Wavosaur 1.1.0.0

Wavosaur

1.1.0.0

Edite e grave arquivos de áudio profissionalmente com este software portátil, leve e gratuito


OBSERVAÇÕES
  • O arquivo baixado encontra-se no formato ZIP. Se você não possui um descompactador apropriado, clique aqui.

Wavosaur é um editor gratuito de áudio com o qual você pode editar, processar e gravar sons, salvando-os nos formatos MP3 e WAV.

Ele oferece diferentes ferramentas de edição — corte, cópia e colagem, entre outras — e também lhe permite produzir loops, analisar e converter faixas de áudio, tudo com suporte para plugins VST, para drivers ASIO e ainda para arquivos WAV com multicanais.

Seja como editor de MP3, como ferramenta de masterização ou ainda como plataforma para o desenvolvimento sonoro, o Wavosaur pode lhe ajudar em diferentes versões do Windows (98, XP, Vista, 7 e 8).

Wavosaur não requer instalação e não altera nenhum tipo de informação do registro do Windows. Portanto, você pode mantê-lo em um pendrive ou disco removível, a fim de carregá-lo onde quiser.

Ampliar

Recursos gerais

Além de funções clássicas de edição (corte, cópia, colagem, colagem com mixagem, colagem com inserção ou substituição, colagem em um novo arquivo, recorte de trecho, remoção e refazer), o Wavosaur oferece várias opções de processamento. Elas incluem a possibilidade de converter canais, inserir silêncio, alterar e normalizar volume e trabalhar com efeitos e fade in ou fade out.

A interface do Wavosaur permite trabalhar com vários arquivos em uma só sessão. O editor também tem representação precisa das ondas sonoras, rápida aproximação ou afastamento de zoom e menus de contexto acessíveis pelo botão direito do mouse.

Recursos avançados

Para edições mais complexas, você pode recorrer ao Wavosaur para alterar tons e remover tanto vocais quanto o DC Offset (um sinal indesejado captado em algum momento de uma gravação) e até mesmo um período de silêncio.

O programa também pode ser utilizado para importar, salvar e editar pontos de loop e informações de marcadores em arquivos no formato WAV. Wavosaur também conta com processamento em lote e a possibilidade de exportar arquivos como textos que podem ser utilizados em softwares como Matlab, Excel ou PSpice.

Wavosaur.

Compatibilidade de áudio

O Wavosaur é capaz de abrir arquivos ADPCM Dialogic Vox, AIF, AIFF, Akai S1000, Amiga 8svx e 16svx, AU/SND, MP3, OGG, RAW e WAV. Além disso, você pode gravar a partir de um microfone ou de qualquer equipamento que esteja devidamente conectado ao seu computador pela entrada “Line In”.

Processamento VST

O Wavosaur tem suporte para plugins do tipo VST (Virtual Studio Technology), e você pode juntar efeitos deste formato em uma espécie de pilha virtual, salvando e recarregando as suas pilhas favoritas. Com o Wavosaur, você pode aprimorar o efeito e ouvir o áudio melhorado em tempo real. Além disso, o programa pode carregar e salvar efeitos VST pré-ajustados.

Recursos de análise

Wavosaur fornece estatísticas detalhadas, como potência de áudio (RMS). O programa também é capaz de analisar a frequência de áudio em espectrogramas 2D ou 3D, além de um sonograma, se for o caso. Por último, o osciloscópio serve para que você monitore em tempo real a entrada e a saída de áudio.

Guia básico

Para começar, é só abrir um arquivo de áudio no Wavosaur. Como diversos programas do gênero, ele busca deixar o uso do software mais prático, colocando a maioria das funções no topo da tela.

Wavosaur.

É na parte de cima da janela que você encontra os botões para criar um novo arquivo, abrir, salvar, recortar, colar e até mesmo cortar para a seleção. Também há atalhos para funções mais específicas, como alterar os canais de som e ativar ou desativar marcadores verticais e horizontais.

Além disso, é possível trabalhar com pontos de loop por meio de botões específicos no menu superior. Você pode criar um loop, pular para outro e trancá-los para que não saiam do lugar. Seis botões complementares permitem normalizar o áudio, alterar de mono para estéreo (e vice-versa) e, por último, criar um fade in ou fade out.

Os botões para controlar o áudio do projeto — gravar, reproduzir, pausar etc. — também são facilmente identificáveis na barra da parte de cima. Ao lado delas, você encontra as ferramentas de estatísticas, análise e autodetecção por decibéis. Os botões identificados pela letra “M”, por sua vez, servem para que você crie marcações no arquivo, salte de uma marcação para outra, tranque-as ou as exclua.

