Software gratuito que reúne ferramentas completas para organização, visualização e edição de imagens

Por Equipe Baixaki

O XnView foi desenvolvido para ser a solução perfeita para quem trabalha com grandes quantidades de arquivos de imagem, independente de seus tipos, formatos e tamanhos.

O programa reúne ferramentas diversas para organização, visualização e edição de fotografias, permitindo que você gerencie vários documentos de uma maneira mais simples e centrada.

Entre algumas funcionalidades bastante interessantes, destacam-se a edição de dados EXIF – sendo possível alterar a data na qual uma fotografia foi tirada, por exemplo –, exibição de arquivos em slideshow, conversão e edição em massa, categorização de arquivos para arquivamento e outros recursos variados para utilizadores entusiastas e profissionais.

Visualização de diretórios

O que há de novo?

Completamente gratuito e totalmente em português, o utilitário ganha sua mais nova atualização – versão 2.00 – trazendo inúmeros recursos inéditos para agradar novos e antigos utilizadores. Entre as novidades, podemos citar:

  • Interface remodelada – baseada em conceitos minimalistas com visuais mais limpos, a nova interface apresenta um design bem mais intuitivo e menos poluído do que nas versões anteriores.
  • Bugs consertados – acabaram os problemas na visualização e conversão de documentos PDF, assim como falhas de segurança e outros bugs diversos nas ferramentas de edição.
  • Suporte para mais de 500 formatos de arquivo – a gigantesca biblioteca de extensões suportadas pelo XnView cresceu ainda mais.
  • Mudanças na conversão múltipla – adicionados recursos extras na conversão e edição de múltiplas imagens simultâneas. Com os implementos, você pode adicionar textos e outros efeitos diversos em várias fotografias ao mesmo tempo, por exemplo.
  • Compatibilidade com arquivos apps Android – agora é possível abrir arquivos com extensão .apk (apps para o sistema operacional Android) para extração de imagens e ícones contidos nesse tipo de pacote.
  • Maior desempenho no Windows 8 – melhorias na construção geral do software para uma maior performance em máquinas equipadas com Windows 8. Erros durante a configuração de associações de arquivos, por exemplo, foram totalmente corrigidos.

Dados EXIF

Várias formas de visualizar sua biblioteca

Na visualização-padrão do programa você começa logo na galeria. Ali, você pode ver todas as suas imagens como se estivesse no Windows Explorer, deixando a opção “Pastas” marcada. Uma outra opção, comum para programas desse gênero, é a de você dar uma nota para as imagens para depois classificá-las facilmente, encontrando as suas fotos preferidas.

O terceiro modo de visualização é por categorias. Ou seja, você pode ver somente desenhos, fotografias, ícones, imagens ou vídeos. Dessa forma você “filtra” os resultados de todos os arquivos.

Para quem precisa editar

Você pode ir para a tela de visualização — e edição — individual de uma foto apenas dando um duplo clique. Com certeza você vai notar que o programa utiliza do artifício de abas para abrir os arquivos. Dessa forma, você pode abrir quantos arquivos quiser e navegar com facilidade por eles.

As opções de edição são muito simplificadas, sendo que você pode, por exemplo, ajustar o brilho e o equilíbrio de cores ou remover olhos vermelhos. Na barra de ferramentas do programa, você encontrará também ferramentas diferentes e que não se limitam à edição da imagem que está aberta. Ou seja, você poderá procurar arquivos, imprimir, digitalizar, converter ou fazer uma captura da tela.

Editando imagens

Algumas configurações extras

Para melhorar a sua experiência com o programa, é possível alterar algumas configurações do XnView. Para fazer isso, vá até "Ferramentas" e clique em "Opções". Em "Teclado/Rato" você poderá ver todos os atalhos de teclado do programa, o que torna o uso mais fácil e rápido para muitas pessoas.

Já "Ler/Escrever traz uma diversidade absolutamente enorme de tipos de arquivos que você pode tornar compatíveis com o programa. Por exemplo, se você marcar PSD para leitura e gravação, então o XnView poderá salvar em arquivos do Photoshop.

Em "Miniatura" você encontrará configurações em relação às miniaturas das imagens na visualização em galeria. Se você quiser, é possível marcar a opção “Usar Alta Qualidade” e desfrutar de miniaturas bem feitas.

Uma configuração muito importante fica em "Ver". Você encontrará uma opção chamada "Zoom de alta qualidade", com duas caixas possíveis. Caso você deixe "Aumentar" marcada, ao dar zoom em alguma imagem ela não vai se pixelizar tanto quanto costuma fazer por padrão, mas a velocidade do programa também vai cair.


