/2006 às 17:02h
    versão: 0.71 5

    Prós: É perfeito, já baixei outros renomeadores de tags e quando eu colocava as músicas no mp3 player os nomes ficavam todos bagunçados, mas com esses programa deu pra renomear tudo numa boa. Pra ficar mais completo é s´baixar o MP3 Gain e aí será possível deixar as músicas com os nomes certos e o volume igual.

    Contras: praticamente nada...

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.500 segundos)