Baixaki - Milhares de apps e jogos para você
Sibelius
Verificado

Sibelius

Pensou em uma ideia genial para uma música e precisa de uma ferramenta para anotá-la? Conheça o Sibelius

Windows
257.81 MB
-
257.81 MBBandeira do Brasil

Pensou em uma ideia genial para uma música e precisa de uma ferramenta para anotá-la? Conheça o Sibelius

Sobre o App

Avatar de: Eduardo Godarth

Por Eduardo Godarth

O Sibelius é um programa de notação musical, muito parecido com o famoso Guitar Pro e outros programas, como o Finale. Nele você pode escrever suas composições musicais de forma a poder consultá-las mais tarde e até ouvi-las em tempo real.

Pode-se dizer que o software tem uma orientação mais clássica, já que a maior parte da sua biblioteca de instrumentos pode ser encontrada em uma orquestra. Ainda assim, você não terá dificuldades em encontrar instrumentos mais contemporâneos, como guitarras e baixos elétricos, baterias e teclados.

Na versão demo você não tem a possibilidade de salvar, mas ainda pode visualizar composições já prontas, bem como alterá-las e criar as suas próprias, para ver como elas soam além do papel. Para adquirir a versão completa você deverá comprá-la no site do desenvolvedor.

Dicas de uso

Obviamente é necessário estar pelo menos um pouco familiarizado com a terminologia e com os símbolos do mundo da música para utilizar o Sibelius com mais eficiência. Algum conhecimento dos termos em inglês também podem ser útil, já que o programa ainda não tem tradução para o português.

Controle de execução

Procure pela caixa acima, pois ela é uma das mais importantes, já que permite que você ouça a música exibida na notação sempre que for necessário. Se você não encontrá-la, procure na barra de ferramentas no topo da interface pelo botão com um símbolo de “Play”. Ele traz a janela acima à tona.

Agora tudo depende do que você deseja fazer. Para ouvir a música mostrada na partitura, use a caixa mostrada acima. Para editar as notas da tela, use o mouse. Caso a notação usada seja a tradicional – de partitura – você pode arrastar as notas usando o cursor. Para alterar a duração das notas, bem como adicionar efeitos, como tremolo e vibrato, use a caixa “Keypad” no canto inferior direito.

Para começar uma composição do zero, clique em File > New (Ctrl + N). Você será então guiado por algumas etapas que definirão o estilo da sua composição. A primeira delas é a escolha do tipo de música. Clique sobre as várias opções e observe a miniatura ao lado direito da janela para se decidir. Repare que cada um dos tipos já vem com seus próprios instrumentos. Escolha “Blank” para começar totalmente do zero e escolher os que você quiser.

A janela de instrumentos funciona de forma bastante prática. Na caixa “Choose from” você limita quais instrumentos serão mostrados. Abaixo, na seção “Family”, você escolhe a qual família pertence o que você está procurando. Finalmente, na lista “Instruments”, selecione os desejados e clique “Add to Score” para adicioná-los.

Escolha de instrumentos

O próximo passo se refere à estilização da partitura. Escolha a opção desejada em clique em “Next”. Agora, escolha o compasso da sua composição e o andamento. Clique em “Next” novamente, e siga para a escolha do tom. Dê o nome da sua música, o nome do compositor e outras informações adicionais e clique em “Finish.

Compondo

Na hora da escolha dos instrumentos você deve prestar atenção à informação que estiver entre parênteses. A não ser que outra que a palavra “tab” esteja escrita, você deverá compor usando a partitura tradicional. Caso contrário, poderá usar o sistema de tablaturas, em que cada linha representa uma corda e, cada número, uma casa.

Exemplo de composição

Como foi dito antes, para inserir notas, clique primeiro sobre o símbolo que representa a duração que ela deve ter. Em seguida, clique sobre o local na partitura em que ela deve ser colocada. Você também pode usar o seu teclado, como se fosse um piano, basta descobrir qual tecla corresponde a qual nota.

O Sibelius também dá suporte para que você transmita músicas usando um microfone, ou um teclado com MIDI. Basta que você conecte o aparelho ao computador, grave a linha desejada, e transfira-a para o programa.

Ler menos

Opinião dos editores

O Sibelius é um programa de notação musical bastante interessante para quem precisa anotar suas ideias de composição, mas que não é tão fácil de usar, por exemplo, como o Guitar Pro. Além disso, a restrição de salvar progresso na versão demo torna altamente recomendável que você procure por outro programa.

Deve ser ressaltado também que o timbre de instrumentos mais modernos, como guitarras elétricas e baixos, não é muito eficiente e acaba soando falso demais. Nos instrumentos mais tradicionais, no entanto, a verossimilhança é relativamente alta.

Por fim, o Sibelius tem um sistema de autocorreção de layout que ajuda a tornar as partituras mais fáceis de compreender, o que pode ser útil para quem deseja usar o software para fins didáticos. Se esse não é o seu caso, procure por outros programas do gênero no próprio Baixaki.

Ler mais

Sem avaliações por aqui ainda.

Notícias

Informações Técnicas