Como atualizar os drivers para o Windows 7

5 min de leitura
Imagem de: Como atualizar os drivers para o Windows 7

A cada vez que um disco rígido é formatado e o sistema operacional é reinstalado, ou mesmo quando é instalado pela primeira vez, são necessárias as instalações dos drivers corretos para que assim os dispositivos de hardware e os softwares instalados no computador consigam se comunicar corretamente e, por consequência, o computador possa funcionar da maneira adequada, sem problemas de desempenho ou incompatibilidade.

A instalação dos drivers errados ou a não instalação de softwares controladores pode causar grandes conflitos durante a utilização do Windows, como mau funcionamento da placa gráfica (que pode chegar a travar), ausência de sons e outros tantos problemas que muito incomodam até os mais calmos dos usuários dos sistemas operacionais da Microsoft.

Sistemas novos, como o Windows 7, oferecem certa dificuldade na hora da obtenção de drivers, pois as empresas desenvolvedoras de peças demoram um pouco até disponibilizar softwares que sejam 100% compatíveis.

Os usuários do Windows 7 têm uma grande vantagem, se comparados aos primeiros usuários de sistemas como o Windows XP e Vista, pois pela primeira vez, a grande maioria dos drivers compatíveis com um antecessor funcionam com o sistema atual. É o caso do Windows 7, que pode usufruir dos controladores de dispositivos disponíveis para o Windows Vista, mas é importante atualizá-los para evitar problemas.

Chega de desespero

Como atualizar os drivers do Windows 7?
Primeiramente, você deve baixar os drivers mais recentes do site do desenvolvedor da peça. Feito isso, é necessário que o “Painel de Controle” seja aberto e o mesmo deve ser feito com a opção “Gerenciador de Dispositivos”. Na nova tela, o hardware que terá o driver atualizado deve ser localizado, após isso, é necessário clicar com o botão direito do mouse e em seguida escolher “Propriedades”.

A opção “Atualizar Driver” fica visível e, após clicar nela, você deve escolher “Procurar software de Driver em meu computador”. Em uma nova janela, selecione “Permitir que eu escolha em uma lista de drivers de dispositivo no computador”. Clique em “Com disco” e localize o arquivo baixado. Com o arquivo localizado, você deve mandar abrir o arquivo INF.

É muito simples encontrar

Na caixa de diálogo aberta, clique em “Instalar” para em seguida clicar em “Avançar”. É importante ter certeza da procedência do controlador baixado, e recomenda-se instalá-lo apenas se o software for realmente do fabricante, caso contrário, há riscos de que o arquivo seja malicioso.

Caso tenha seguido as instruções corretamente, o driver terá sido instalado perfeitamente. Para finalizar o processo, basta seguir as instruções do sistema operacional e reiniciar a máquina assim que pedido.Onde baixar os drivers corretos para o Windows 7?
Calma, usuário, não é necessário arrancar os cabelos e perder horas em sites desconhecidos para encontrar os arquivos que você precisa. O portal Baixaki disponibiliza os links para as páginas dos principais fabricantes de computadores, para que você possa economizar tempo no processo de atualização.

Asus

Tanto placas-mãe com compatibilidade 32 bits, quanto as de 64 bits, da Asus , possuem drivers necessários para o bom funcionamento do Windows 7. Clique aqui para acessar o site da fabricante.

ATI


As poderosas placas de vídeo da ATI também podem ser instaladas em computadores com o Windows 7. Baixe os drivers para sistemas 32 bits ou 64 bits.

COMPAQ

Os computadores de mesa e notebooks da Compaq estão sendo vendidos com o Windows 7, mas os que foram adquiridos ainda com o Windows Vista e tiveram upgrade de sistema podem baixar os drivers aqui.

Creative Sound Blaster

As placas de áudio mais cobiçadas do mercado já podem ser instaladas no novo sistema operacional da Microsoft. Clique aqui para adquirir os drivers indicados.

Dell

A montadora de desktops e laptops está disponibilizando os drivers para Windows 7 através deste link.

Drivers devem estar integrados como engrenagens

HP

A gigante da informática oferece aos usuários, drivers para desktops, laptops e tablets, também estão disponíveis drivers para impressoras e scanners.

Intel

Para placas-mãe da Intel, os drivers para Windows 7 estão disponíveis neste link. Para chipsets, este deve ser o link.

Lenovo

A Lenovo disponibilizou os drivers para Windows 7 através de sua página de suporte, que pode ser acessada aqui.

Lexmark

A Lexmark, fabricante de impressoras, disponibiliza em sua página uma lista de drivers compatíveis com o Windows 7. O site também diz se é melhor migrar para o novo driver, ou se sua impressora funciona perfeitamente com o do Windows Vista.

Tudo funciona perfeitamente com os drivers corretos

nVidia

Para atualizar os drivers da placa de vídeo, em sistemas 32 bits, clique aqui.

Realtek
As placas de rede da Realtek não correm mais o risco de ficarem inutilizadas, clique aqui e baixe os novos drivers para garantir o funcionamento perfeito.

Sony

Não há mais como o Vaio ficar sem rodar alguns programas. Clique aqui para encontrar os drivers da Sony para o Windows 7.

Toshiba

A página de suporte dos computadores da Toshiba possui os novos drivers e pode ser acessada por aqui.
Não consegui encontrar os drivers, e agora?
Caso seu sistema não esteja em nossa lista, não se desespere. Os drivers do Windows Vista são compatíveis com a maioria das peças instaladas no Windows 7 e podem continuar instalados sem problemas, mas em alguns casos é necessário executá-los em modo de compatibilidade.

Encontre, em seu computador, o software de controle que deseja instalar, clique com o botão direito sobre ele, então selecione a opção “Solucionar problemas de compatibilidade”. Clique em avançar até chegar à tela de escolha do SO que deseja utilizar como base, escolha “Windows Vista” para maximizar as chances e instale normalmente o driver para o dispositivo.

Escolha

Após concluir as etapas, o driver está instalado e você pode utilizar seus dispositivos de hardware sem problemas, mas é importante ficar atento aos sites dos fabricantes, pois em breve novos drivers devem ser lançados para o Windows 7. Faça um diagnóstico de sistema
Caso não saiba quais os drivers que estão instalados em seu computador, mas também não tenha paciência para verificar todos os dispositivos para encontrar as respostas, o portal Baixaki recomenda a utilização de softwares de diagnóstico de sistema, que fazem listas detalhadas do que há no disco rígido.

São indicados programas como Driver Detective e DriverScanner. Ambos fazem listas dos dispositivos instalados e exibem relatórios acerca dos drivers relacionados a eles, indicando quais estão atualizados e quais necessitam de atualizações. 

O portal Baixaki espera ter sanado as dúvidas dos usuários que estão tendo problemas com os dispositivos instalados no novo sistema operacional da Microsoft. Estima-se que em poucos meses a grande maioria das peças tenha drivers atualizados - pelo menos é que se espera das grandes fabricantes. Por enquanto, recomenda-se o uso dos controladores oficiais para Windows Vista, pois softwares alterados por usuários podem ser danosos ao sistema e às peças do hardware.

Tudo dará certo no final

Usuário, agora é sua vez de contar. Você já teve problemas com os drivers para Windows 7? E após utilizar nossas dicas, conseguiu resolver seus problemas?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.