Programas promovem inclusão e empregabilidade no mercado de Tecnologia

2 min de leitura
Imagem de: Programas promovem inclusão e empregabilidade no mercado de Tecnologia
Imagem: Getty Images

Procurando oportunidades de qualificação gratuita para ingressar no mercado de Tecnologia? Neste mês de abril, há pelo menos dois programas promovendo inclusão e empregabilidade no segmento com inscrições abertas, trazendo vagas para pessoas de todo o Brasil.

Confira mais detalhes sobre cada uma das iniciativas a seguir e saiba como participar desses projetos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Programadores do Amanhã

O projeto é focado no público negro e indígena.O projeto é focado no público negro e indígena.Fonte:  Programadores do Amanhã/Divulgação 

Com 120 vagas abertas, o Programadores do Amanhã é um curso gratuito de programação para pessoas negras e indígenas de baixa renda. Ele possui duração de 12 meses e aulas online, permitindo a participação de qualquer lugar do país.

Os estudantes terão formação full stack em programação focada em JavaScript e mais três módulos, incluindo o desenvolvimento de soft skills, apoio psicológico e inglês aplicado ao mercado de Tecnologia. As aulas são ao vivo, via Zoom, com notebook e ajuda de custo para internet, destinadas a quem não possui tais recursos.

Chegando à sexta turma, o projeto, apoiado por Méliuz, iFood e Instituto Localiza, também auxilia na inserção dos alunos no mercado de trabalho, com participação prioritária nas seleções de big techs e empresas de destaque. Em outras edições, os estudantes foram contratados por Localiza, BV, Mercado Livre e Itaú.

As inscrições para a sexta turma do curso Programadores do Amanhã seguem abertas até 28 de abril no site do projeto. As oportunidades são para jovens de 16 a 21 anos, de baixa renda, que sejam pessoas pretas, pardas ou indígenas, matriculadas no 2º ou 3º do ensino médio em escola pública. As aulas terão início em julho.

Escola da Nuvem

A Escola da Nuvem agora também disponibiliza aulas presenciais.A Escola da Nuvem agora também disponibiliza aulas presenciais.Fonte:  Escola da Nuvem/Divulgação 

Outra iniciativa que objetiva suprir a demanda de vagas no mercado de Tecnologia é o projeto social Escola da Nuvem. Há inscrições abertas para a Certificação em Nuvem AWS, destinada às pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Ministrado por instrutores certificados, o curso gratuito aborda conceitos gerais de TI, incluindo armazenamento, rede e plataforma de nuvem, permitindo obter a certificação digital AWS Certified Cloud Practitioner e AZ900. Os formandos serão direcionados para a Jornada da Empregabilidade da Escola da Nuvem, que possui parcerias com empresas do setor.

As aulas são online, mas quem não possui acesso à internet também pode participar. Neste caso, o aluno é direcionado a um dos laboratórios parceiros para acompanhar as aulas presencialmente, com vagas disponíveis em São Paulo (SP), Osvaldo Cruz (SP), Ceilândia (DF) e Sumé (PB). Para participar do processo seletivo, inscreva-se no site da Escola da Nuvem, onde você encontras todas as informações sobre a iniciativa.

Mantenha-se atualizado sobre os cursos na área de Tecnologia aqui no TecMundo e aproveite para compartilhar a matéria em suas redes sociais.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.