Puppy Linux 5.7.1

Puppy Linux

5.7.1
  • Gratuito
  • 156,00 MB
  • Para Linux X11
  • Atualizado em 5/8/2013
  • T2-project
Clique para baixar Puppy Linux Clique para Baixar

Seu PC é muito antigo? Esta distribuição Linux foi especialmente desenvolvida para computadores limitados

Por Gabriel Gugik

Atualmente, as distribuições Linux, de um modo geral, estão sendo implementadas cada vez mais utilizando recursos gráficos avançados, consumindo uma quantidade considerável de memória e de processamento. Conseqüentemente, instalar Linux em um PC antigo está ficando mais difícil a cada dia que passa, visto tais limitações de hardware.

Para resolver este problema, a distribuição Puppy Linux foi especialmente designada para computadores com recursos de hardware limitados. Segundo o desenvolvedor, este sistema roda até em um Pentium antigo com 32MB de RAM, com sua imagem ocupando somente 89 MB de espaço.

Interface Gráfica

Apesar desta distribuição exigir pouquíssimo recursos de sistema, sua interface gráfica é relativamente bonita e atraente, a qual utiliza o gerenciador de janelas IceWM como padrão. Conseqüentemente, não é possível usufruir dos efeitos gráficos 3D avançados como o Compiz Fusion, no IceWM e no Puppy Linux, visto suas limitações.

Puppy Linux!



Programas Incluídos

O fato da imagem de Puppy Linux possuir somente 89 MB implica diretamente na existência de poucos programas instalados por padrão. Enquanto que no geral as distribuições Linux acompanham três ou quatro softwares para a mesma função ( como navegadores: Firefox, Mozilla, Opera), Puppy possui um único aplicativo para uma tarefa específica.

Por exemplo, o único navegador disponível por padrão em Puppy Linux é o Seamonkey, do mesmo modo que o Abiword é o processador de texto existente. Entretanto, é possível instalar novos pacotes através de seu gerenciador próprio, o PetGet.

Instalação não necessária

Uma característica única de Puppy Linux é o processo de instalação, não necessário no disco rígido, utilizando um método não convencional para a adesão de novos programas. Basicamente, estes são instalados na própria mídia de armazenamento, seja ela um CD-RW ou um Pendrive.

Como um CD gravável comum não permite que dados sejam adicionados posteriormente, é necessário utilizar um CD-RW para esta tarefa, caso este meio de instalação seja utilizado.



Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • samuel samuel
    em 16/5/2014 às 18:17h
    versão: 5.7.1 5

    ele é bom também para usar em pcs com hds danificados ou simplesmente para testar ou usar sem compromisso de instalá-lo no hd, porque é pequeno e leve e lógico que é um sistema designado para pcs mais antigos mas também é bom para se usar em pcs medianos ou até modernos, tem muitas outras versoes de linux que também são bem leves mas essa também é boa

  • Carlos Carlos
    em 23/4/2014 às 17:49h
    versão: 5.7.1 5

    Testei todas as versões da 4.2 até a última. A que funcionou 100% foi a 5.2.8. Usei por meses, modifiquei, melhorei, instalei outros programas, usei o anti-virus ClamWin e outros programas da plataforma PortableApps.com (rodando através do wine). Deu-me muinto trabalho, comecei como iniciante, mas no final, de tanto mexer, consegui entender o programa. Recomendo a quem quiser iniciar no Linux, é uma boa escola de aprendizado. Mas tenho que concordar parcialmente com a opinião do Francisco Medeiros. Acabei voltando para o Windows XP com o Avast Internet Security instalado. Não sentia-me seguro navegando na Internet com o Puppy Linux. Talvez por que eu não tenha conhecimentos suficientes para afirmar que o Linux seja imune a vírus, sem rodar um anti-virus que monitore o sistema e o navegador em tempo real. Mesmo assim, considero o Puppy Linux 5.2.8 um sistema muito rápido, melhor de todos os puppy`s, fácil de personalizar, no qual continuarei trabalhando no intuito de aprender mais e quem sabe um dia, poder dar uma opinião mais técnica.

  • Rafael Pompilio Rafael Pompilio
    em 18/4/2014 às 02:02h
    versão: 5.7.1 5

    olha, simplesmente incrível esse sistema operacional, e eu que não gosto de linux, mais essa versão me ajudou incondicionalmente porque eu tenho 2 computadores velhos aki em casa que não sei o que fazer com ele, ele já estão ultrapassados, e quase iriam para o deposito de lixo eletrônico, mais agora irão ganhar utilidades. parabéns ao desenvolvedor que criou esta versão do linux.

  • Alison Alison
    em 24/1/2014 às 20:58h
    versão: 5.7.1 5

    Ao analisar um sistema operacional, levo em conta a praticidade e funcionalidade que o usuario final vai encontrar. Dependendo do proposito que o usuario tiver este linux serve perfeitamente tal qual qualquer outro sistema operacional. A diferença e vantagem desta distro é a leveza e pequeno espaço que usa tanto em RAM quanto no HD. Trata se de um sistema que pode ser portatil e voce leva onde quiser. A variedade de aplicativos ja instalados é uma das maiores que ja vi. Creio que vale a pena testar.

  • Mizael Marques Mizael Marques
    em 4/12/2013 às 14:10h
    versão: 5.7.1 5

    é pequeno simples e muito util,não deixa muito a perder com os outros linux...muito bom..!!!

  • FRANCISCO MEDEIROS FRANCISCO MEDEIROS
    em 20/1/2013 às 00:39h
    versão: 5.3.3 2

    É a minha opinião ! É um sistema operacional de "fachada" que serve mais para casos urgentes quando não se tem um Sistema Operacional de "verdade". Quebra o galho, mas, ainda não tem aquela facilidade de navegação fácil entre as janelas que qualquer Windows tem, até nos mais antigos. Usei por muito tempo esse Puppy e quando voltava para o uso do Windows, dava para sentir a incrível diferença de que já falei. Testei vários Linux e acho que poderão melhorar no futuro, hoje ainda são "quebra-galhos" !

  • Kelvin Twister Kelvin Twister
    em 12/12/2011 às 19:31h
    versão: 5.2.8 4

    Gravei o Puppy em um CD e coloquei para rodar em um PC com 128MB de RAM e Pentium II(233 MHz) com um Windows 98SE instalado no HD, rodou bem, reconheceu a maioria dos drivers(só precisei configurar manualmente o SOM, mas nada de difícil), e esta versão está muito bonita, o único problema que achei no Puppy foi a ausência do idioma Português-BR, e claro um pouco de dificuldade em mexer(sou usuário do Windows faz muito tempo). Mas recomendo o Puppy, para quem tem PC com no MINIMO as configurações no PC que eu testei, para computadores com configurações mais simples eu não recomendo.

  • marcos marcos
    em 11/1/2011 às 01:59h
    versão: 5.2 1

    meio pobre

  • Pedro Paulo C de Melo Pedro Paulo C de Melo
    em 27/12/2010 às 20:02h
    versão: 5.1.1 5

    A melhor distribuição Linux até o momento. Esse Puppy Linux tem tudo pra qualquer computador, seja mais antigo, ou mais recente. Não deixa a desejar em nenhum quesito. Ele só tem um pequeninissimo problema, que é o fato de não ter em sua versão em lingua portugues do Brasil. Má é excelente

  • Davi Davi
    em 10/12/2010 às 23:53h
    versão: 5.1.1 5

    Bom linux é o melhor sistema aperacional que já existiu eu recomendo sobre o puppy linux e d+++++++++++++ super legal !!!!

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.277 segundos)