Com esta ferramenta, fica fácil organizar ideias e tarefas na tela do computador, para então executá-las com perfeição

Por Oliver Hautsch

XMind é uma ferramenta de código aberto para a elaboração de mapas mentais, uma espécie de diagrama usado para representar e relacionar aspectos distintos de uma ideia ou tarefa a ser executada. Dessa forma, fica mais fácil visualizar o “problema” ou memorizar algum conteúdo, como regras gramaticais ou normas de um determinado esporte ou jogo.

É claro que basta papel e caneta para construir um mapa mental, mas com a ajuda de um software fica muito mais simples editar os diferentes elementos que o formam. Além disso, o XMind facilitará, também, a tarefa de compartilhar o mapa com outras pessoas, possibilitando até mesmo a exportação do trabalho para formatos populares, como PDF, Word e PowerPoint.

Por padrão, uma caixa central estará disponível no centro da tela quando você executar o software pela primeira vez. É a partir dela que as ideias devem ser desenvolvidas. Para isso, existe uma porção de ferramentas e recursos que valem a pena ser descritos.

Construindo um mapa mental

Janela principal do XMind

Como dissemos, todas as ideias do mapa devem estar relacionadas a um tópico central. A partir dele, é possível adicionar novas caixas que representam subtópicos do mesmo assunto. Esses elementos podem ser criados de diferentes formas, mas as principais são:

  • selecionar o “tópico-pai” e, em seguida, clicar sobre o botão “Insert a subtopic”;
  • executar um duplo clique em um espaço vago do diagrama para criar um tópico flutuante que, posteriormente, pode ser vinculado a um elemento já existente; e
  • usar as setas direcionais do teclado para navegar entre os elementos e pressionar a tecla Tab para criar um subtópico.

Personalizando elementos

Personalize os tópicos com marcadores

Todo elemento do mapa mental pode ser personalizado à sua maneira. Para isso, basta clicar sobre ele com o botão direito do mouse e optar entre as inúmeras opções que se abrem. Entre as opções de destaque estão a alteração na estrutura de tópicos e subtópicos (“Structures”), que possibilitam a organização em forma de “espinha de peixe” (“Fishbone”), organogramas, árvores, diagrama lógico e planilha.

Além disso, também é possível adicionar marcadores (“Markers”) nessas caixas, para destacá-las de alguma forma. Estão à disposição alguns smileys, que vão desde carinhas sorridentes até zangadas, ideais para expressar a sua opinião a respeito de um tópico. Outras subcategorias muito úteis de marcadores são “Priority” e “Task Complete”, com ícones que podem ajudar a representar o status oficial de determinada tarefa.

O botão direito do mouse também dá acesso à opção de inserir anotações ocultas em determinado tópico (“Notes”) e rótulos que podem servir como lembretes (“Labels”). Se necessário, o item “Hyperlink” permite que você referencie um elemento para um arquivo ou página na internet.

Configurações avançadas

Janela de preferências do XMind

A janela de preferências do software está disponível a partir do menu Edit > Preferences. Nela é possível ajustar o comportamento geral do programa, como o mapa mental a ser aberto junto com o software (“When XMind starts”), o intervalo de tempo para gravação automática do projeto (“Automatically save all workbooks every”) e as teclas de atalho disponíveis, que podem ser alteradas a partir da aba “Keys”.

Já a seção “Mind Map” oferece opções que podem ser ajustadas para o mapa em si, como o idioma do verificador ortográfico e se os links de tópicos devem ser abertos pelo navegador interno no XMind ou o browser padrão do sistema.

E se achar que o seu mapa mental está simples demais, tente recorrer a um dos seis temas disponíveis no software. Para isso, acesse o menu “View” e escolha a opção “Themes”. Depois, basta um duplo clique sobre um deles para que o visual do diagrama todo seja transformado.



Importante

Antes de instalar o " XMind " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o XMind e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

XMind é uma ferramenta excelente e que se destaca não só pela performance e estabilidade, que não apresentaram problemas durante os nossos testes, mas também pela quantidade de recursos que disponibiliza. Além das ferramentas básicas para a edição do mapa mental, o software se diferencia por recursos extras que não estão presentes em outros programas do gênero, como o revisor ortográfico e a grande variedade de marcadores.

A utilização do programa também é muito simples, facilitando o aprendizado e tornando as tarefas de edições mais rápidas por meio das teclas de atalhos. Como ponto negativo, destacam-se funções online que estão disponíveis apenas para quem assinar o plano Pro, que custa cerca de US$ 50 por ano. Além disso, o software está disponível apenas em inglês, o que pode ser uma barreira para algumas pessoas.

ImportantePrós
  • Grande quantidade de recursos
  • Verificador ortográfico
  • Marcadores para destacar tópicos do mapa
ImportanteContras
  • Funções online disponíveis apenas para assinantes
  • Disponível apenas em inglês

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Thiago Nascimento Thiago Nascimento
    em 26/2/2012 às 16:11h
    versão: 3.2.1 5

    Ótimo software! Recomendo...de vários outros que baixei esse é o único que apresenata um diagrama tipo espinha de peixe! Gostei muito!

  • Milton Milton
    em 5/7/2010 às 16:30h
    versão: 3.1.1 4

    É ótimo ainda mais sendo opensource. Precisa de boa memória e fica lento para quem não tem. Recomendo.

  • Antonio Antonio
    em 20/9/2009 às 13:20h
    versão: 3.0.3 3

    Programa parecido com o poderoso mindjet manager, mas infelizmente trava algumas vezes, e muitas das vezes não é possível recuperar o mapa elaborado. Mas vale a pena conhecer e testar.

  • Anderson Anderson
    em 5/7/2009 às 00:16h
    versão: 3.0.3 4

    Bem... Independente do seu ramo de trabalho, sempre precisamos "mostrar" alguns dados ou situações, com o Xmind é fácil colocar vida nestes itens. Perfeito para planos de ações para solução de problemas, organogramas, 5 porquês, etc. PRÓS: FÁCIL DE USAR, LEVE, PERMITE COLAR TEXTOS DE OUTROS DOCUMENTOS, FÁCIL DE ATUALIZAR. CONTRA: Quando você colar muitas informações (uma planilha ou muitos textos) ele fica lento e, as vezes, trava.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.125 segundos)