Veja o que rolou na CeBIT 2009

15 min de leitura
Imagem de: Veja o que rolou na CeBIT 2009

A cidade de Hannover, na Alemanha, mais uma vez exibiu ao mundo a CeBIT, a maior feira de tecnologia do mundo. Entre os dias 3 e 8 de março, cerca de 4300 empresas de 69 países marcaram presença no evento (14 destas empresas eram brasileiras) com novidades, conceitos e produtos de encher os olhos.

Na edição deste ano, o tema principal foi a “Webciety”, conceito referente ao atual papel da Internet na sociedade, como ela alterou o comportamento das pessoas e o modo como se fazem negociações. Inovações ecologicamente corretas, portabilidades e nanotecnologia também estiveram em voga, como você vai conferir neste artigo.

Um detalhe curioso no evento foi a existência de uma estátua do “Exterminador do Futuro”, a qual serviu para homenagear o governador do Estado da Califórnia Arnold Schwarzenegger. Mas tal homenagem não foi à toa, pois a Califórnia foi o Estado-parceiro da CeBIT 2009 e além disso, houve uma apresentação com a intenção de mostrar a capacidade de inovar do Vale do Silício.

Computadores Portáteis

A onda do momento


Eee Top PC

O lançamento do Eee Top PC ET1620, netbook com suporte “multitouch” (multitoque) da Asus, foi recebido com entusiasmo na CeBIT 2009, isso porque ele é ideal para os tempos de crise que enfrentamos. Muitas de suas funções fazem com que mouse e teclado se tornem opcionais e o monitor LCD tem uma qualidade ótima e é compacto.

Além disso, já vem com microfone e câmera 1.3 MP integrados, conta com Wi-Fi 802.11n de rápida detecção de redes sem fio, faz pouco ruído (26db) e apresenta um áudio ótimo se comparado com outros computadores do mesmo tipo.

eee

Economia de energia

A MSI levou à CeBIT 2009 dois notebooks com modos de economia bastante eficientes. O primeiro deles, novidade guardada exclusivamente para o evento, é o U110 ECO, o qual conta com um processador Atom e uma bateria de 6 células que permite 9 horas de uso contínuo.

O outro modelo econômico é o U115 Hybrid, que conta com armazenamento de 8 ou 16 GB em “solid-state drive” (SSD), juntamente com discos rígidos de 120 ou 160 GB. Já o “modo ECO” desse modelo prolonga a vida útil da bateria em até 12 horas. Além disso, a MSI também divulgou o modelo U120, o primeiro notebook a pronto para a tecnologia WiMAX.

Laptop Ultrafino

A MSI lançou, além dos notebooks citados acima, versões com maior poder de processamento da sua linha de laptops ultrafinos, a X-Slim. O modelo divulgado, o X340 Pro, tem em sua configuração o Intel Core 2 Solo de 1.4 GHz, tela widescreen de 13 polegadas com saída para HDMI e para monitor, módulos Ethernet, 802.11b/g/n Wi-Fi, BlueTooth e WiMAX opcional.

Neo

A HP, Hewlett Packard, divulgou o lançamento (para abril) de três modelos de notebook DV2 equipados com a plataforma Neo da AMD. Cada um deles tem uma tela de 12 polegadas, processador Neo MV-40 CPU @ 1.6GHz, 2GB de memória, HDMI, leitor de cartão 5 em 1 (SD/MMC/MS/MS Pro/xD), 3x USB 2.0/LAN/WLAN 802.11bg/Bluetooth e webcam, sendo que o peso total é de 1.8kg.

O modelo DV2 1001eg vem com IGP Radeon X1250, HD de 160 GB e bateria com 4 células, o modelo 1150eg vem com placa de vídeo onboard Radeon HD 3410 de 512MB, disco de 320GB e bateria de 6 células. Já o 1090eg é o melhor, pois conta com 500 GB de disco rígido.

Linha Asus K

Após divulgar o Eee Top PC, a Asus divulgou sua linha entitulada “Asus K”, a qual visa tanto um design inovador, quanto um alto desempenho para o usuário. A linha Asus K vem equipada com monitores LCD de 16:9, auto-falantes com som surround SRS e bateria de 6 células que permite cinco horas de uso contínuo.

