The Sims Social

The Sims Social

Clique para acessar The Sims Social Clique para Acessar

Crie seu avatar, adicione os amigos do Facebook como vizinhos e interaja com eles em tempo real

Por Luana Lima

O The Sims Social é um aplicativo para o Facebook que traz o simulador de vidas mais famoso do mundo para a tela do seu computador em uma versão online e gratuita, apesar de disponibilizar alguns itens que só podem ser comprados com dinheiro real.

The Sims já conquistou bilhões de usuários ao redor do mundo, sejam aqueles que costumam acessar o game pelo computador, pelo celular ou até pelo video game. Confirmando a preferência mundial, a EA, desenvolvedora do jogo, resolveu lançar mais uma plataforma para o simulador: o Facebook.

O que esperar do The Sims Social

As diferenças entre as versões já existentes anteriormente e a The Sims Social, que foi desenvolvida especialmente para a rede social, vão além da plataforma.

The Sims Social finalmente no Facebook!

Além de os usuários do Facebook poderem interagir com seus amigos em tempo real, com o game é possível registrar as pessoas como amigos, amores ou inimigos, fazendo com que as histórias se tornem mais incrementadas.

Como neste lançamento do The Sims todos os personagens existentes são controlados pelos usuários que os criaram, a intenção é que as reações sejam inusitadas e deixam de ser tão previsíveis como eram nas versões anteriores, na qual as ações dos demais bonecos eram determinadas pelo próprio programa.

Para acessar o The Sims Social é preciso ter um cadastro ativo no Facebook e acessar a página do aplicativo. Como nas versões para computador, console e celular, é preciso aguardar certo tempo até que o jogo seja carregado completamente, o que pode demorar alguns minutos. Em seguida, basta criar a aparência do personagem e dar início à sua vida dentro do jogo.

Para quem nunca jogou The Sims...

Assim como nos The Sims 1, 2 e 3, o jogador deve se preocupar em suprir as necessidades dos personagens com os quais estiver jogando. Entre os itens que devem ser cuidados, estão a fome, a higiene, a vontade de ir ao banheiro, as interações sociais e a energia, cuja carga se renova com algumas horas de sono ou com alguns goles de café.

Mantenha o seu Sim inspirado

Para que o personagem não fique deprimido, faminto, sujo ou cansado demais, o jogador precisa  estar constantemente atento a todos esses quesitos e, quando algum deles estiver com o nível baixo, o usuário deve intervir, realizando as devidas ações para saciar a necessidade.

Como é a jogabilidade do The Sims Social

Apesar de seguir os princípios básicos da jogabilidade presente nas versões anteriores, o The Sims Social traz ações mais rápidas e menos controles para o usuário se preocupar. Enquanto que no game original é possível controlar a velocidade do tempo e paralisá-lo temporariamente, por exemplo, na versão para o Facebook você só pode deixar o jogo seguir o seu curso automático.

Inspire seu Sim

Quando você estiver jogando o The Sims Social, fique atento às necessidades do personagem na parte inferior central da tela. Os quadradinhos mudam de cor de acordo com o nível do item: quanto mais próximo da cor vermelha o tom estiver, maior a urgência em resolver a situação.

Cumpra as metas propostas

Assim como a maior parte dos jogos presentes no Facebook, o The Sims Social possui metas que devem ser cumpridas pelo jogador o quanto antes. Essas missões são mostradas na parte esquerda da tela. Cada vez que você finaliza uma delas, o seu personagem recebe recompensas que variam de simoleons (dinheiro do jogo) a itens decorativos.

Cumpra os desafios e ganhe recompensas

No caso de a recompensa ser de itens decorativos, eles são colocados no estoque do seu Sim, que pode ser acessado por meio do menu “Shop”. Clique sobre a aba “Storage” a fim de acessar os elementos conquistados. Para colocar o objeto dentro do cenário, clique sobre ele e o posicione no lugar em que você preferir.

Tenha vizinhos para visitar e ter com quem socializar

Da mesma forma como no jogo original, neste você também possui amigos e pode visitá-los sempre que sentir vontade. Para adicionar vizinhos, basta enviar convite para as pessoas da rede social e esperar que elas respondam à solicitação.

Assim que isso for feito, a foto e o nome do seu amigo são exibidos na parte inferior da tela. Para visitar a casa dos seus vizinhos, clique uma vez sobre o quadradinho correspondente à pessoa. O jogo redireciona o usuário para o novo cenário no mesmo instante.

