Crie pendrives bootáveis com diversas opções de sistemas operacionais e outras ferramentas

Por Elaine Martins

YUMI é uma aplicação bastante útil para quem trabalhar com manutenção de computadores ou simplesmente tem curiosidade em conhecer outros sistemas operacionais.

Trata-se de um criador de pendrive bootável. O que destaca este aplicativo é que você pode adicionar diversas distribuições e SOs para depois escolher qual deseja executar.

Para que isso seja possível, o YUMI oferece um menu de opções na hora do boot. Assim você pode escolher rapidamente qual sistema operacional deseja instalar através do pendrive. A aplicação traz mais uma facilidade, que é o download automático das imagens ISO dos SOs a serem adicionados ao dispositivo.

IMPORTANTE: os desenvolvedores do YUMI afirmam, no site oficial, que a versão 2.0.0.7 não realiza boot de ISO do Windows Vista/7/8. Além disso, eles ressaltam que estão corrigindo esse o problema do erro ao tentar fazer o boot. Se você quer fazer um pendrive bootável do Windows Vista/7/8, recomenda-se usar a versão anterior da ferramenta - clique aqui.

Sem instalação

O legal do YUMI é que ele não precisa ser instalado para que você possa utilizar os recursos oferecidos. Depois que o download do arquivo finalizar, basta clicar duas vezes sobre o executável baixado, ler e aceitar os termos do contrato que é exibido.

O próximo passo é criar um pendrive bootável repleto de ferramentas e sistemas operacionais. A vantagem de não precisar instalar o YUMI é que você pode utilizá-lo em qualquer computador, mesmo que a máquina seja bloqueada para a adição de aplicativos.

Pendrive bootável

O primeiro passo na utilização YUMI é escolher o drive no qual os arquivos deverão ser instalados; tarefa que pode ser realizada em “Step 1: Select the drive letter of your USB device”. É preciso ter bastante cuidado para não escolher o drive errado e acabar apagando os dados de outro pendrive ou mesmo de um HD.

Mais à direita da tela, você encontra a opção “Format X:\ Drive”, a qual, se marcada, faz com que o pendrive seja formatado antes que os arquivos sejam transferidos para ele. O segundo passo é escolher quais sistemas operacionais e ferramentas serão inseridas.

A lista de opções é bem grande, trazendo todas as principais distribuições do Linux (Ubuntu, Fedora, Xubuntu, OpenSUSE e outras) em versões variadas e diversas ferramentas para criação de partições, antivírus e cópia de discos rígidos. Tudo isso está muito bem organizado em categorias distintas, o que facilita na hora de encontrar o que você deseja.

Para que os arquivos dos sistemas sejam colocados no pendrive, é preciso ter a imagem ISO deles no computador. Caso você não as tenha, basta marcar a opção “Download the iso” que o aplicativo baixa automaticamente as imagens. Para finalizar, clique em “Create” e aguarde até todo o processo ser finalizado.

Agora é só reiniciar o computador e fazer o boot da máquina pelo pendrive. Um menu bem simples e didático será mostrado, pelo qual você terá acesso a todas as ferramentas instaladas.



Importante

Antes de instalar o " YUMI " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o YUMI e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

YUMI é, sem dúvida, uma ótima ferramenta quando o assunto é a criação de pendrives bootáveis. Não há segredo algum na utilização do aplicativo, mas é preciso ficar atento para não escolher o drive errado e acabar apagando dados importantes.

A aplicação não possui tradução para o português, o que pode trazer um pouco de dúvida às pessoas que não estão acostumadas a usar esse tipo de ferramenta. Porém, bastam alguns minutos mexendo na interface para que tudo fique mais claro.

O legal do YUMI é que ele pode ser executado em qualquer máquina sem problemas, pois além de ocupar pouco espaço em disco, a ferramenta não precisa ser instalada para que os recursos fiquem disponíveis.

Uma característica que chama bastante a atenção no aplicativo é a rapidez com o pendrive é montado e os arquivos são copiados. Apenas alguns minutos são suficientes para que cada sistema operacional seja inserido à lista de opções do aplicativo.

ImportantePrós
  • Ocupa pouco espaço em disco
  • Não precisa ser instalada
  • Cria pendrives bootáveis rapidamente
ImportanteContras
  • Não possui tradução para o português

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • thiago thiago
    em 2/9/2014 às 00:09h
    versão: 2.0.0.8 5

    Tem todos linux !!!!

  • Ailso Ailso
    em 29/7/2014 às 11:56h
    versão: 2.0.0.5 1

    A proposta do programa é dar a opção de inserir mais de 1 instalador de sistema operacional, mas ele não cumpre isso. tentei colocar no mesmo pendrive (de 8GB) o windows 8.1 32bits, o 64bits e o XP. Ele até instala no pendrive esses OS, mas na hora de dar o boot no pc que quero formatar o instalador não funciona. Fica travado numa tela preta com o símbolo do windows. Tentei várias vezes de formas diferentes: reinstalando os OS no pendrive (se fosse erro nisso) mudando ordem de instalação, etc..., mas não deu certo. Obs: Setup com boot pelo pendrive "enable". No meu pc eu preciso apertar ESC para bootar pelo pendrive.

  • Luiz Roberto Luiz Roberto
    em 26/7/2014 às 19:33h
    versão: 2.0.0.5 1

    Para uma ISO ele funciona legal, para varias... Testei varias vezes, fiz e refiz e sempre da pau com varias ISOS...

  • Alan Jeferson Bonni Alan Jeferson Bonni
    em 15/7/2014 às 03:55h
    versão: 2.0.0.5 5

    Alguém ai sabe de algum programa que faça a mesma coisa que o yumi só que tenha a opção para Colocar sistemas operacionais Mac, não é .ISO é .DMG pois tenho um Macbook para formatar e não tenho o cd do sistema e só tenho o windows para copiar os arquivos necessários.

  • Stefan Bruce Souza Rodrigues Stefan Bruce Souza Rodrigues
    em 8/7/2014 às 20:42h
    versão: 2.0.0.5 4

    muito bom pra grava o windows 7/8 etc ou ubuntu pra formata o pc meus parabens ao criador

  • jkbyte jkbyte
    em 8/4/2014 às 07:24h
    versão: 2.0.0.2 3

    Já testei vários aplicativos direcionados para criar Pendrives botáveis para XP, W7 e W8, alguns são bons outros não. Depois de testar esses aplicativos - e não aprová-los 100% -, uso o Rufus (http://www.baixaki.com.br/download/rufus.htm) que cria todos os tipos de pendrives botáveis, inclusive para XP.

  • Dones Lima Dones Lima
    em 20/2/2014 às 10:33h
    versão: 2.0.0.0 5

    muito bom... formato muito computador sem driver de DVD/CD e o YUMI deu certinho funciona mesmo é só seguir os passos direitinho...

  • josue josue
    em 4/2/2014 às 23:08h
    versão: 2.0.0.0 5

    A unica coisa que me arrependo é de nao ter conhecido esse programa antes! Resolveu meu problema quando nenhum outro programa conseguia criar um pendrive com meu Windows 7! GRATO POVÂO

  • wilmon pereira costa wilmon pereira costa
    em 20/12/2013 às 21:33h
    versão: 0.1.1.0 5

    Realmente é perfeito no que promete, excepcional.

  • Vinnicius Vinnicius
    em 20/12/2013 às 19:15h
    versão: 0.1.1.0 5

    Além de poder criar pendrive com o Windows, do XP ao 8.1, melhor ainda é que pode ter vários juntos ao mesmo tempo, nota 10!

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.918 segundos)