Como limpar seu computador de uma forma segura e fácil [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Como limpar seu computador de uma forma segura e fácil [vídeo]

Talvez você não repare, mas, diariamente, uma grande quantidade de poeira é depositada em seu PC. Pequenas frestas e orifícios possibilitam a entrada de sujeira no interior da máquina. Além disso, teclado, mouse, monitor e outros componentes ficam imundos com facilidade.

Para evitar problemas de funcionamento e danos à sua saúde, é necessário realizar limpezas periodicamente. Claro, usar o espanador de pó já ajuda, mas isso nem sempre é suficiente. Hoje, vamos ensinar como limpar seu computador de forma segura e fácil.

Atenção

Antes de começar, certifique-se de que o PC está devidamente desligado. Recomendamos que você nunca use água para limpar os componentes de hardware. Não é indicado usar álcool comum ou produtos derivados, pois eles podem estragar as peças.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

É importante realizar todo o processo com cautela e delicadeza, pois qualquer movimento brusco pode danificar as peças do computador. Além disso, indicamos que você faça a limpeza em um local arejado e que seja fácil de limpar posteriormente.

Materiais necessários

Para executar todos os procedimentos, você vai precisar de:

  • Cotonetes;
  • Palito de dentes;
  • Detergente;
  • Água;
  • Água destilada;
  • (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)Álcool isopropílico;
  • Aspirador de pó;
  • Pincel de cabo longo e cerdas macias;
  • Secador de cabelos com ar frio;
  • Folha de jornal;
  • Chave de fenda;
  • Chave philips;
  • Pinça;
  • Uma lata de ar comprimido pode ser útil.

Limpando o “rato”

Vamos começar nossa faxina pelo componente mais fácil, o mouse. Para limpá-lo, você precisa apenas umedecer um pano com água e detergente e passar o pano na superfície externa do periférico.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Se você usa um mouse com bolinha, abra o compartimento inferior, remova a bolinha e, com um palito de dentes, remova a crosta de resíduos das roldanas. Por fim, use uma pinça para retirar a sujeira. Vale repetir essa limpeza com certa frequência, pois a poeira acumulada pode afetar o funcionamento do periférico.

Limpeza básica do teclado

Agora que fizemos a limpeza do mouse, é hora de dar uma geral no teclado. Primeiro, vamos fazer uma faxina básica, pois nem todos os teclados precisam ser desmontados para ficar limpos.

  1. Desconecte o teclado do PC e leve-o até algum local em que você possa fazer sujeira. Não remova o periférico com o computador ligado, pois isso pode causar problemas;
  2. Abra um jornal no chão para evitar que a poeira caia no piso;
  3. Vire o teclado de ponta-cabeça e sacuda-o para remover parte da sujeira;
  4. Se você quiser, dê leves tapinhas na parte traseira do teclado;
  5. Agora, use a lata de ar comprimido para expelir o restante da sujeira. Se você não tiver uma, vale usar um secador de cabelos com ar frio;
  6. Passe o bico com cerdas do aspirador de pó por cima do teclado;
  7. Aplique um pouco de álcool isopropílico em um cotonete. Passe o cotonete nas laterais das teclas e nas frestas. Não use muita força, pois uma tecla pode sair do lugar;
    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
  8. Umedeça levemente um pano e aplique um pouco de detergente. Passe o pano em cima das teclas para retirar a sujeira que ficou grudada. Por fim, passe um pano seco.

Limpeza avançada do teclado

Muitas vezes, a sujeira acumulada no interior do teclado pode impedir o bom funcionamento do dispositivo. Para solucionar o problema, você deverá remover as teclas. Este procedimento é arriscado, portanto, você deverá ser delicado ao realizar os passos a seguir. Caso não sinta confiança, ignore essa etapa.

  1. Primeiro, registre a posição de cada tecla, pois você precisará colocá-las nos locais apropriados posteriormente;
  2. Agora, usando a chave de fenda como alavanca, retire cada uma das teclas;
  3. É preciso tomar cuidado para remover as teclas grandes, pois é fácil danificar os encaixes;
  4. Depois de remover os botões, use o ar comprimido (ou o secador de cabelos) para expelir a sujeira;
  5. Passe um pano úmido em toda a superfície;
  6. Por fim, recoloque as teclas no lugar.

Tirando a sujeira dos cabos

A limpeza dos cabos externos é a menos trabalhosa, pois basta umedecer um pano em uma mistura de detergente com água, passá-lo nos cabos e depois secá-los com um pano seco.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Não se esqueça de secar muito bem as partes metálicas, pois tal deslize pode gerar problemas com eletricidade. Aliás, evite passar panos úmidos em filtros de linhas e nas conexões de fonte de energia.

Limpando o monitor

Agora, é hora de limpar o monitor. Antes de iniciar, desligue o aparelho para poder enxergar as manchas e sujeiras da tela. O processo abaixo serve para telas LCD e CRT.

  1. Usando um pano seco, remova o máximo de sujeira da tela. Se o seu equipamento é de LCD, não aplique muita força, pois você pode danificar a tela;
  2. Caso algumas manchas não tenham sido removidas, umedeça um pano com água destilada e passe-o sobre as marcas de gordura e sujeira. Caso você tenha adquirido algum produto especial para limpeza de telas, pode utilizá-lo, desde que ele não contenha álcool;
    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
  3. Para limpar a carcaça do monitor, use um pano umedecido com água e detergente. Não recomendamos o uso de álcool para limpar nenhuma parte do dispositivo;
  4. Para acabar, passe um pano seco em toda a carcaça e nos cabos.

A limpeza final: o gabinete

Por fim, sobrou a parte mais difícil. A limpeza do gabinete deve ser realizada com muito cuidado, pois todos os componentes que dão vida à máquina estão dentro desta enorme caixa. Siga atentamente os passos abaixo e nem pense em usar álcool.

  1. Primeiramente, desencaixe todos os cabos;
  2. Use um aspirador de pó para sugar a sujeira das entradas de ar das partes traseira, frontal e laterais;
  3. Agora, com um pano umedecido com detergente, remova as manchas do exterior. Não use um pano encharcado, pois qualquer gota de água que cair dentro do gabinete pode afetar algum componente fundamental;
    (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)
  4. Depois, passe um pano umedecido somente com água. Por fim, um pano seco para deixar o gabinete seco.

Limpando o interior

Realizar uma faxina interna no gabinete é importante, ainda mais se considerarmos que o excesso de poeira pode afetar o desempenho da máquina — tanta sujeira pode fazer a ventoinha da CPU parar e causar sérios danos ao chip.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para realizar este procedimento, recomendamos que você descarregue a energia estática do seu corpo. Basta tocar no chão para se livrar da energia excessiva. Bom, vamos à limpeza:

  1. Remova os parafusos na parte de trás do gabinete com uma chave philips;
  2. Retire a tampa lateral;
  3. Mais uma vez, lembramos para descarregar a energia estática;
  4. Agora, use um pincel para varrer toda a sujeira acumulada nos componentes. Se você souber como remontar a máquina, vale desencaixar as placas, os módulos de memória e os demais itens para limpar os slots;
  5. Depois, use o pincel para retirar a poeira presente na ventoinha do processador;
  6. Por fim, use um pano seco para tirar o pó dos cabos.

Prontinho! Sua máquina está tinindo! Daqui para frente, vale tomar cuidado para não derrubar nada no teclado, evitar comer em cima do notebook e realizar uma limpeza com certa periodicidade. Até uma próxima!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.