Mas não pense que todas as funções do Wavosaur estão disponíveis na barra superior do programa. Fato é que elas são muitas e não couberam neste espaço reduzido. Por isso, explore os menus do topo da tela: “Process”, “Effects” e “Tools” trazem ferramentas para editar o que você precisa com as mais diversas modificações.

De quebra, o Wavosaur suporta skins personalizadas, as quais podem ser baixadas da página oficial do programa. No momento da conclusão desta descrição, há dez estilos visuais dos mais variados disponíveis.

Imagens do Wavosaur

Wavosaur. Wavosaur. Wavosaur. Wavosaur. Wavosaur. Wavosaur.
Prós
  • Leve
  • Portátil
  • Grande variedade de ferramentas
  • Compatível com os mais diversos formatos de arquivo
Contras
  • Pode ser complicado para iniciantes

Nossa opinião sobre o Wavosaur:

Wavosaur é um programa que prova com facilidade que tamanho não é documento. O software é extremamente leve e traz uma grande quantidade de funções para utilizar ao editar os seus arquivos de áudio. Por ser completamente portátil, ele é prático e não promove nenhum tipo de modificação no registro do Windows.

Wavosaur é um ótimo programa para edição de áudio, com boa compatibilidade e que não pesa praticamente nada em seu PC. Os recursos básicos deste editor satisfazem as necessidades de usuários casuais; ao mesmo tempo, o programa guarda muito mais ferramentas, as quais devem ser exploradas por quem já tem mais experiência em trabalhos de edição de áudio. Outro ponto positivo é o suporte para abrir vários formatos.

Contudo, há a contrapartida causada pelo grande número de ferramentas disponíveis: a quantidade enorme de botões pode sufocar aqueles que não sabem exatamente como usar o programa (talvez o Audacity seja uma boa alternativa, caso você se enquadre neste caso).

A interface do Wavosaur não se destaca positivamente, mas também não é algo negativo. Ela segue o padrão dos programas do gênero, apenas com uma quantidade maior de botões. Não se pode dizer que o programa é bonito, mas também não se pode fazer nenhuma queixa neste sentido.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Erick Erick   em 29/8/2013 - versão: 1.0.9.0

    Oque eu presisava era so cortas musicas. E ele faz isso e é mto leve e nao presisar ser instalado. PENA que ele só grava em WAV

  • Vincent da Silva Vincent da Silva   em 15/2/2013 - versão: 1.0.8.0

    É um ótimo programa para iniciantes na edição de áudio.

  • Claudio Pereira Claudio Pereira   em 20/10/2012 - versão: 1.0.6

    Somente uma palavrinha para definir esse programa editor de áudio: PERFECT.

  • hicsos hicsos   em 7/6/2012 - versão: 1.0.6

    otimas funções e muito leve e prático. depois de testar muitos, gostei deste.

  • Carlos Carlos   em 26/4/2012 - versão: 1.0.6

    Muito bom este programinha... salvou a minha vida um milhão de vezes já. Minha esposa trabalha em pré-escola, e já perdi as contas de quantas vezes já editei músicas em MP3 para ela, removendo partes, criando efeitos, juntando músicas, etc etc etc... Faz muitos anos que só uso este programa para este tipo de coisa, e nunca me decepcionou!!!

  • Rodrigo Oliveira Rodrigo Oliveira   em 23/3/2012 - versão: 1.0.6

    A aparência é igual à do Sound Forge!

  • J0ã0... J0ã0...   em 23/3/2012 - versão: 1.0.6

    Para Usuários "Home", de nescidades básicas como cortar um trecho de uma musica, salvar a musica em mp3, entre outras.. sendo portátil e minusculo, esse programa é excelente! abraço

  • julio cesar dos santos julio cesar dos santos   em 23/3/2012 - versão: 1.0.6

    É um programa simples e leve, então não se pode esperar grandes coisas dele. Apenas funções básicas mesmo. Ele diz que remove o vocal das musicas, mas não é verdade, ainda sobra um vocal meio reverberado nas músicas.

  • Dom Natiro Dom Natiro   em 14/1/2012 - versão: 1.0.6

    Já usei muito este programa, tipo "salvou a lavoura" em várias situações.

  • Fala com a minha mão Fala com a minha mão   em 25/11/2011 - versão: 1.0.5.0

    Acho prático, atendeu o que eu queria e isso pra mim já basta.

Ver todos os comentários »