O Ubuntu 10.04 está chegando e vai trazer muitas novidades e melhorias para os usuários!

7 min de leitura
Imagem de: O Ubuntu 10.04 está chegando e vai trazer muitas novidades e melhorias para os usuários!

O Ubuntu vem conquistando cada vez mais usuários domésticos. Sua interface amigável e repleta de efeitos é um dos maiores atrativos do sistema e uma das principais responsáveis pelo grande número de novos utilizadores.

Essas características somadas à rapidez e à leveza fazem do Ubuntu uma ótima opção de sistema operacional para qualquer tipo de usuário. A fim de tornar o SO ainda melhor, os desenvolvedores estão trabalhando em uma nova versão, a Lucid Lynx, que ainda se encontra na versão beta 1, mas já trouxe algumas novidades agradáveis.

Se você também é fã de Linux, mas está com um pouco de receio em instalar a nova versão, afinal ainda está em fase de teste, não deixe de conferir tudo o que o Ubuntu 10.04 traz de novidade.

Interface do sistema

Primeiro, o cronograma

Antes de falar quais foram as mudanças mais notáveis que a nova versão do Ubuntu trouxe, que tal conferir o cronograma completo de todas as versões que serão lançadas e suas respectivas datas até o final da versão? A beta 2 está pertinho, é só esperar mais um pouco!

10 de Dezembro de 2009Alpha 1
14 de Janeiro de 2010Alpha2
25 de Fevereiro de 2010Alpha 3
28 de Março de 2010Beta 1
8 de Abril de 2010Beta 2
22 de Abril de 2010
Versão RC
29 de Abril de 2010
Versão Final - Ubuntu 10.04 LTS

O QUE VEM DE NOVIDADE POR AÍ

Kernel e Gnome atualizados

O Ubuntu Lucid Lynx conta com a versão 2.6.32 do Linux Kernel, o que traz maior estabilidade e rapidez para o sistema. Além disso, a compatibilidade entre hardware e o sistema operacional também será melhor com a utilização do novo núcleo.

Temas novos? Não, velhos modificados!Para fazer companhia ao Kernel, o Gnome também virá com uma versão melhorada do ambiente gráfico. Agora ele contará com o cliente de mensagens instantâneas Empathy, o gravador de discos Brasero e melhorias visuais em alguns detalhes como os ícones do sistema.

Embora não tenham prometido nenhum tema novo, que mudasse totalmente a aparência do sistema, os desenvolvedores inseriram algumas modificações na parte gráfica desta distribuição.

Os usuários podem conferir alguns temas já conhecidos que sofreram algumas alterações nas cores e fontes utilizadas.

Música legal no seu PC

Uma das maiores reclamações dos usuários que utilizam o Linux e o Windows é o fato de o sistema operacional do pinguim não trazer nenhuma aplicação que permite a compra online de músicas. Pois bem, agora o Ubuntu conta com o Ubuntu Music Store, uma loja online integrada ao próprio Rhythmbox, player padrão do sistema, que permite comprar músicas e salvá-las no seu computador.

A grande novidade, no entanto, fica por conta da integração deste serviço com o UbuntuOne. Isso porque você poderá sincronizar as músicas que você comprou com todos os seus computadores e até mesmo com os amigos. Muito legal isso, você não acha? Vai dar para comprar a música e tê-la em todas as máquinas de casa sem precisar copiar e colar os arquivos de um lugar pro outro!

Ubuntu Music Store

O Gimp foi-se embora

O editor de imagens mais conhecido do Linux dará adeus ao sistema do pinguim. Aliás, já deu. Na versão beta 1 da distribuição Lucid Lynx ele não é mais pré-instalado. Em seu lugar entrou o Pitivi.

Mesmo com toda a polêmica que essa troca causou na comunidade Linux, os desenvolvedores optaram em manter os planos e deixar o Gimp um pouco de lado, mas ele permanece na lista de aplicações da Central.

E o F-Spot ganha um upgrade

Finalmente o F-Spot ganhou algumas das melhorias tão pedidas pelos usuários. Além de gerenciador de imagens o aplicativo agora também possui algumas funcionalidades para edição, como redimensionar e cortar uma foto, retirar os olhos vermelhos, modificar os efeitos de luz, entre outros.

Mesmo que muitos usuários tenham ficado chateados com a retirada do Gimp, foi justamente essa ação que levou os desenvolvedores do sistema a incrementarem o F-Spot. Afinal de contas, um sistema operacional sem editor de imagens padrão não agrada muito aos usuários.

Jogos, mais jogos

Os jogos pré-instalados no Ubuntu também foram repensados, o que causou uma diminuição no número de games, mas também trouxe uma melhora significativa nas aplicações escolhidas.

