Google Android 2.0

4 min de leitura
Imagem de: Google Android 2.0

Há anos os celulares já deixaram de ser apenas telefones, para se tornarem centros completos de informação e entretenimento. O iPhone é o melhor exemplo da categoria, pois chegou impondo tendências e criando um mercado antes inexplorado. Hoje, várias empresas brigam para dominar a categoria e outras se estapeiam para decidir quem vai fornecer software para os brinquedinhos.

A hegemonia da Apple está ameaçada, para alegria dos consumidores, que só são beneficiados pela batalha. Mas o mais incrível é a coragem do Google, que lançou seu sistema e liberou o código-fonte para quem quiser baixar. Isso é um indício de que as estratégias comerciais estão mudando, e o software proprietário pode perder o foco das empresas no futuro, rumando para diferentes estratégias para conquistar o usuário e faturar milhões.

Android

ATENÇÃO: as imagens contidas neste artigo NÃO pertencem ao Baixaki. Elas foram copiadas do blog Boy Genius Report, que foi o primeiro a publicá-las. Os direitos de reprodução, edição e cópia estão reservados ao blog Boy Genius Report.

A Ascensão do Android

O Google não poderia ficar de fora: criou seu Android e começou a espalhá-lo pelo mundo, dentro de diversos modelos de celular. Até o momento, no Brasil só a operadora italiana TIM possui modelos com o Android 1.6 para vender, mas esse quadro deve mudar logo, com o lançamento do Android 2.0.

Ainda há pouca informação sobre o novo sistema operacional do Google para celulares, já que própria empresa não liberou detalhes daquele que promete fazer tremerem os desenvolvedores concorrentes. Na conferência Google I/O para desenvolvedores, foram mostradas algumas das características do Android 1.6, fazendo com que empresários, desenvolvedores e usuários começassem a babar desde então.

Interface principal do Android 2.0

Como a versão 2.0 ainda não foi lançada, podem ocorrer muitas mudanças até a data de chegada ao mercado. Mas as melhorias do novo Android em relação às versões atuais são facilmente percebidas, a começar pela sua interface, que recebeu novos elementos visuais e alterações nos que já existiam. Em relação à funcionalidade, a futura versão do Android também impressiona, pois terá compatibilidade nativa com diversos serviços web, como integração com o Facebook, aplicativo específico para o Gmail, upload de vídeos para o YouTube, entre outros.

Destaques do Android atual

A nova versão do SO do Google para celulares manterá recursos que já são consagrados na versão atual. O principal é a barra de busca, que fica sempre visível na área de trabalho do celular, pronta para procurar o que o usuário quiser, e ficará muito mais inteligente: não importa se você desejar procurar por um endereço no Google Maps, um contato salvo no celular, ou fazer uma pesquisa na internet, a barra de busca reconhecerá a sua necessidade e fará a pesquisa pelos resultados mais relevantes.

Menu de apps do Android

As sugestões de resultado dinâmicas também são o grande forte do Android. Como empresas líder em sistemas de busca, o Google tem know-how mais do que suficiente para transportar sua tecnologia de pesquisa para os smartphones. Assim como acontece quando você digita algo em uma caixa de busca do Google, utilizando seu navegador, acontecerá também no Android: sugestões de resultados aparecerão na tela antes mesmo de você terminar de digitar. Isso facilita o trabalho do usuário, pois além de economizar cliques e toques, permite que você encontre o que procure, mesmo que não saiba ou não queira digitar a palavra inteira.

O que esperar da versão 2.0

O reconhecimento de gestos não é novo, pois já está presente no iPhone, mas é um grande passo para os smartphones e para o Android, pois facilita a operação do aparelho e possibilita inúmeras funções novas, inclusive para quem gosta de jogar usando o celular. Nas imagens que vazaram pela web (e que você pôde conferir ao longo do texto), foram mostradas diversas funções suportadas pelo sistema, como a busca com reconhecimento de letras, na qual o usuário utilizará sua própria caligrafia na tela do aparelho para buscar contatos, digitar texto, pesquisar na web, etc.

Nova barra de pesquisa em ação

Mais uma vez, o Google demonstrou que pode entrar com força total nas áreas para as quais deseja desenvolver softwares e plataformas. O Google Android ainda é novíssimo, mas já conquistou milhões de usuários pelo mundo, além de diversas empresas operadoras de telefonia e fabricantes de aparelhos. Os grandes monopólios estão fadados a deixarem de existir, e o Google é um dos responsáveis por isso. Nós consumidores só temos a ganhar com isso, pois quanto mais concorrência existir, mais rápido se desenvolverão as tecnologias envolvidas.

Lista de contatos

Se você pretende comprar um smartphone com Android, não é necessário aguardar o lançamento da nova versão, pois é possível fazer a atualização do sistema quando ele entrar no mercado.

O vídeo abaixo é uma apresentação destinada a desenvolvedores de aplicações para o Android 2.0, mas nos serve para termos uma boa ideia de como será a operação do novo sistema. O vídeo está em inglês.

ATENÇÃO: as imagens contidas neste artigo NÃO pertencem ao Baixaki. Elas foram copiadas do blog Boy Genius Report, que foi o primeiro a publicá-las. Os direitos de reprodução, edição e cópia estão reservados ao blog Boy Genius Report.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.