VariCAD 2014 1.06

VariCAD

2014 1.06

Modelagem 2D e 3D para desenho técnico e mecânico


OBSERVAÇÕES
  • 30 dias de uso.
REQUERIMENTOS
  • Open GL.

Especialmente pensado para uso na engenharia mecânica, o VariCAD apresenta ao usuário uma infinidade de ferramentas para facilitar o projeto de motores e peças.

Como apresenta um foco bem mais específico que outros programas de CAD, o VariCAD oferece uma série de bibliotecas e ferramentas específicas da área mecânica, como suporte a parâmetros e restrições geométricas, ferramentas para o desenho de coberturas (shells), linhas de tubulação (pipelines), desdobro de folhas de metal (sheet metal unbending) e percepção de interferências entre partes (crash test).

Como o aplicativo permite a criação tanto no ambiente plano quanto em três dimensões, é possível transformar um modelo 3D em sua representação técnica plana, e vice-versa, com facilidade a partir do controle de exportação dos arquivos.

Desenho 2DComo projetos mecânicos são comumente enviados ao chão de fábrica, a impressão dos desenhos é muito importante. Para isso, o VariCAD oferece suporte à diversos drivers de impressão: incorporados no programa, do sistema operacional e também impressão PostScript.

Além da parte de projeto e desenho, o VariCAD oferece ao usuário uma série de listas e bibliotecas – que atendem desde especificações ANSI e ISO de componentes mecânicos até tabelas de materiais (bills of materials – BOM).

A interface do programa é nitidamente destinada a quem já trabalha com programas de CAD e com projetos mecânicos. Graças a isso, não apresenta grandes decorações, sendo bastante prática e direta. A enorme quantidade de ferramentas tanto para desenho 2D quanto para a modelagem tridimensional são – para quem não está acostumado – confusas, porém com calma pode-se perceber a lógica da distribuição dos comandos. Para facilitar esse reconhecimento, você verá na galeria do programa os conjuntos de barras de ferramentas separados da janela do programa, de maneira a perceber seu agrupamento mais facilmente.

Barras de ferramenta para desenho 2D

Outra característica destinada a facilitar a vida do usuário é a compatibilidade com diversos formatos estabelecidos por outros softwares. Para exportação, são suportados os formatos: STEP (3D), STL (3D), IGES (3D and 2D), DWG (2D), DXF (2D) enquanto é possível importar os arquivos em STEP (3D), DWG (2D), DXF (2D) e IGES (2D) para o VariCAD. Uma grande diferença deste aplicativo para a maioria de seus competidores é a possibilidade de efetuar essas conversões me lote, atualizando vários arquivos com uma única ativação do comando.

Nossa opinião sobre o VariCAD:

O VariCAD não é um programa destinado a quem quer aprender a usar CAD. Por ser específico em suas aplicações e bastante técnico, o conhecimento prévio sobre desenho e projeto mecânicos é essencial para a utilização do programa. Assim, o VariCAD se torna uma boa alternativa a outros aplicativos – normalmente muito mais caros. Isso é verdade principalmente graças a sua capacidade de converter arquivos de outros programas para o seu próprio formato, permitindo que a atualização de todo o portfolio de uma indústria – por exemplo – ocorra sem problemas.

Quem decidir se aventurar pelo VariCAD ainda conta com tutoriais em Flash inclusos nos arquivos de ajuda do programa. Infelizmente, apesar de apresentarem conceitos básicos do aplicativo e ensinarem o uso de diversas ferramentas, estes guias estão um tanto desatualizados, mostrando principalmente as versões 2007 e 2008 do VariCAD.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

Nenhuma pessoa comentou este programa, gostaria de ser o primeiro?