Além dessa nova linha, a Asus divulgou outros dois modelos de notebook, o M90G e o Asus-Lamborghini VX5. O primeiro foi desenvolvido pensando em usuários que trabalham com imagens de alta definição, pois vem equipado com o chipset MCP79MH da NVidia, o qual permite a expansão da memória RAM para até 16 GB.

vx5


Já o Asus-Lamborghini VX5 foi desenvolvido em parceria com a fabricante de carros italiana, pois a intenção dele é oferecer um design que lembre o capô de uma Lamborghini. Ele vem equipado com um SSD de 1 terabyte, além de drive de Blu-ray, processador Intel Core 2 Quad, 4GB de memória e placa de vídeo Nvidia GeForce GT130M. O novo modelo possui teclado que se ilumina no escuro e, além disso, possui as antigas “chaves de turbo”, as quais aumentam o desempenho da máquina quando ativadas.

Placas de vídeo

ATI e NVIDIA em disputa acirrada

Asus

A Asus apresentou três novos tipos de placas-mãe na CeBIT 2009, a P6T7 WS Supercomputer, a Rampage II Gene e a M4N82 Deluxe.

A primeira possui sete slot de PCI Express 16x e dois chips NVIDIA NF200, além disso, suporta os processadores Intel Core i7, Xeon W3500 e tem 24 GB de memória DDR3 sobre seis slots ECC ou não. Tal placa também foi equipada com dois controladores Marvell, o que lhe permite um total de 6 SATA, 2 SAS e 2 eSATA. E por fim, o áudio HD e o Gigabit Lan também estão inclusos.

A Rampage II Gene é baseada no chipset X58 d’Intel, conta com um socket LGA 1366 e seis slot de memória DDR3, além de ser compatível com Intel Core i7. Além disso, apresenta dois conectores PCI-Express 16x de segunda geração, um conector PCI-Express 4x, um conector PCI, seis conectores Serial-ATA e um sistema de refrigeração passivo do chipset.

Já a última é dotada de um socket AM2+, enquanto todos esperavam uma AM3 para ser compatível com DDR3, mas seu diferencial é o seu chipset: o nForce 980a SLI, o qual é integrado por um controlador gráfico do tipo GeForce 8.

NVIDIA

A NVIDIA lançou quatro novas GPUs GeForce, duas da série GTS 100M e outras duas da GTX 200m. Esses novos modelos são destinados para portáteis, mas apesar disso apresentam um desempenho ainda maior do que as atuais placas gráficas da série 9000.

nvid



As novas GeForce GTX 260M e GTX 280M são versões atualizadas da 9800M que garantem um desempenho 50% maior sem o aumento do consumo de energia. Além disso, ambas suportam as tecnologias SLI e Hybrid SLI, as quais, respectivamente, aumentam a performance gráfica e diminuem o gasto com energia sem perder qualidade gráfica.

AMD

As placas Mobility Radeon HD 4860 e HD 4830 fazem parte da linha HD 4000, as quais são as suas duas primeiras com 40 nm voltadas para os portáteis. Elas oferecem suporte para as tecnologias DirectX 10.1, (Shader Model 4.1), UVD 2, PowerPlay, AVIVO, CrossFireX e são equipadas com um núcleo do tipo RV740. Além disso, a 4860 tem uma frequência de 650 MHz e uma memória GDDR5 de 1 GHz, enquanto a 4830 tem  uma frequência de 600 MHz e memórias GDDR3 de 900 MHz.

($paginacao$)

Pendrives

Os pequenos gigantes!

O menor pendrive do mundo

A Elecom anunciou o lançamento do MF-SU2 o qual provavelmente seja o menor pen drive USB do mundo, pois conectado ao computador fica quase imperceptível. Para quem tem um netbook equipado com SSD de capacidade limitada o MF-SU2 será uma grande ajuda, pois garante de 4 a 8 GB a mais de espaço. Além disso, eles vêm equipados com um software de segurança que controla o acesso ao dispositivo por meio de senha.

pen



512 GB

A A-Data apresentou na CeBIT 2009 um cartão SSD com a maior memória disponível no mercado: 512 GB. O cartão tem 2,5 polegadas, velocidade de leitura de 230 MB/s e 160 MB/s de gravação com interface SATA II.

