Universal USB Installer 1.9.5.5

Universal USB Installer

1.9.5.5

A maneira mais simples de escolher uma distribuição Linux e criar um pendrive para utilizá-la



Universal USB Installer é um cliente que facilita a criação de pendrives dotados de alguma distribuição do sistema operacional Linux.

Com ele, em poucos cliques qualquer pessoa pode baixar a sua distribuição favorita e instalá-la para funcionar direto na memória USB.

O Linux vem ganhando espaço no mercado aos poucos porém constantemente. Através de esforços de empresas como Canonical – mantenedora do Ubuntu – e Google, que pretende lançar em breve o Chrome OS, os sistemas operacionais de código livre já são uma realidade e se mostram como alternativas viáveis ao caro Windows ou ao restrito Mac OS.

Lista de distribuições suportadas pelo aplicativo

Some a isso a gratuidade de distribuições Linux e o cenário torna-se ainda mais interessante para o sistema operacional de código aberto. Pequenas empresas, indivíduos e até mesmo governos utilizam o Linux como base de funcionamento de seus computadores.

Imagine então baixar e instalar a mesma distribuição em cada máquina utilizada em um departamento governamental ou corporativo? O tempo de transferência dessa quantidade de dados – entre 600 e 800 MB em cada computador – pode ser um problema e tanto.

Apesar da maioria dos mantenedores fornecer CDs de instalação a preços acessíveis – muitas vezes compostos apenas pelo valor da mídia e do envio – ainda é mais prático, em muitos casos, utilizar um Live USB como os que podem ser criados com o Universal USB Installer.

Criando um Live USB

O Universal USB Installer dispensa instalação e sua utilização é bastante simples, dependendo de apenas quatro passos para instalar uma distribuição Linux em um pendrive.

O primeiro passo a ser tomado é escolher qual das muitas variedades de Linux você quer utilizar. Na lista de seleção do aplicativo, além das mais recentes versões do Ubuntu – incluindo os ambientes GNOME, KDE (Kubuntu) e XFCE (Xubuntu) – estão outras distribuições conhecidas, como o Jolicloud, Arch Linux, Linux Mint, Gentoo e SLAX.

Escolha da unidade e opção de formatação

Assim que a distribuição desejada for selecionada, você pode escolher fazer o download a partir do próprio Universal USB Installer. Para isso, basta marcar a caixa ao lado da lista de seleção e seu navegador iniciará, automaticamente, a transferência.

Persistir sempre?

Depois de terminado o download, basta escolher o pendrive que receberá o Linux e decidir – na lista de seleção do “step 4” (passo 4) – se você quer ou não persistência no seu Live USB.

Definição de persistência do Live USB

Caso ativa, a persistência permite que aplicativos e configurações sejam guardados mesmo quando o pendrive é removido do computador, transformando-o em um sistema operacional de bolso.

Imagens do Universal USB Installer

Pronto em três passos Um pouco das opções Lista de distribuições suportadas pelo aplicativo Definição de persistência do Live USB Escolha da unidade e opção de formatação
Prós
  • Fácil de usar
  • Rápido para instalar
  • Oferece links para download
Contras
  • O visual poderia ser diferente de um instalador

Nossa opinião sobre o Universal USB Installer:

Além de oferecer configurações importantes como a persistência de arquivos, o aplicativo facilita bastante a vida de quem quer carregar seu Linux no pendrive ao oferecer os links de download das mais diversas distribuições. Com isso, acaba a necessidade de buscar, por horas a fio, o link de download de uma ou outra versão do Linux.

Outro mérito do aplicativo sobre outros programas do gênero é a extensa lista de distribuições suportadas, o que pode oferecer algumas opções até então não consideradas pelo usuário.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Rogerio Carlos Rogerio Carlos   em 16/2/2014 - versão: 1.9.5.2

    Um programa extraordinário. Estava a procura de um deste, muito bom!

  • IKUSAGAMI IKUSAGAMI   em 6/7/2013 - versão: 1.9.3.6

    Perfeito o programa, pode baixar tranquilo.

  • Rodrigo Coelli Rodrigo Coelli   em 23/3/2013 - versão: 1.9.2.7

    Caro Ermes Lucas, saudações. Gostaria de pedir a você que de uma pesquisada de como rodar o linux pelo pendrive, pois é possível, apenas no boot você deve escolher o sistema usb.

  • Adilson Adilson   em 18/2/2013 - versão: 1.9.2.5

    Entrei só para parabenizar ao Baixaki por ajudar na divulgação do Linux que não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam e com isso vão poder comprovar sem sair do seu SO de costume. E ainda vão ter um SO para usar em qualquer lugar.

  • EDVALDO EDVALDO   em 16/1/2013 - versão: 1.9.2.3

    perfeito esse programa,simplismente perfeito.

  • Leandro Leandro   em 28/8/2012 - versão: 1.9.0.9

    Fantástico! com a praticidade que um pendrive nos proporciona, defivitivamente viver sem um programa como esse seria bem mais complicado! eu recomendo - simples e objetivo.

  • Miguel Rosa Miguel Rosa   em 17/8/2011 - versão: 1.8.6.1

    Eu já tinha testado o ubunto no dualboot, agora no pedrive ficou lindo, fora windows, viva o software livre!

  • cleber cleber   em 25/7/2011 - versão: 1.8.5.7

    Baixei meio desconfiado, mas o aplicativo realmente funciona!Instalei no meu pendrive de 8gs da Kingston a recém lançada versão 11.04 do Ubuntu.Funcionou de forma espetacular, e mais : fiz o download no próprio programa da ISO (imagem do sistema operacional).Agora tenho um sistema operacional realmente de bolso, do jeito que gosto e com os aplicativos que eu escolho na central de downloads do Ubuntu.Fica aqui uma dica: Por que escolher entre Linux ou Windows ? Use OS DOIS !!!! seja em dual boot ou no pen drive!!! Valeu! Dez para quem desenvolveu esse programa realmente utilíssimo e mil para a equipe do Baixaki por disponibilizar o aplicativo!! Tchau :)

  • josef josef   em 22/3/2011 - versão: 1.8.0.6

    Foi o unico que instalou o debian 6, com opção de persistencia, ou seja roda como liveusb mas salva as configurações...que coisa e usei o windows para ter um pen com linux..hehehe

  • Vladimir Vladimir   em 4/3/2011 - versão: 1.8.0.6

    Melhor q já testei. uso o Ubuntu e o kubunto em pendrive ^^

Ver todos os comentários »