Converse com seus vizinhos e faça amizades

As ações possibilitadas enquanto você estiver na casa do amigo variam de acordo com o nível da amizade que existir entre vocês. Enquanto os personagens ainda estão se tornando amigos, você pode usar o banheiro e ajudar em algumas tarefas domésticas, mas não pode roubar um lanchinho da geladeira, por exemplo.

Comprar objetos, construir e reformar

Dentro do menu “Loja”, localizado na parte inferior direita da tela, o usuário encontra os mais variados itens decorativos e funcionais, além de poder acessar as possibilidades de construção disponíveis.

Escolha a decoração e torre seus simoleons

Para adquirir objetos, é preciso selecionar o ambiente no qual ele é utilizado, como cozinha, quarto, banheiro e sala de estar. O valor de cada item é mostrado logo abaixo da imagem ilustrativa. Para comprar, clique sobre ele e coloque-o dentro do cenário.

Coleções de itens e mochila do personagem

O The Sims Social possui um esquema de coleções de objetos. Geralmente, quando o jogador interage com os itens posicionados no cenário, são gerados objetos que são adicionados às coleções do jogo que, por sua vez, podem ser trocadas por recompensas sempre que estiverem completas.

Crie atalhos para uma inspiração completa

A relação de todas as coleções do The Sims Social, juntamente com os itens que devem ser preenchidos para completar cada um delas, pode ser conferida por meio do botão “Criar”, localizado na parte inferior direita da tela. Quando uma lista estiver finalizada, clique sobre o botão “Criar!” para coletar a recompensa gerada.

Nessa mesma tela, é possível acessar a mochila ou inventário do personagem, que na versão em inglês é chamada de “Mochila”. É nesse compartimento que a lista com todos os objetos coletados é mostrada. Alguns deles podem ser utilizados pelo usuário por meio do botão “Usar”.

Simoleons, SimCash e Social Points

A moeda oficial do The Sims é chamada de simoleons. É por meio dela que o usuário realiza transações, compra objetos, faz reformas na casa ou constrói novas edificações.

No The Sims Social, essa característica continua a mesma: o jogador precisa ganhar simoleons para que ele possa comprar alimento, pagar as contas, comprar novos objetos e aumentar a casa. Essa moeda é conquistada quando o personagem faz alguma ação remunerada dentro do jogo.

Barra superior e os tipos de moedas

Além dos simoleons, o The Sims Social disponibiliza mais duas moedas de troca: SimCash e Social Points. O primeiro somente pode ser adquirido por meio de dinheiro real. O segundo é ganho durante interações sociais. Cada ação que você faz com um amigo gera diamantes, símbolo que representa o item.

Energia para realizar ações

Outra característica que difere esta das anteriores versão do jogo é a necessidade de possuir energia para realizar determinadas ações. As interações relacionadas às necessidades do personagem, como dormir, comer, tomar banho e ir ao banheiro, são livres e podem ser realizadas a qualquer momento, sem que o usuário gaste energia para isso.

Você gastou toda a sua energia!

Entretanto, uma carga será utilizada para cada ação considerada extra e não essencial, como cortar a grama, consertar um aparelho ou interagir com um amigo. Se você ficar sem energia, pode pedir mais aos vizinhos ou comprar com dinheiro real



Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o The Sims Social e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

A interface do The Sims Social não é tão aperfeiçoada como a da última versão (The Sims 3). As ilustrações não possuem um efeito tridimensional tão bem trabalhado como acontece no último lançamento, nem uma aparência no estilo de animação em vez de no estilo desenho.

Ainda sobre a aparência do The Sims Social, apesar das desvantagens mencionadas no parágrafo acima, a interface está agradável, mas de uma forma diferente. Os desenhos estão bem trabalhados, bem contornados e os objetos mostram detalhes nas visualizações mais aproximadas. A textura dos itens também é uma característica positiva, pois é possível diferenciar facilmente, por exemplo, um tecido de outro ou um tipo de piso dos demais.

Os movimentos realizados pelos bonecos apresentam erros de apresentação bem claros. Todas as ações que envolvam cozinhar, reparar e mexer (como consertar algum objeto quebrado ou arrancar uma planta morta) são realizadas seguindo o mesmo movimento com os braços.

Outra característica detectada é o corte apresentado em grande parte das ações. Se o usuário mandar o Sim mexer no computador, por exemplo, em um segundo ele aparece em pé ao lado da cadeira, no outro é mostrado sentado na cadeira. Não existe um movimento de puxar o objeto para que só assim o personagem possa se sentar adequadamente. Esse tipo de erro não é apresentado em nenhuma outra versão do jogo.