Internet Banking seguro

A IBM lançou o pen drive ZTIC, “Zone Trusted Information Channel” (algo como “canal de informações em zona confiável”), o qual garante, segundo a fabricante, transferências bancárias seguras, via Internet, mesmo a partir de computadores já infectados com algum tipo de malware.

O ZTIC foi configurado para abrir uma conexão SSL com o servidor do banco quando conectado a um computador. Além disso, ele conta com um leitor de “smart cards”. Ele ainda pode aceitar a verificação do cartão do banco da pessoa, confirmando assim o número PIN dela e driblando falhas de segurança nos navegadores atuais.

int

Portáteis

Convergência de eletrônicos

Explora K70

A fabricante taiwanesa Mio acaba de lançar o seu mais novo smartphone, o Explora70. O aparelho é baseado no Windows Mobile 6.1 Pro e é equipado com touchscreen, câmera de 3 megapixels, Internet 3G e conectividade Wi-Fi, a acima de tudo: o Explora K70 funciona como GPS!

Logic Bolt

A fabricante de celulares Logic Wireless recém-lançou o seu aparelho Logic Bolt, o qual é um celular que vem com um projetor embutido! A resolução dele é de 640 x 480 e consegue projetar imagens de 34’’ até 64’’ a uma distância entre 1 e 2 metros da superfície projetada. Além disso, o Logic Bolt possui câmera de 3 megapixels, é capaz de reproduzir arquivos MP3, MP4 e 3GPP/AV e sua bateria dura mais de duas horas com o uso do projetor.

logic


Canivete-suíço

O FDA600 Field Digital Assistant, lançado pela 4P Mobile Data Processing, é um PDA capaz de processar pagamentos no cartão de crédito, reconhecer códigos de barras e fazer identificação com RFID. Além disso, ele tem câmera colorida, HSDPA, Wi-Fi embutido e impressora. Tantas qualidades chamaram a atenção da polícia alemã, tanto que o FDA600 Field Digital Assistant passará a ser usado na identificação de criminosos e na aplicação de multas para carros estacionados em local indevido.

O iPhone e a medicina

A operadora T-Systems, subsidiária da Deutsche Telekom, demonstrou na CeBIT 2009 um sistema para ajudar pacientes cardíacos. O qual consiste em um dispositivo de medição que envia os resultados para um servidor central via conexão GPRS (ondas de rádio), que por sua vez, encaminha, em tempo real, os resultados da análise dos dados.

Além desse, a T-Systems demonstrou outro sistema que serve para medir a taxa de glicose no sangue, via um Nokia 6131 com suporte a NFC (tecnologia de transmissão de dados). O caminho da informação nesse caso é diferente, primeiro o medidor de glicose manda a informação para o celular, o qual por sua vez, a envia para o servidor.

Protótipos

Quem sabe um dia...

Z-Drive

A OCZ Technology demonstrou na CeBIT 2009 o Z-Drive, um protótipo de dispositivo de armazenamento que utiliza SSDs baseadas em memória do tipo MLC em RAID que totaliza a capacidade de 1 TB! Sendo 256 MB de buffer e interface PCI Express x8. Além disso, o Z-Drive é capaz de transmitir dados a 600 MB/s e gravá-los a 500 MB/s, entretanto, seu preço estará bem salgado: algo em torno de 1500 dólares (mais de três mil reais).

zd

Esqueça o teclado comum

A Asus demonstrou no evento um protótipo de notebook com duas telas, no qual uma delas pode ser transformada tanto em um teclado virtual, central de multimídia ou até mesmo, em um e-book. O protótipo desenvolvido pela Asus em parceria com a Intel continua em desenvolvimento, no entanto, você pode dar sugestões para o projeto através do site http://www.wepc.com/.

asus


16 mil estações de rádio

A Blaupunkt anunciou uma nova linha de equipamentos de som para carros, a qual é capaz de sintonizar, via streaming (usando o acesso a redes móveis 3G), aproximadamente 16 mil estações de rádio do mundo todo (o que inclui rádios online)! São dois os modelos dessa linha, o “New Jersey 600i” e o “Hamburg 600i”, sendo que o primeiro deverá custar em torno de 300 euros, enquanto o segundo, 400 euros.  E como se não bastasse, a Blaupunkt pretende futuramente ampliar a oferta de serviços de IPTV!

