Big Linux 11.10

Big Linux

11.10 Em Português

Distribuição Linux brasileira completamente em português, pronta para uso com um visual agradável



Big Linux é uma distribuição brasileira Linux baseada nas distros Kurumin, Ubuntu, Knoppix e Kanotix. Seus principais destaques são a qualidade de sua interface e o fato de todo o sistema estar no idioma português do Brasil. Ela funciona por Live CD, sendo possível instalá-la no HD.

Linux para Brasileiros

O principal diferencial de Big Linux perante às demais distribuições Linux existentes no mundo Software Livre é o uso do idioma português como padrão. Isso permite que usuários do nosso país que não possuam familiaridade com o Inglês sintam-se  à vontade com todo o sistema.

Além disso, alguns manuais de uso do Big Linux foram disponibilizados no próprio sistema, os quais podem ser acessados através do Konqueror, navegador Web e de arquivos oficial do KDE.

Manual no Konqueror



Sistema pronto para uso

A imagem padrão do Big Linux acompanha acessórios importantíssimos para que você já possa desfrutar do sistema automaticamente. Isso não acontece no Ubuntu, visto que é necessário instalar e configurar plugins de forma manual.

Por exemplo, ao abrir o Firefox (3.0), o flash já está instalado no computador. O mesmo vale para arquivos MP3, os quais podem ser executados  automaticamente sem a necessidade de um plugin adicional para isto.

Além disso, as ferramentas software livre mais conhecidas (Gimp, OpenOffice, Firefox, Amarok, etc.) estão presentes no Big Linux para uso imediato. 

Visual bonito sem perder desempenho

O visual desta distribuição, provido pelo uso de KDE 3.5, é muito bonito e chamativo, com menus bem desenhados e contornados, incluindo efeitos especiais. Por exemplo, o menu é bastante organizado, como na imagem abaixo.

Menu KDE Big Linux



Apesar e sua qualidade gráfica, o sistema não exige uma máquina super potente, mas apenas 256 MB de memória RAM, o que permite que atualmente qualquer máquina rode Big Linux.

Escolha de Temas


Um grande atrativo desta distribuição é a possibilidade de escolha entre oito temas distintos já na tela de boot do liveCD, sendo que cada um deles possui características próprias. Antes de escolher um tema em definitivo, é possível visualizar uma prévia de cada um deles.

Fácil Instalação de Programas

Para todos que já estão acostumados com o Ubuntu, Debian ou Kurumin, o modo de instalação do programa continua o mesmo. Portanto, para instalar uma nova ferramenta de maneira simples, basta usar o Sinaptic ou o comando APT-GET.

Como Testar o Big Linux no PC?

Para testar Big Linux em seu computador, basta efetuar o download da imagem .ISO (LiveCD). Logo em seguida, abra um software para gravação (K3B, Brasero) e queime a .ISO em uma mídia de CD virgem ou regravável.  Em seguida, reinicie o computador selecionando a opção Inicar pelo CD no menu da bios da sua máquina.

 

Imagens do Big Linux

Manual no Konqueror

Nossa opinião sobre o Big Linux:

Big Linux é uma distribuição desenvolvida por brasileiros para brasileiros, cuja linguagem está completamente em português. Sua interface gráfica é bastante atrativa, através do uso do KDE, mas sem exigir uma máquina potente.

Muitos plugins (Flash, mp3, etc.) já estão por padrão instalados no sistema, o que permite que seus usuários aproveitem todo seu potencial logo de cara. Além disso, seus programas podem ser instalados de maneira muito simples através do Synaptic e o Apt-Get.

Visto todos seus prós citados acima, recomendamos seu download.