A jogabilidade do The Sims foi a mais prejudicada nessa transposição do jogo para a versão online. Uma das mais significativas desvantagens é a impossibilidade de controlar a passagem do tempo, seja por meio da velocidade ou da paralisação temporária. A princípio, essa caraterística faz parte do projeto que promete possibilitar a interação em tempo real entre os usuários da rede, porém, no momento, ela não está funcionando adequadamente.

A barra que mostra as necessidades também está disponibilizada de forma diferente. Antes o usuário podia conferir cada item visualizando o nível de cada um deles e também pela cor. Porém, agora, só é possível saber o que o seu Sim precisa através da coloração, o que dificultou um pouco a utilização para os usuários que não têm muita experiência com o jogo.

Após analisar todos os elementos expostos nesta opinião, pode ser que alguns usuários se perguntem “por que, então, eu devo jogar The Sims Social?”. Para os verdadeiros adoradores do game, o simples fato de existir um The Sims interativo já significa a oitava maravilha do mundo.

Para aqueles que ainda não são aficionados em The Sims, basta dizer que o jogo é simplesmente viciante pela forma como é apresentado. O usuário se vê motivado a interagir cada vez mais, ganhar moedas e, dessa forma, poder incrementar cada vez mais seu personagem e seus aposentos.

Apesar de diferente, a aparência do The Sims Social é muito agradável pelas imagens de qualidade e pela coloração incrível. Por todas essas características expostas, pode-se finalmente concluir que o jogo vale muito a pena ser jogado, mas cuidado para não viciar!

ImportantePrós
  • Desenhos bem contornados
  • Telas alegres, vivas e bem coloridas
  • Ações são realizadas mais rapidamente
  • Objetos mostram detalhes quando aproximados
  • Diferenciação de textura
  • Permite uma gama de interações muito grande
ImportanteContras
  • Aparência não é tão bem trabalhada como a do jogo original
  • Imagens estilo desenho e não animação
  • Os movimentos dos Sims não são precisos
  • Erros de apresentação em relação às ações realizadas pelos Sims
  • Algumas sequências de ações mostram cortes bruscos de quadros
  • Não possibilita controle do tempo
  • Barra de necessidades mais precária

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Ederson Ederson
    em 18/4/2013 às 15:29h
    versão: 5

    O the sims e bem legal e o melhor jogo do mundo n é pessoal quem n gosta sai fora daki mas nos que gostamos sempre jogaremos e the sims n e ruin é muito bom

  • Victor Victor
    em 4/8/2012 às 16:58h
    versão: 5

    É muito bom , tira algumas horas de diversão .

  • nenzinho nenzinho
    em 29/5/2012 às 16:40h
    versão: 4

    the Sims e muito bom

  • Simone Lopes Garcia Simone Lopes Garcia
    em 11/5/2012 às 00:14h
    versão: 5

    É muito interativo,dá pra passar bem o tempo, pena que é desenho e não animação.

  • Alemão Cobra Alemão Cobra
    em 14/3/2012 às 01:50h
    versão: 2

    Tirando a interactividade com amigos que destrai, possui muitos erros e as vezes fica muito lento. Pede reinicio toda vez.

  • maylin maylin
    em 6/2/2012 às 08:57h
    versão: 5

    Oi, por favor alguém que joga, poderia me ajudar? Meu jogo não ta funcionando, aparece uma mensagem para atualizar o navegador e se repete a dias. Já tentei jogar em vários navegadores diferentes e computadores diferentes e não dá. Por favor alguém tem alguma dica?

  • Gustavo de Medeiros Silva Gustavo de Medeiros Silva
    em 16/1/2012 às 20:24h
    versão: 5

    Massa

  • sophia abradeao sophia abradeao
    em 29/12/2011 às 18:21h
    versão: 1

    ruin pq vc so fica en casa e melhor the sims 3 ou o pet todos os the sims e este foi o pior qem gosto e muito ediota

  • Gabriela Gabriela
    em 22/12/2011 às 12:45h
    versão: 5

    esse the Sims e maneiro

  • Aline Aline
    em 13/12/2011 às 11:44h
    versão: 1

    Acho idiotice pq dá pra vc jogar no facebook.com e ainda nunca para de funcionar e enquanto vc baixa e ainda não funciona!e o sims 3 é muito melhor!recomendo que se for jogar esse jogo que jogue no facebook!:P

Ver todos os comentários »

Requerimentos

  • Adobe Flash Player

Shopping Baixaki





(0.094 segundos)