O que é e para que serve o Wi-Fi Virtual?

2 min de leitura
Imagem de: O que é e para que serve o Wi-Fi Virtual?

O Windows 7 chegou fazendo um enorme barulho no mercado dos sistemas operacionais, pois é a chance de a Microsoft se redimir do fiasco proporcionado pelo Windows Vista. Para dar a volta por cima e reconquistar alguns usuários, a empresa de Bill Gates resolveu voltar ao passado e recuperar um projeto de 2002 para implantar em seu mais novo SO. A ideia de virtualizar um adaptador Wifi já foi cogitada na Microsoft Research, mas só agora implantada com muita discrição no Windows 7.
Muito prazer VWi-Fi!

O a virtualização de adaptadores Wi-Fi no Windows 7 é chamada de Virtual Wi-Fi – ou VWi-Fi. A lógica do processo é a seguinte: se eu tenho um adaptador, é possível virtualizá-lo e transformá-lo em um adaptador virtual, ou seja, ele não existe fisicamente, mas desempenha a mesma função de um adaptador comum. Em linhas gerais, é como se você tivesse vários adaptadores WLAN independentes.

Wi-fi que era bom, pode ficar melhor

Qual a utilidade?No quesito “ideias brilhantes” a VWi-Fi é sensacional, mas no quesito utilidade nem tanto. Pois, para que você vai precisar de vários adaptadores Wi-fi no mesmo computador? Na realidade, há casos em que o VWi-Fi pode ser extremamente útil. Para montar conexões ad hoc, por exemplo, essa nova funcionalidade vai ser bem proveitosa. Além disso, o VWi-Fi pode ajudar no compartilhamento de conexão, tendo em vista que várias pessoas podem se conectar à uma rede e usar seu próprio dispositivo Wi-Fi para se tornar um ponto de acesso, ou seja, é possível criar uma rede Wi-Fi com adaptadores virtuais.

Redes Wi-fi

Está no Windows 7 mesmo?Você está se perguntando: “por que a Microsoft não anunciou amplamente esta funcionalidade? Será que ela está mesmo no Windows 7?”. Um das causas do “abafamento” do VWi-Fi é a falta de drivers compatíveis com a ferramenta. A boa nova é que para os drivers receberem a certificação do Windows 7, precisam oferecer a compatibilidade com o VWi-Fi.
Sempre tem um jeitinho

Quem ainda não possui drivers compatíveis com o VWi-Fi pode dar um jeitinho e resolver o problema de outra forma. Um aplicativo chamado Connectify, que roda no Windows 7 e Server 2008 RC2 ,dá uma força e tanto na hora de compartilhar internet. Com ele é possível criar redes virtuais em poucos instantes sem precisar ser fera nesta área.

Um jeitinho para tudo

Depois de configurado e em funcionamento, seu computador se transforma em um hotspot e compartilha conexão com várias outras máquinas. Para garantir a segurança do usuário o aplicativo usa o método de criptografia WPA2 e avisa quando outros computadores se conectarem à sua rede.

Sem dúvida, a VWi-Fi não chegou em um tapete vermelho no Windows 7, tendo em vista que a Microsoft resolveu apelar mais para o visual do seu novo sistema operacional e corrigir a má impressão deixada pelo Vista. Contudo, é bom ficar atento aos investimentos da empresa de Bill Gates em qualquer área, pois se a Microsoft investe em alguma é porque ela tem potencial e tende a balançar o mercado. Fique de olho na evolução do VWi-fi e nas novidades do portal Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.