Além dos famosos “Paciência AisleRiot” e do “Minas”, o Lucid Lynx traz de volta clássicos antigos como “Quadrapassel”, mais conhecido como “Tetris” e o jogo dos números, o “Soduku”.

Porém, a maior novidade fica mesmo por conta do “gbrainy”. Trata-se de uma coletânea de games de quebra-cabeças que prometem trazer muita diversão aos usuários, além de serem um forte treinamento para o cérebro humano.

Novos jogos!

Boot e instalação “The Flash” e novo login

As novidades e melhorias da distribuição Lucid Lynx podem ser notadas já na hora de instalar o sistema. Todo o processo de instalação do Ubuntu 10.04 não leva mais do que 40 minutos dependendo do computador que o usuário estiver utilizando.

Além disso, o boot do Ubuntu está notavelmente mais rápido e leva apenas alguns segundos para que o usuário possa iniciar suas atividades no computador. Para que isso fosse possível as telas que indicam o carregamento do sistema, e também o login do usuário, foram modificadas de modo que ficassem mais leves. No entanto, pode ser que até a versão final do Ubuntu 10.04 as telas de boot sofram outras modificações.

Tela de login e carregamento

Novas ferramentas pré-instaladas

A distribuição Lucid Lynx do Ubuntu embarca na onda das redes sociais e já traz em sua lista alguns aplicativos que facilitam a interação do usuário com a internet. Um bom exemplo é o Gwibber, um cliente para várias redes sociais, como Twitter, Facebook e Identi.ca.

A Central de Programas do Ubuntu

Outra novidade está na reformulação da interface e de algumas opções da Central de Programas do Ubuntu. Agora ela concentra não apenas instalação e remoção de aplicativos, mas também a atualização do sistema como um todo. Além disso, será possível instalar programas de sites externos por meio dela.

As categorias de aplicativos também foram revisadas e sofreram algumas modificações. Tudo isso foi feito pensando apenas em facilitar a vida dos usuários e tornar a tarefa de encontrar um programa bem mais simples.

Nova central de programas

Indicadores de sistema

O painel superior do Ubuntu sempre reuniu diversas informações a respeito do sistema em geral. A ideia para o Lucid Lynx foi unificar todos esses dados em uma nova, única e simples interface. Esta nova interface permite a rápida troca entre os usuários do sistema, por exemplo, ou ainda a alteração de status em vários mensageiros instantâneos ao mesmo tempo.

Instalar codecs nunca foi tão fácil

Instalando CodecsQue a instalação de codecs para rodar músicas e vídeos no Ubuntu não é uma tarefa fácil quase todos os usuários concordam. Isso mudou um pouco na versão 10.04 do sistema. Agora basta clicar em um botão que todos os codecs necessários para rodar arquivos de áudio e vídeo são automaticamente baixados e instalados.

Ao executar o Rhythmbox pela primeira vez o usuário se depara com uma mensagem avisando que os codecs necessários ainda não foram instalados e, logo abaixo, um botão que permite fazer o download de todas as dependências. Depois é só esperar até que tudo seja baixado e instalado. Fácil assim!

E os efeitos de transparência?

Os tão prometidos efeitos de transparência também já podem ser visualizados na versão beta 1 da distribuição Lucid Lynx. Mas não espere nada revolucionário. Além dos efeitos já conhecidos dos usuários, esta versão do Ubuntu traz uma leve transparência nos Menus flutuantes, aquelas mensagens que aparecem quando você deixa o mouse por alguns segundos sobre uma opção do sistema.

Efeitos de transparência

O que esperar da versão final

Ainda há duas versões de teste até que finalmente saia o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx final. A previsão é que esta distribuição do Linux seja finalizada até final de abril. Até lá, espera-se que outros recursos sejam inseridos e bugs arrumados. Só assim para que as janelas de erro do sistema parem de aparecer.

Você pode ajudar a deixar o Ubuntu ainda melhor. É muito fácil, basta reportar os bugs que encontrar nas versões beta 1, beta 2 e RC do sistema. Quem sai beneficiado com essa ação é você!

IMPORTANTE!

Vale lembrar que o Ubuntu Lucid Lynx está em sua versão beta 1 de testes. Ou seja, certamente existem muitos bugs e problemas que ainda serão corrigidos. Por esses motivos não é aconselhado que o usuário substitua seu sistema atual pelo Ubuntu Lucid Lynx.

O melhor a fazer é criar uma máquina virtual para rodar o sistema operacional em fase de testes ou reservar uma pequena partição do disco para ele. Ajude a aprimorar o Ubuntu Lucid Lynx e torna-lo ainda melhor do que as versões anteriores. O poder está em suas mãos também!

Agora é com você! O que achou das novidades que a nova distribuição do Ubuntu trouxe? Já usou a versão beta 1?

Não deixe de enviar seus comentários e experiências, eles podem ser úteis para outros usuários e certamente são muito importantes para nós!

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.