WordPress 3.9.2

WordPress

3.9.2

Nova versão da mais conhecida plataforma para criação de blogs chega com funções e visual renovados


OBSERVAÇÕES
  • O arquivo baixado encontra-se compactado no formato ZIP. Caso você não possua um descompactador apropriado, clique aqui.
  •  
REQUERIMENTOS
  • PHP 4.2 ou superior
  • MySQL 4.0 ou superior

Seja em um serviço de hospedagem específico ou em um servidor caseiro, a plataforma Wordpress permite criar e manter vários blogs, cada um em seu domínio, com rapidez e facilidade.

A terceira encarnação do Wordpress mantém essa funcionalidade, porém facilitando a criação de múltiplos blogs em uma única instalação. Enquanto até a versão dois era necessário utilizar o WordpressMU para criar mais de um blog no mesmo servidor, agora basta a instalação padrão do Wordpress – que continua acontecendo em cinco minutos – para obter essa facilidade.

Ainda em termos de instalação, a partir da terceira edição o Wordpress permite a criação de um usuário administrador – e senha personalizada para este usuário – durante a instalação, diminuindo o risco de tomada do seu blog por terceiros.

Para aumentar ainda mais a segurança do seu blog, o novo Wordpress também traz a possibilidade de alterar as chaves de segurança sem a necessidade de editar – como era até então – o arquivo wp-config.PHP.

Tema TwentyTen é o novo padrão do Wordpress

Outra novidade bem vinda da nova edição do Wordpress é o tema padrão “TwentyTen”. Minimalista e em preto e branco, esse visual substitui o desgastado “Kubrik” que serviu de visual base para novos blogs do Wordpress por longos cinco anos.

Diferentes esquemas para a publicação de artigosA personalização dos blogs mantidos em Wordpress ultrapassa o mero visual. Diferentes assuntos requerem diferentes estilos de publicação, e a partir dessa versão você só precisa de poucas linhas de código – você pode encontrar modelos aqui – para definir um artigo personalizado.

Essa função é especialmente útil para podcasters, fotógrafos, “videomakers” ou qualquer outro blogueiro que utilize diversas formas de publicar conteúdo em um mesmo blog.

Imagens do WordPress

Tema TwentyTen é o novo padrão do Wordpress Diferentes esquemas para a publicação de artigos Menus do blog também podem ser personalizados Criar redes de blogs ficou mais fácil
Prós
  • Várias opções de personalização de estrutura, visual e conteúdo
Contras
  • Atualização pode acarretar perda de conteúdo

Nossa opinião sobre o WordPress:

O novo Wordpress conseguiu reunir em um único lançamento uma série de inovações que facilitam a vida do blogueiro.

As opções de personalização de artigos e colunas, colocando sob o controle do usuário a exibição de ferramentas e funcionalidades da plataforma, oferecem melhor usabilidade e mais praticidade na manutenção do blog e apresentação de conteúdo.

Com isso, a atenção maior do autor pode se manter onde ela é mais necessária – no conteúdo – aumentando a qualidade e a frequência das atualizações. Ganham os leitores e ganham os blogueiros que, certamente, poderão aproveitar melhor seus sites e otimizar a informação de que dispõem para apresentar à sua audiência.

Vale um alerta apra quem já tem um blog Wordpress em domínio próprio: a atualização para o Wordpress 3.0 gerou - em alguns casos - problemas de compatibilidade que resultaram em eprda de conteúdo. Vale a pena ter um backup do seu blog antes de passar para  versão mais nova da plataforma.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • Junior C Junior C   em 19/11/2011 - versão: 3.2.1

    E essa nova versão.... Tá uma maravilha, bem mais fácil.

  • lucas lucas   em 5/7/2010 - versão: 3.0

    Eu utilizo a 1 mes e to curtindo bastante... ah... também tem em portugês galera...

  • Francisco Francisco   em 12/5/2009 - versão: 2.7.1

    O Wordpress é um excelente CMS, muito legal de usar. E samuellopes: existe uma versão em português, não é necessário usar a em inglês. At+

  • samuellopes samuellopes   em 14/7/2008 - versão: 2.5.1

    Prós: Muito bom, realmente é muito fácil de instalar pra quem já tem um certo conhecimento de PHP e MySQL.

    Contras: Totalmente em inglês, não que seja problema pro desenvolvedor, mas como estamos no Brasil precisamos personalizar e traduzir tudo...

Ver todos os comentários »