Antec

O resultado da combinação de dois gabinetes Skeleton, chamado de Skeleton Proto II, foi um destaque surpreendente devido à sua aparência. O gabinete assusta com seu tamanho e formato, o que faz muita gente duvidar que ele chegue a ser comercializado.

Eee Keyboard

Essa, de fato, é uma novidade bastante interessante: um teclado com tela de 5 polegadas sensível ao toque, com acesso à Internet sem fio, portas USB, etc., ou seja, com tudo o que um notebook deve ter. O Eee Keyboard já está perto do seu protótipo final e, por enquanto, apresenta as configurações seguintes: disco rígido de 16 GB, 1 GB de memória RAM, portas USB e Windows XP Home e, além disso, pesa menos de 1 quilo.

eeekey

Outros lançamentos

GZ-X900

Esse é o nome da nova filmadora compacta da JVC com capacidade de fazer gravações de vídeo em Full HD (1080p). Ela possui um zoom de 5x, sensor de 9 megapixels para capturar imagens a uma taxa de 15 frames por segundo e um recurso de “slow motion”, o qual captura 600 frames por segundo em uma resolução de 640 x 72 pixels.

Corsair

Os engenheiros da Corsair estão trabalhando no desenvolvimento de um gabinete que promete ser perfeito tanto para jogadores, quanto para entusiastas de computadores.

A fonte de alimentação dele se situa na parte inferior, resultando em um maior espaço para outros hardwares. Sua parte inferior é composta com uma grande grelha de ventilação e todos os encaixes para discos rígidos são do tipo “hot swap”. Além disso, o gabinete da Corsair possui uma ventoinha de 120 milímetros na parte traseira e outra de 140 na parte inferior.

Level 10

Para comemorar os seus 10 anos, a Thermaltake resolveu lançar um gabinete totalmente fora dos padrões conhecidos em termos de arquitetura. A empresa ainda não divulgou como é a estrutura interna do Level 10, mas pode-se notar 6 baias de 3 polegadas ½ e 4 baias de ¼. Já na parte traseira há a fonte de alimentação e um chassi especial para proteger a placa-mãe.

PC zero-watt

Apresentado pela Fujitsu na CeBIT 2009, o Esprimo Green PC é o primeiro equipamento que atende à exigência da legislação européia, pois consome menos de 1 watt quando em modo de espera. Além do PC, a Fujitsu também mostrou um monitor com a mesma capacidade , assim como equipamentos ecológicos com sistema antifurto, rastreamento e controle remoto.

fuj

AOC

Voltada principalmente para usuários profissionais, a linha 2009 de monitores AOC lançada na Europa conta com diversos modelos tanto widescreens quanto quadrados, os quais podem ser ajustados a qualquer posição ou altura. O destaque fica por conta do 419Ph, com 22’’ widescreen, imagem de 16:10, tempo de essa de 5ms e sua resolução chega a 1920 x 1200 a 60 Hz.

($paginacao$)

Tendências

O que esperar do futuro?

Em 2009, um grande foco da CeBIT foram soluções para internet e aparelhos móveis, com grande destaque para tecnologia da informação, telecomunicações e eletrônicos, que convergiram na criação de novas plataformas, novas alianças, novos provedores, novos produtos e novas soluções. O programa de internet e soluções móveis da CeBIT foi dividido em três categorias principais: Soluções de Mídia Digital, Mobilidade Empresarial e Soluções Para Web.

Outro conceito bem exemplificado na CeBIT 2009 foi o de produtos para fins médicos e de saúde. Além da exposição, profissionais de telemedicina e e-Health participaram de conversas, debates e apresentações de estudos de caso e pesquisas recentes.

cebit

Um mundo verde

Um conceito de grande destaque foi o Green IT World. Trata-se do interesse de divulgação do marketing potencial que cresce constantemente e que incentiva mundo e empresas a tomarem atitudes ambientalmente corretas.

