A maneira mais simples de escolher uma distribuição Linux e criar um pendrive para utilizá-la

Por Allan Valin Ribeiro da Fonseca

Universal USB Installer é um cliente que facilita a criação de pendrives dotados de alguma distribuição do sistema operacional Linux.

Com ele, em poucos cliques qualquer pessoa pode baixar a sua distribuição favorita e instalá-la para funcionar direto na memória USB.

O Linux vem ganhando espaço no mercado aos poucos porém constantemente. Através de esforços de empresas como Canonical – mantenedora do Ubuntu – e Google, que pretende lançar em breve o Chrome OS, os sistemas operacionais de código livre já são uma realidade e se mostram como alternativas viáveis ao caro Windows ou ao restrito Mac OS.

Lista de distribuições suportadas pelo aplicativo

Some a isso a gratuidade de distribuições Linux e o cenário torna-se ainda mais interessante para o sistema operacional de código aberto. Pequenas empresas, indivíduos e até mesmo governos utilizam o Linux como base de funcionamento de seus computadores.

Imagine então baixar e instalar a mesma distribuição em cada máquina utilizada em um departamento governamental ou corporativo? O tempo de transferência dessa quantidade de dados – entre 600 e 800 MB em cada computador – pode ser um problema e tanto.

Apesar da maioria dos mantenedores fornecer CDs de instalação a preços acessíveis – muitas vezes compostos apenas pelo valor da mídia e do envio – ainda é mais prático, em muitos casos, utilizar um Live USB como os que podem ser criados com o Universal USB Installer.

Criando um Live USB

O Universal USB Installer dispensa instalação e sua utilização é bastante simples, dependendo de apenas quatro passos para instalar uma distribuição Linux em um pendrive.

O primeiro passo a ser tomado é escolher qual das muitas variedades de Linux você quer utilizar. Na lista de seleção do aplicativo, além das mais recentes versões do Ubuntu – incluindo os ambientes GNOME, KDE (Kubuntu) e XFCE (Xubuntu) – estão outras distribuições conhecidas, como o Jolicloud, Arch Linux, Linux Mint, Gentoo e SLAX.

Escolha da unidade e opção de formatação

Assim que a distribuição desejada for selecionada, você pode escolher fazer o download a partir do próprio Universal USB Installer. Para isso, basta marcar a caixa ao lado da lista de seleção e seu navegador iniciará, automaticamente, a transferência.

Persistir sempre?

Depois de terminado o download, basta escolher o pendrive que receberá o Linux e decidir – na lista de seleção do “step 4” (passo 4) – se você quer ou não persistência no seu Live USB.

Definição de persistência do Live USB

Caso ativa, a persistência permite que aplicativos e configurações sejam guardados mesmo quando o pendrive é removido do computador, transformando-o em um sistema operacional de bolso.



Importante

Antes de instalar o " Universal USB Installer " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Universal USB Installer e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Além de oferecer configurações importantes como a persistência de arquivos, o aplicativo facilita bastante a vida de quem quer carregar seu Linux no pendrive ao oferecer os links de download das mais diversas distribuições. Com isso, acaba a necessidade de buscar, por horas a fio, o link de download de uma ou outra versão do Linux.

Outro mérito do aplicativo sobre outros programas do gênero é a extensa lista de distribuições suportadas, o que pode oferecer algumas opções até então não consideradas pelo usuário.

ImportantePrós
  • Fácil de usar
  • Rápido para instalar
  • Oferece links para download
ImportanteContras
  • O visual poderia ser diferente de um instalador

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Rogerio Carlos Rogerio Carlos
    em 16/2/2014 às 01:46h
    versão: 1.9.5.2 5

    Um programa extraordinário. Estava a procura de um deste, muito bom!

  • IKUSAGAMI IKUSAGAMI
    em 6/7/2013 às 19:50h
    versão: 1.9.3.6 5

    Perfeito o programa, pode baixar tranquilo.

  • Rodrigo Coelli Rodrigo Coelli
    em 23/3/2013 às 18:57h
    versão: 1.9.2.7 5

    Caro Ermes Lucas, saudações. Gostaria de pedir a você que de uma pesquisada de como rodar o linux pelo pendrive, pois é possível, apenas no boot você deve escolher o sistema usb.

  • Adilson Adilson
    em 18/2/2013 às 18:34h
    versão: 1.9.2.5 5

    Entrei só para parabenizar ao Baixaki por ajudar na divulgação do Linux que não é um bicho de sete cabeças como muitos pensam e com isso vão poder comprovar sem sair do seu SO de costume. E ainda vão ter um SO para usar em qualquer lugar.

  • EDVALDO EDVALDO
    em 16/1/2013 às 10:50h
    versão: 1.9.2.3 5

    perfeito esse programa,simplismente perfeito.

  • Leandro Leandro
    em 28/8/2012 às 13:53h
    versão: 1.9.0.9 5

    Fantástico! com a praticidade que um pendrive nos proporciona, defivitivamente viver sem um programa como esse seria bem mais complicado! eu recomendo - simples e objetivo.

  • Miguel Rosa Miguel Rosa
    em 17/8/2011 às 13:30h
    versão: 1.8.6.1 5

    Eu já tinha testado o ubunto no dualboot, agora no pedrive ficou lindo, fora windows, viva o software livre!

  • cleber cleber
    em 25/7/2011 às 16:40h
    versão: 1.8.5.7 5

    Baixei meio desconfiado, mas o aplicativo realmente funciona!Instalei no meu pendrive de 8gs da Kingston a recém lançada versão 11.04 do Ubuntu.Funcionou de forma espetacular, e mais : fiz o download no próprio programa da ISO (imagem do sistema operacional).Agora tenho um sistema operacional realmente de bolso, do jeito que gosto e com os aplicativos que eu escolho na central de downloads do Ubuntu.Fica aqui uma dica: Por que escolher entre Linux ou Windows ? Use OS DOIS !!!! seja em dual boot ou no pen drive!!! Valeu! Dez para quem desenvolveu esse programa realmente utilíssimo e mil para a equipe do Baixaki por disponibilizar o aplicativo!! Tchau :)

  • josef josef
    em 22/3/2011 às 18:01h
    versão: 1.8.0.6 5

    Foi o unico que instalou o debian 6, com opção de persistencia, ou seja roda como liveusb mas salva as configurações...que coisa e usei o windows para ter um pen com linux..hehehe

  • Vladimir Vladimir
    em 4/3/2011 às 11:15h
    versão: 1.8.0.6 5

    Melhor q já testei. uso o Ubuntu e o kubunto em pendrive ^^

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.156 segundos)