Aplique o efeito de Sin City em suas imagens!

2 min de leitura
Imagem de: Aplique o efeito de Sin City em suas imagens!

Olá, galerinha do Baixaki. Neste tutorial de Photoshop vou dar algumas dicas de como deixar suas fotos com elementos coloridos em destaque dentro de uma foto em preto e branco. Este tipo de efeito fica bem explícito no filme Sin City, baseado nas histórias em quadrinhos de Frank Miller.

Em termos bem simples, tudo que você precisará fazer é recortar os elementos das fotos que quer deixar coloridos, retirar a cor de todo o resto e mexer nos contrastes de ambos para que o resultado seja ainda mais interessante. Agora, vamos às etapas de criação da imagem:

Efeito de Sin City

Antes de mais nada, dêem uma olhada na foto abaixo, que eu usarei em todo o processo. Lembro de uma cena de Sin City em que uma atriz usava um vestido vermelho, em meio a um cenário urbano como plano de fundo. Vamos fazer efeito semelhante com a imagem a seguir, destacando apenas o vestido da mulher.

1.    Selecione a ferramenta de caneta e não se esqueça de apontar a opção “Shape Layers”, como indicado na figura.

2.    Contorne a figura ponto a ponto, como indicado abaixo.

3.    Se quiser melhorar alguns contornos, basta utilizar a ferramenta descrita na imagem, clicando sobre os pontos e fazendo as curvas novamente.

4.    Para editar os contornos do vestido, você pode usar a ferramenta “Refine Edge”, alterando livremente os aspectos dele.

Mudando as cores da imagem

Agora, você já tem o vestido corretamente recortado em uma nova camada, além do plano de fundo da figura. Vamos aos passos de modificação de cores e contrastes que deixarão a imagem como as dos quadrinhos de Frank Miller.

1.    Acesse a camada da imagem de fundo.

2.    Clique em Image>Adjustments>Desaturate, deixando a imagem em preto e branco.

Desta forma, você já terá uma boa noção de como a imagem final ficará. Agora, basta mexer nos contrastes e efeitos luminosos para dar um tom ainda mais artístico à imagem. Nas linhas abaixo explicarei os passos que segui para realizar as mudanças.

1.    Duplique a camada de fundo, clicando nela com o botão direito do mouse e escolhendo “Duplicate Layer”.

2.    Na camada duplicada, escolha a opção “Color Burn” para mudar o contraste do fundo.

3.    Duplique a camada do vestido, da mesma forma que fez no passo número 1.

4.    Desta vez, aplique o efeito “Overlay” para a camada.

5.    Salve o seu projeto em File>Save for Web & Devices.

Confira o resultado final e veja como o efeito visto no filme Sin City pode ser conseguido em rápidas edições de imagem. Você pode usar este tipo de função em praticamente qualquer foto que precisa ser destacada do cenário, mudando apenas a área recortada ou tudo em volta dela.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.