SHOPPING BAIXAKI

Comentários (0)

  • lucas lucas   em 19/7/2014 - versão: 11.10

    difícil eu loga no Baixaki pra comentar um programa mas esse linux foi o único que não tive problema pra instala o chrome

  • Elvis Viana da Silva Elvis Viana da Silva   em 2/5/2014 - versão: 11.10

    Vim aqui deixar minha análise quanto ao Biglinux; como a maioria sempre fui um usuário windows pois não me familiarizava com nenhum outro sistema, ainda mais linux; incompatibilidade de programas, layout de sistemas diferentes, problemas na instalação e similaridade de uso, enfim "uma vez windows, sempre windows", mas resolví procurar uma alternativa grátis de um sistema operacional que suprisse minhas necessidades e que não em deixasse com esse "peso na consciência" e encontrei o tal Biglinux, baixei a versão final no site dos próprios desenvolvedores que por sinal são brasileiros, instalei sem maiores surpresas em uma máquina que tinha sobrando e fui testar o que ele tinha pra me oferecer: de começo todos os drivers são instalados automaticamente, reconhecimento de todos os periféricos e atualizações simples, layout intuitivo e pra minha surpresa compatibilidade com quase todos os meus programas feitos pra windows (que louco), editores, reprodutores, office... tudo que eu precisava e o melhor; em conformidade com o contrato é grátis, estável, simples, intuitivo e o melhor não deixa sua máquina lerda. recomendo a voce que gostaria de uma alternativa barata, em legalidade com os desenvolvedores e similar ao tão famoso sistema pirateado.

  • Johnatan Sabino Johnatan Sabino   em 15/11/2013 - versão: 11.10

    Não sou de comentar, porém esse sistema é ótimo,maravilhoso, me salvou antes eu usava o "linux Satux" na sua versão 1.7 eu usei aproximadamente 4 meses em meu notebook, ele não reconhecia os drivers da minha placa wifi e dava erro ao atualizar e baixar algum aplicativo, depois que eu baixei o " Big linux" , foi show , ele ja veio com tudo instalado minha placa de rede ja habilitou na hora , além de vim até com o adblock para bloquear os malditos links maliciosos HUEUHE, ganhou meu respeito e outra tem um site que tem ja direto os programas,musicas e imagens, ganhou mais um fã

  • nando nando   em 14/7/2013 - versão: 11.10

    nota 5

  • Cleber Souza Cleber Souza   em 31/5/2013 - versão: 11.10

    Perfeito. A única desvantagem é para quem é usuário avançado de Excel e o utiliza muito, pois, o MS Excel a partir do 2007 tem muitas facilidades. SUPER RECOMENDADO!

  • ELIAS ELIAS   em 27/1/2013 - versão: 11.10

    distro bem melhor que umbuntu. aconselho para quem migrar do windows para linux optar pelo biglinux pois a versao 4.0 esta bem estavel. a melhor distro do linux .

  • Will Godoy Will Godoy   em 25/1/2013 - versão: 11.10

    Conheci o Linux no lançamento do Ubuntu 9.04 e me apaixonei. Já usei umas 4 distros continuamente, mas já testei pelo menos umas 15. Essa versão do Big Linux está simplesmente perfeita. Completíssima, super estável, e lindos recursos visuais que rodam até com um hardware bem modesto. E a versão 12.04 consegue a proeza de ser mais completa e bonita do que essa. Recomendo de montão. Não precisa fazer nada depois da instalação. Só atualizar quando for solicitado. Nota 1000!!

  • Diogo de Souza Ceccon Diogo de Souza Ceccon   em 7/12/2012 - versão: 11.10

    Para quem está acostumado com o windows ele é bem parecido, o problema é q ele é um pouco lerdo na hora de abrir programas e janelas.

  • juliano accioly juliano accioly   em 14/11/2012 - versão: 11.10

    O sistema operacional é perfeito,o BIGBRUNO conseguiu juntar o famoso Ubuntu,e com sua criatividade criou um sistema imbativel.Parabens BIGBRUNO.

  • Ricardo Ricardo   em 26/8/2012 - versão: 11.10

    Estou muito satisfeito o melhor

Ver todos os comentários »