Opera 26.0.1656.32

Opera

26.0.1656.32
  • Em Português
  • Gratuito
  • 52,40 MB
  • Para Mac OS X
  • Atualizado em 2/12/2014
  • Opera
  • Baixar
    Gratuito
    alterar
    Com instalador (recomendado)
    Sem instalador
    32 bits com instalador

Opera ganha mudança em seu visual e ferramentas para aprimorar a sua comodidade de leitura

Por Leonardo Müller

Opera é um navegador web mundialmente conhecido, porém não tão utilizado quanto seus principais concorrentes, o Google Chrome e o Mozilla Firefox. Isso não quer dizer que o browser é pior do que seus concorrentes, mas ele realmente teve algumas atualizações passadas muito infelizes.

Agora, com a versão 26, o Opera corrigiu praticamente todos os erros do passado, principalmente aqueles relacionados à marcação de páginas favoritas, e seu desempenho foi consideravelmente melhorado. Com isso, ele se tornou um concorrente à altura na acirrada briga pela liderança na web.

Novidades na interface

O Opera tem mudado bastante sua interface nos últimos anos a fim de encontrar uma boa solução para combater a concorrência, e, pelo que parece, os desenvolvedores finalmente conseguiram algo estável e concreto para oferecer aos usuários.

A estrutura principal continua a mesma, com uma aparência bem sóbria e bastante similar ao que já encontramos nos concorrentes, mas a tela “Speed Dial”, aquela que traz seus sites favoritos organizados em grade, foi reformulada e está mais bonita. Ela também agregou as funções do antigo menu “Descobrir”, que traz notícias relevantes para o usuário, e “Marcadores”, a área que organiza os favoritos que você marca na web.

Essa nova tela Speed Dial pode ser usada inclusive como tela inicial do Opera. Para que ela sempre apareça quando você abrir o navegador. Entretanto, é necessário acessar as configurações e marcar “Abrir página inicial”, logo na primeira seção de opções das configurações.

Apesar disso, como alguns usuários são mais resistentes a mudanças, os desenvolvedores oferecem também a antiga página oficial como opção. A diferença entre elas é basicamente de organização e visual, já que praticamente não há diferenças no nível de funcionalidades.

Marcadores

Outro elemento que mudou no Opera e que chama atenção é o sistema de marcadores. Isso é conhecido nos demais navegadores como “Favoritos”, mas no Opera eles funcionam de uma forma muito mais avançada. Há uma tela específica para eles, e, nesse elemento, você encontra uma organização de pastas de marcadores à esquerda e uma tela para exibição de itens à direita.

É possível pesquisar marcadores, reorganizar tudo que estiver por ali e até compartilhar pastas de marcadores com amigos. Para isso, basta abrir uma pasta de marcadores, selecionar os itens que serão compartilhados e, em seguida, tocar em “Compartilhar”. Imediatamente, um link será dado a você para enviar a seus amigos. Eles podem acessar isso e importar para seus navegadores ou simplesmente conferir os detalhes.

Fora isso, aqueles problemas terríveis de importação de favoritos das versões passadas do Opera acabaram. Agora, isso funciona como deveria funcionar, e, ao fazer a importação, seus favoritos são imediatamente convertidos em marcadores com miniaturas que se integram ao estilo visual do navegador. Dados de navegação, como históricos e senhas salvas, também podem ser importados.

Desempenho

Em nossos testes de benchmark, a última versão do Opera teve praticamente o mesmo resultado da última versão do Google Chrome. Foram 1007 pontos para o Opera contra 1040 para o navegador da Google no Peacekeeper HTML5. Na prática, isso não gera muita diferença, mas o Opera ganha alguns pontos na hora de iniciar pela primeira vez no sistema quando o Chrome sempre leva algum tempo a mais para estar completamente funcional.

É necessário comentar ainda sobre a possibilidade de abrir documentos em PDF diretamente no browser, além de outros tipos de arquivos. É interessante lembrar também que, a partir de agora, usuários do Mac OSX e do Linux passarão a receber os mesmos recursos dos usuários do Windows no Opera. Apesar disso, a interface do navegador em cada um desses sistemas operacionais possui alguns elementos para deixá-lo mais integrado a esses ambientes.




Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Opera e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Depois de cometerem alguns erros em versões passadas, os desenvolvedores do Opera finalmente acertaram a mão na interface do navegador e deixaram o aplicativo realmente tinindo. É possível dizer que o Opera está de igual para igual com o Google Chrome e com o Mozilla Firefox em questão de usabilidade e desempenho. Escolher um entre os três é basicamente questão de gosto e necessidade de algumas ferramentas extras.

Falta de complementos

Essas ferramentas extras — extensões, temas e plugins — ainda são o calcanhar de Aquiles do Opera. Há poucas opções de extensões para baixar na loja do navegador, e você também não encontra muitos temas para ele.

Apesar disso, o navegador compensa a falta de temas diversificados com uma ferramenta integrada que permite ao próprio usuário criar seu tema. Quanto às extensões, a brincadeira não é tão simples assim. Sites de bancos, por exemplo, raramente criam ferramentas de segurança para seus clientes ficarem sempre navegando no Opera e, por isso, é necessário manter um navegador auxiliar no computador.