Seguindo este conceito, diversas companhias exibiram seus produtos mais inovadores com esta consciência em uma área gigante especialmente para este conceito. Desde notebooks que economizam energia, passando por data centers até chegar em aparelhos para vídeo-conferência em qualidade HD. Tudo aplicado de maneira sustentável.

A fabricante MSI, por exemplo, apresentou dois modelos. O U110 ECO é uma novidade exclusiva para a CeBIT, contando com processador Atom em sua configuração, e opções de economia de energia que permitem até nove horas de uso contínuo com uma bateria de seis células. Já o modelo U115 permite prolongar a vida útil da bateria em até 12 horas.

A Fujitsu apresentou um computador capaz de consumir zero watts de energia quando em StandBy. É o primeiro modelo que atende a uma exigência da legislação européia, que impõe aos fabricantes de  equipamentos eletrônicos uma padronização do consumo de menos de 1 watt de energia quando em modo de espera até 2010.

Porém, o título de exemplo máximo de consciência verde certamente irá para o pen drive com estrutura feita de milho. O modelo se chama EarthDrive e já está disponível no mercado. Segundo o fabricante, o pen drive usa a maior quantidade possível de produtos biodegradáveis, facilitando assim a reciclagem quando o produto for descartado.

milho

Armazenamento seguro de dados também foi destaque. Tópicos como digitalização de conteúdo, proteção de dados, recuperação de desastres e maior uso de gráficos e vídeo nortearam palestras e exibições.

A evolução de softwares e da internet também ficou em destaque. Sistemas e Softwares embedded, codificação em barra e em 2D, distribuidores, questões internacionais, desenvolvedores, gerenciamento de vida útil, consultores e integrantes de sistema foram os tópicos abordados. As novidades em tecnologias de Web 2.0, ou seja, aquelas relacionadas a blogs, redes sociais e comunicação unificada foram exibidas neste espaço.

Por último, mas não menos importante, a CeBIT 2009 usou o espaço “Webciety” para evidenciar como a sociedade atual está online. A própria Internet, além de blogs, redes sociais e computação em nuvem ganham destaque.

Diversos estudos apontam que muitas pessoas simplesmente não abrem mão de se conectar, chegando a abrir mão de outras atividades para tal. Isso exemplifica a força deste conceito na vida cotidiana de milhões de pessoas. O espaço batizado de TI verde teve uma área cinco vezes maior em relação à Cebit do ano passado. Isso deixa clara a crescente preocupação das empresas em reduzir o consumo de energia.

($paginacao$)

Histórias

O governador do futuro rouba a cena

O governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, deu as caras pelo evento. A Idéia foi promover o estado, uma vez que se trata de uma grande potência da indústria eletrônica e que também foi o patrocinador oficial do evento.

arnold

“Como disse antes, a Califórnia não é somente a oitava maior economia do mundo – somos a capital High-Tech do mundo e também a capital biotecnológica – e estou orgulhoso de exibir nosso grande estado aqui na maior feira de tecnologia do mundo”, disse o governador.

De fato, ele não estava na feira para exibir um protótipo de robô justiceiro. Nos dois dias em que esteve no evento, Schwarzenegger se encontrou com vários homens de negócio e políticos. As conversas giravam em torno da colaboração entre a Califórnia e outras nações.

Porém, foi um robô legítimo que roubou a cena do evento. O Rollin’ Justin preparou chá para os visitantes do evento e, claro, ganhou extrema admiração. Detalhe: movimentos e cacoetes tipicamente humanos foram copiados à beira da perfeição. Depois do chazinho, de quebra, os participantes ainda eram contemplados com um aperto de mão.

robo

Conclusão

De fato, a CeBIT 2009 trouxe ideias que ainda podem ser muito desenvolvidas. Não foi um evento com as últimas novidades, mas foi um celeiro de ideias e tendências que farão parte do nosso dia-a-dia, seja por luxo, necessidade ou obrigação com o planeta.

As novas tendências da CeBIT 2009 nos mostraram um mundo sem fios e com telecomunicações executando um papel fundamental em um cenário próximo. O conceito de tecnologia ambientalmente correta também foi amplamente exibido, divulgando o que antes era uma atitude nobre, mas hoje se tornou obrigação para o desenvolvimento sustentável.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.