Opera 23.0.1522.60

Opera

23.0.1522.60
  • Gratuito
  • 41,90 MB
  • Para Mac OS X
  • Atualizado em 22/7/2014
  • Opera
Clique para baixar Opera Clique para Baixar

Opera ganha mudança em seu visual e ferramentas para aprimorar a sua comodidade de leitura

Por Felipe Gugelmin

Muito se fala da disputa acirrada pela liderança do mercado de navegadores, principalmente entre Google ChromeMozilla Firefox. Esses browsers podem até ser os mais usados no mundo, mas isso não significa que eles são os únicos capazes de promover uma navegação de qualidade.

O Opera está aí para provar isso, com 16 anos de existência e carregando o título de pioneiro em diversas funcionalidades que também foram adotadas por outros softwares do gênero — valendo um destaque especial para o Speed Dial.

E a companhia norueguesa responsável por este navegador está empenhada em mostrar aos internautas que o seu produto pode ser tão bom ou, quem sabe, até mais qualificado que os “queridinhos” do momento.

A mais recente versão do Opera traz pequenas mudanças em sua interface, um aperfeiçoamento da sua tela inicial, a adoção de um mecanismo para que você marque páginas para serem lidas depois e o lançamento de uma espécie de leitor de feeds nativo. Se você ainda não conhece este browser, não perca mais tempo e baixe-o agora. Você não sabe o que está perdendo!

O que já foi novidade

Em suas últimas edições, o Opera trouxe uma grande quantidade e variedade de melhorias e novas funções. No Speed Dial, o browser passou a permitir a adição de quantas miniaturas você quiser e a sua integração com as extensões melhorou, possibilitando o acréscimo de widgets — como um atalho com as previsões do tempo.

No tocante à segurança, o navegador adotou um sistema de identificação do que é ou não confiável enquanto você navega na internet. Usando ícones intuitivos, agora é muito mais fácil saber qual o nível de segurança dos sites que você acessa, agilizando o reconhecimento dos alertas do sistema.

O Opera teve implementado também o suporte nativo para o uso de webcams, tomando para si a responsabilidade de detectar e reconhecer o hardware do acessório utilizado.

E isso não é tudo: ele ainda aprimorou a sua compatibilidade com os padrões WebM, HTML5 e QRESYNC, uma extensão para IMAP que trabalha com a sincronização de metadados. Apesar de nem todos os servidores IMAP suportarem QRESYNC, Fastmail e My Opera Mail estão entre aqueles que são compatíveis.

Menu mais enxuto

Assim como vem acontecendo com a maioria dos navegadores da atualidade, a nova edição do Opera não trouxe alterações significativas em sua interface. A mudança que deve ser mais facilmente percebida é a remodelação do seu menu principal — que ficou mais enxuto.

Agora, quando você pressiona o botão “Opera”, o menu exibido reúne logo na sua estrutura inicial quase todas os recursos de configuração oferecidos. Antes, essas ferramentas ficavam muitas vezes “escondidas” em subníveis, dificultando o acesso de quem ainda não estava familiarizado com elas.

Acesso prático aos sites mais visitados

Se você já acompanha o desenvolvimento do Opera há algum tempo, deve saber que ele foi um dos primeiros browsers a adotar um recurso com o objetivo de reunir em uma única tela vários atalhos para os sites mais visitados pelo internauta. A ideia do Speed Dial deu tão certo que praticamente todos os navegadores da atualidade aderiram a ela.

As novidades nesse mecanismo são a presença de um campo de pesquisa na web e outro para as páginas linkadas nele e a possibilidade de agrupar vários atalhos em pastas. Com isso, o seu acervo de páginas favoritas pode ser mais bem organizado, fica mais fácil encontrar um atalho específico e as pesquisas por termos na internet podem ser realizadas de maneira mais rápida e prática.

Agora não posso, leio depois

Na sua mais recente atualização, o Opera ganhou também um recurso chamado Stash, o qual é facilmente identificado pelo ícone de um coração. A proposta dele é permitir que você marque páginas do seu interesse para uma leitura posterior.

Para isso, a barra de endereço do browser teve adicionado um botão no formato de coração na sua extremidade direita. Sempre que você visitar um conteúdo que deseje ler, mas não tenha tempo naquele exato momento, basta clicar nesse mecanismo.

Automaticamente, o navegador registra a URL da página e a disponibiliza em uma seção própria (que pode ser visitada rapidamente pelo Speed Dial) na forma de lista ou tendo a parte inicial exibida em quadros expansíveis.

A lista de matérias para ler está grande e você não acha aquela notícia desejada? Não se preocupe, pois o Stash também oferece um sistema de busca apenas para os atalhos criados em seu domínio.

Sempre bem informado

Outra novidade apresentada pela mais recente versão do Opera é a ferramenta denominada “Descobrir”. Ela funciona basicamente como um leitor de feeds RSS, ou seja, notícias de diferentes veículos de comunicação são apresentadas em uma única tela.

Clicando sobre qualquer uma das miniaturas ou em um dos títulos exibidos, uma nova aba é aberta com o conteúdo na íntegra e na sua fonte original. Como o seu próprio nome revela, esse recurso pretende fazer com que você descubra coisas novas e se mantenha bem informado.

No canto superior direito, por meio do ícone tradicional de menus de configuração, você é capaz de determinar o país e o idioma nos quais o Descobrir deve se basear para coletar conteúdos.

Do outro lado, em um menu de seleção suspenso, é possível selecionar uma das categorias de notícias disponíveis. Entre essas segmentações, você encontra esportes, alimentação, economia, lazer, empresas, entretenimento, saúde, viagens, estilo de vida, artes, ciência e muito mais.