Interface impecável

Fora essa dificuldade, entretanto, não há absolutamente nada do que reclamar do Opera. A sua interface é impecável e muito bonita. Tudo é feito para ser bastante intuitivo, sendo notável o belo trabalho na construção de ícones e na aplicação de efeitos de transição. Entre as soluções mais famosas para navegar na internet, não dá para negar que o Opera é o que mais agrada os olhos.

O sistema de marcadores com a possibilidade de compartilhar esses itens com seus amigos através de um link gerado instantaneamente é um dos maiores destaques do programa. Você não vai dar o devido valor a esse item até o dia em que estiver procurando alguma coisa para comprar, como um apartamento, e precisar compartilhar vários links de uma só vez com alguém.

Além disso, a forma como o Opera lida com os marcadores em geral é muito agradável. Ele cria miniaturas para cada página adicionada e permite ao usuário personalizar esses itens. Nenhum outro navegador lida com marcadores com soluções tão práticas bonitas na interface.

A nova página inicial que concentra o “Speed Dial”, o “Descobrir” e o “Marcadores” agora ficou mais elegante e intuitiva. Como praticamente todos os menus de configurações do browser possuem barras laterais com guias de opções, fazia sentido utilizar o mesmo esquema para a tela inicial do navegador.

Desempenho

O Opera também melhorou bastante o seu desempenho. Trata-se de um navegador muito ágil para navegar na internet e também para ser executado pelo sistema. É notável que ele é executado pelo sistema com mais velocidade do que o Chrome, por exemplo, que é bem mais pesado.

Sendo assim, só podemos recomendar a nova versão do Opera sem maiores ressalvas. O navegador evoluiu na medida certa e, agora, oferece uma ótima interface a seus usuários combinada a um ótimo desempenho. Portanto, se você nunca testou esse navegador ou criou algum preconceito contra ele no passado, vale muito a pena conferir as novidades.

ImportantePrós
  • Interface impecável
  • Ótimo sistema de marcadores
  • Compartilhamento de marcadores
  • Nova Tela Inicial
  • Desempenho melhorado
ImportanteContras
  • Pouca quantidade de complementos e temas

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • CWB CWB
    em 3/7/2013 às 17:56h
    versão: 15.0 Build 1147.132 4

    Uau, tá muito rápido!!!

  • Alex Alex
    em 3/7/2013 às 01:59h
    versão: 15.0 Build 1147.132 4

    gostei bastante da velocidade.

  • Luiz Felicio Luiz Felicio
    em 10/10/2012 às 09:25h
    versão: 12.02 Build 1578 Final 1

    Sempre fui fã do Opera, tanto na epoca que usava windows quanto na de Mac, porém, a nova versão do Opera é muito lenta, o plugin do flash chega a consumir 800mb de memória, por conta disso fico usando a versão antiga. Mas ando desanimado, colocar essa nota 1 pro Opera era algo que nunca acharia que faria, ja desinstalei e instalei várias vezes e nada, continua consumindo muita memoria, esperei vim uma nova versão, veio, e o problema persiste. Está complicado, estão acabando com o navegador.

  • CWB CWB
    em 9/12/2011 às 09:24h
    versão: 11.60 Final 5

    O Opera é um browser inovador e foi o primeiro a incorporar o modo tela cheia no Lion (depois do Safari, é lógico) rápido, prático e ocupa pouca memória do seu Mac!

  • Caio Caio
    em 28/4/2011 às 22:44h
    versão: Final 3

    A qualidade grafica não deixa a desejar, muito boa realmente, digna de MAC, com funções muito legais, tipo o agrupamento de abas super facil e essas também sempre em miniaturas,além de ser rapido, mas em contra partida, as vezes abre algumas telas que só ficam um "RISCO", como se tivessem prensado as mesmas, ficando quase inacessíveis, além de que ele as vezes fecha do nada também, deixando nós usuarios meio irritados, caso consigam corrigir essas falhas dele, sem duvida saio do firefox e venho definitivamente para o Opera.

  • Leo Leo
    em 28/4/2011 às 22:18h
    versão: 11.10 Build 2092 Final 5

    Galera do baixaqui, é com muita satisfação que eu recomendo o navegador Opera, sempre usei o safari e o firefox. Mas tive a curiosidade de baixar o opera e me surpreendi com a qualidade e velocidade de navegador.

  • Leonardo Maturana Leonardo Maturana
    em 20/10/2010 às 02:30h
    versão: 10.63 4

    Muitos recursos e ferramentas. E o melhor de tudo, é MUITO LEVE e RÁPIDO. Usar o Firefox no meu Mac me faz ter saudades do IE de tão lento que ele é. Mas, para mim, ferramentas demais são legal no começo, depois eu até esqueço que elas existem. Vou continuar usando o Safari mesmo, que tem um layout mais agradável.

  • Rafael Rafael
    em 26/5/2010 às 17:47h
    versão: 10.52 5

    Multitouch, abas visuais, velocidade e interface integradas com o sistema, o Opera é perfeito em qualquer plataforma.

  • izau melo izau melo
    em 6/2/2010 às 22:04h
    versão: 10.5 5

    Além de todas as vantagens já existentes, agora super veloz, o Opera, que na minha opinião é o navegador que mescla o melhor de cada um dos demais, além de ter o mais incrível gerenciador agregado. Vale a pena baixar e conferir!

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.172 segundos)