ObservaçõesObservações
  • Para visualizar, arquivos do tipo AI (Adobe Illustrator), EPI (EPS Interchange Format), PDF (Portable Document Format), PS e EPS (Postscript), o usuário precisa baixar o GhostScript.
  •  
Importante

Antes de instalar o " XnView " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o XnView e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O XnView ainda é, definitivamente, um dos melhores visualizadores e editores de imagens disponíveis no mercado. A atualização 2.00 adiciona ainda mais funcionalidades ao utilitário e o transforma em uma ferramenta digna de fotógrafos e outros profissionais que trabalhem com altas quantidades de arquivos.

Além de ser leve, gratuito e extremamente fácil de usar, o software impressiona pela grande compatibilidade com as mais variadas extensões de documentos e pelas possibilidades de personalização de sua interface. Alguns bugs incômodos – como erros na conversão de PDF para TIFF e vice-versa – finalmente foram consertados, e a otimização para Windows 8 torna o XnView o utilitário perfeito para quem já adotou a última versão do SO da Microsoft.

Em suma, vale a pena dar uma olhada principalmente se você trabalha diariamente com organização e edição de fotografias.

ImportantePrós
  • Compatibilidade com mais de 500 tipos de arquivos
  • Interface intuitiva e fácil de entender
  • Leve, gratuito e totalmente em português
ImportanteContras
  • Nada encontrado.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • William Tael William Tael
    em 28/11/2013 às 01:40h
    versão: 2.12 4

    Este visualizador está quase perfeito! Só há um pequeno problema que acaba se tornando grave em determinadas situações. Ele lê o símbolo "-" (menos) antes das letras, o que faz com que a ordem dos arquivos fique desigual com a organização do Windows. Coisa que não acontece com o Picasa e muitos outros visualizadores. É possível contornar esse problema abrindo o programa sempre pelo modo "Browser" e alterando a organização dos arquivos. Mas isso só funciona no modo Browser!

  • Rafael Francisco Rafael Francisco
    em 26/11/2013 às 10:39h
    versão: 2.11 5

    Nunca vi um programa tão completo como esse. Nota 10.

  • Cristiano Cruz Cristiano Cruz
    em 30/7/2013 às 11:09h
    versão: 2.04 5

    Pra mim, a melhor ferramenta para edição rápida de imagens.

  • Luiz Felipe Luiz Felipe
    em 24/7/2013 às 10:10h
    versão: 2.04 1

    Não fez p que prometia . Não abriu o arquivo de extensão .cdr então não faz o que promete...

  • Douglas Ozorio Douglas Ozorio
    em 24/1/2013 às 14:28h
    versão: 1.99.6 4

    È um bom editor pra iniciantes que querem comesar aprender.

  • Wander Zanetti Wander Zanetti
    em 26/12/2012 às 11:52h
    versão: 1.99.6 5

    Defino assim: o windows explorer ficou bem pequeno na frente desse aqui....ate mesmo porque, o files explorer do windows 8 esta dando erros diversos que ja fiz de tudo pra corrigir e nao consigo... em todo micro que instala....

  • William Tael William Tael
    em 25/3/2012 às 20:48h
    versão: 1.98.8 5

    Este é o que uso e é ótimo! Tem muitas configurações, teclas de atalho personalizáveis, rápido (como se fizesse parte do Windows), e abre vários formatos (inclusive gifs animados)!

  • William Tael William Tael
    em 15/2/2012 às 13:44h
    versão: 1.98.5 5

    Prós: Abre muuuitos tipos de arquivos de imagem (mesmo em cores CMYK). Tem muitas configurações e teclas de atalho personalizáveis! Abre as imagens muito rápido! Contras: Poucas ferramentas de edição. Nota: Já testei vários visualizadores de imagens e só esse abre imagens com rapidez e qualidade fiéis!

  • sinistru sinistru
    em 5/1/2012 às 22:47h
    versão: 1.98.5 5

    Programa excelente como utilitário e editor básico de imagem, e se as galera se der ao trabalho de visitar a página do desenvolvedor, vai encontrar um download full que contém addons, línguas (detalhe, ele rodou automaticamente em portugues na minha máquina-win7) e tem uma Shell que coloca ele no pop-up do windows que é demais!, torna tudo mais fácil. Talvez alguns com o win7 tenham um problema de regserve com erro 0x80070005, loga como admin e se ocorrer erro de local não encontrado edita o register.bat e coloca o caminho correto. Mas tem usúário que não sabe nada e ainda tem coragem de colocar opinião negativa, diante de tantas positivas, o erro está entra a cadeira e o teclado. Programaço!!!

  • Marcio Willwock Marcio Willwock
    em 7/12/2011 às 13:58h
    versão: 1.98.5 1

    Se vocês procura um visualizador para tipos de arquivos .CDR ou .AI, este programa não vai lhe atender, pois até lista que é possível visualizar estes arquivos, mas não funciona.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.078 segundos)