Deixe o Opera com a sua cara

Personalizar é muito interessante e, através do Opera Software, as pessoas podem encontrar uma enorme variedade de ferramentas para alterar o estilo do navegador. Uma funcionalidade bacana para quem quer afinar o programa de acordo com o seu gosto é digitar opera:config na barra de endereços do browser. Depois de fazer isso, uma nova tela com uma infinidade de possibilidades de configuração se abrirá.

 


Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Opera e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

O Opera não é nenhum iniciante no mercado dos navegadores e está provando a cada nova versão que tem alcançado progressos importantes e pode bater de frente com qualquer outro concorrente quando o assunto é experiência de navegação e desempenho.

Um dos seus maiores destaques é a sua interface, a qual possui aspectos minimalistas (liberando uma área maior para a visualização dos conteúdos acessados), é bem organizada (separando os recursos oferecidos de forma lógica e acessível) e conta com ícones bastante intuitivos.

Essa combinação de características promove uma interação descomplicada e de fácil assimilação. Com isso, qualquer pessoa, mesmo aquelas que nunca mexeram no Opera, podem se familiarizar com o seu funcionamento sem encontrar grandes dificuldades.

Este navegador também se mostrou muito leve, exigindo pouco tanto do processador quanto da memória RAM. Dessa forma, ele pode ser executado em máquinas com uma configuração de hardware relativamente limitada sem ocasionar lentidão ou travamentos.

Outro belo atrativo do Opera é a qualidade dos temas disponíveis. Personalização é uma das palavras-chave para o sucesso de um browser hoje em dia, e nesse sentido este aplicativo não deixa a desejar.

Embora não conte com a mesma variedade de planos de fundo que outros navegadores mais populares, as opções oferecidas por ele têm excelente resolução de imagem e podem ser exibidas em monitores de grande porte sem qualquer problema.

O único “ponto negativo” que podemos mencionar sobre este navegador é a relativa baixa quantidade e variedade de extensões e temas para personalização quando comparado aos líderes da sua categoria, Mozilla Firefox e Google Chrome. Por tudo isso, podemos afirmar que o Opera é um dos melhores browsers da atualidade e que merece ao menos uma chance de mostrar tudo aquilo que tem a oferecer para você.

ImportantePrós
  • Interface bonita e organizada
  • Leve e fácil de usar
  • Estável e seguro
  • Ótima qualidade e resolução de imagem dos temas disponíveis
  • Novos recursos colaboram para você se manter bem informado
ImportanteContras
  • Pouca quantidade de complementos e temas

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • CWB CWB
    em 3/7/2013 às 17:56h
    versão: 15.0 Build 1147.132 4

    Uau, tá muito rápido!!!

  • Alex Alex
    em 3/7/2013 às 01:59h
    versão: 15.0 Build 1147.132 4

    gostei bastante da velocidade.

  • Luiz Felicio Luiz Felicio
    em 10/10/2012 às 09:25h
    versão: 12.02 Build 1578 Final 1

    Sempre fui fã do Opera, tanto na epoca que usava windows quanto na de Mac, porém, a nova versão do Opera é muito lenta, o plugin do flash chega a consumir 800mb de memória, por conta disso fico usando a versão antiga. Mas ando desanimado, colocar essa nota 1 pro Opera era algo que nunca acharia que faria, ja desinstalei e instalei várias vezes e nada, continua consumindo muita memoria, esperei vim uma nova versão, veio, e o problema persiste. Está complicado, estão acabando com o navegador.

  • CWB CWB
    em 9/12/2011 às 09:24h
    versão: 11.60 Final 5

    O Opera é um browser inovador e foi o primeiro a incorporar o modo tela cheia no Lion (depois do Safari, é lógico) rápido, prático e ocupa pouca memória do seu Mac!

  • Caio Caio
    em 28/4/2011 às 22:44h
    versão: Final 3

    A qualidade grafica não deixa a desejar, muito boa realmente, digna de MAC, com funções muito legais, tipo o agrupamento de abas super facil e essas também sempre em miniaturas,além de ser rapido, mas em contra partida, as vezes abre algumas telas que só ficam um "RISCO", como se tivessem prensado as mesmas, ficando quase inacessíveis, além de que ele as vezes fecha do nada também, deixando nós usuarios meio irritados, caso consigam corrigir essas falhas dele, sem duvida saio do firefox e venho definitivamente para o Opera.

  • Leo Leo
    em 28/4/2011 às 22:18h
    versão: 11.10 Build 2092 Final 5

    Galera do baixaqui, é com muita satisfação que eu recomendo o navegador Opera, sempre usei o safari e o firefox. Mas tive a curiosidade de baixar o opera e me surpreendi com a qualidade e velocidade de navegador.

  • Leonardo Maturana Leonardo Maturana
    em 20/10/2010 às 02:30h
    versão: 10.63 4

    Muitos recursos e ferramentas. E o melhor de tudo, é MUITO LEVE e RÁPIDO. Usar o Firefox no meu Mac me faz ter saudades do IE de tão lento que ele é. Mas, para mim, ferramentas demais são legal no começo, depois eu até esqueço que elas existem. Vou continuar usando o Safari mesmo, que tem um layout mais agradável.

  • Rafael Rafael
    em 26/5/2010 às 17:47h
    versão: 10.52 5

    Multitouch, abas visuais, velocidade e interface integradas com o sistema, o Opera é perfeito em qualquer plataforma.

  • izau melo izau melo
    em 6/2/2010 às 22:04h
    versão: 10.5 5

    Além de todas as vantagens já existentes, agora super veloz, o Opera, que na minha opinião é o navegador que mescla o melhor de cada um dos demais, além de ter o mais incrível gerenciador agregado. Vale a pena baixar e conferir!

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.125 segundos)