Opera 36.0.2130.65

Opera

36.0.2130.65
  • Em Português
  • Gratuito
  • 708 KB
  • Para Windows XP/Vista/7/8/8.1/10
  • Atualizado em 20/4/2016
  • Opera Software
  • Baixar
    Gratuito

O Opera está melhor do que nunca, com visual remodelado e desempenho invejável

Publicidade

Opera é um navegador web mundialmente conhecido, porém não tão utilizado quanto seus principais concorrentes, o Google Chrome e o Mozilla Firefox. Isso não quer dizer que o browser é pior do que seus concorrentes, mas ele realmente teve algumas versões passadas muito infelizes.

Todavia, suas últimas atulizações corrigiram praticamente todos os erros do passado, principalmente aqueles relacionados à marcação de páginas favoritas. Alem disso, seu desempenho foi consideravelmente melhorado. Com isso, ele se tornou um concorrente à altura na acirrada briga pela liderança na web.

Marcadores

Outro elemento que chama atenção no Opera é o sistema de marcadores. Isso é conhecido nos demais navegadores como “Favoritos”, mas nele o item funciona de uma forma muito mais avançada. Há uma tela específica para eles, e, nesse elemento, você encontra uma organização de pastas de marcadores à esquerda e uma tela para exibição de itens à direita.

É possível pesquisar marcadores, reorganizar tudo que estiver por ali e até compartilhar pastas de marcadores com amigos. Para isso, basta abrir uma pasta de marcadores, selecionar os itens que serão compartilhados e, em seguida, tocar em “Compartilhar”. Imediatamente, um link será dado a você para enviar a quem quiser. As pessoas que o receberem podem acessar isso e importar para seus navegadores ou simplesmente conferir os detalhes.

Fora isso, aqueles problemas terríveis de importação de favoritos das versões passadas do Opera acabaram. Agora, isso funciona como deveria funcionar, e, ao fazer a importação, seus favoritos são imediatamente convertidos em marcadores com miniaturas que se integram ao estilo visual do navegador. Dados de navegação, como históricos e senhas salvas, também podem ser importados.

Agora há uma pasta chamada "Lixeira" nos marcadores, que concentra todos os favoritos excluídos. Acessando esse diretório, você consegue gerenciar esses itens e desfazer a exclusão. Isso pode ser especialmente útil quando você deletou algum link sem querer e, só depois de algum tempo percebeu que precisava dele novamente.

Segurança

Recentemente, o Opera ganhou algumas melhorias no quesito segurança e recebeu duas funções interessantes. Embora não sejam muitas, as novidades deixam o navegador mais estável e funcional.

A primeira das novidades é a volta do sistema de pré-visualização de abas. Com ele, em vez de abrir uma página para visualizar o conteúdo, basta passar o mouse sobre o título e conferir tudo sem sair do site em que você está navegando no momento. Para utilizar essa função, é só clicar no botão de expansão de abas (a seta para baixo do lado da opção de minimizar) e passar o mouse sobre os itens na popup mostrada na tela.

O Opera implementou uma novidade que pode torná-lo o navegador mais querido entre os usuários preocupados com privacidade. A conhecida ferramenta de VPN "SurfEasy" agora está nativamente integrada ao Opera, e o usuário pode criar uma conta e começar a navegar na web sem que ninguém possa rastrear sua localização sem maiores problemas.

Sincronização

Uma das últimas atualizações do Opera trouxe para o navegador uma função que muitos usuários do Chrome já conheciam e que pode ser muito útil no seu dia a dia. A sua Conta Opera agora permite não apenas sincronizar favoritos como também permite sincronizar todo o seu histórico de navegação entre smartphones e computadores.

Isso quer dizer que todos os sites que você acessou no celular ficarão registrados também no seu computador. Na sua nova tela do Speed Dial, clique na função “Guias” e confira os históricos de navegação de todos os dispositivos conectados à sua Conta Opera.

É importante notar que essa função de sincronização só mostra o histórico de todos os seus aparelhos na versão do Opera para computadores. No celular, só é possível ver os sites que você acessou diretamente no celular. Isso pelo menos por enquanto. O Opera ainda consegue sincronizar senhas e logins salvos no navegador, mas isso ainda não está disponível nas suas versões mobile.

Ademais, a interface do Opera teve algumas mudanças no que diz respeito ao gerenciamento de guias abertas. Um novo botão no extremo canto superior direito permite a você conferir tudo o que está aberto na janela atual com uma nova animação que ocupa toda a área do programa. O mesmo pode ser feito com o comando "Ctrl+Tab".

Opera Turbo

O Turbo é a nova tecnologia de compressão de dados do Opera que permite aos usuários economizarem seus planos de dados em redes mobile e navegar mais rápido do que o normal. Com essa função ligada através do menu de configurações do navegador, sempre que você acessa um site, ele passa primeiro pelos servidores da Opera Software e tem suas imagens e outros elementos gráficos comprimidos.

Com isso, seu computador não precisa baixar conteúdo muito pesado da web, o que requer menos esforço da sua conexão e também do seu navegador para renderizar tudo isso. Esse recurso foi implementado na versão 34, e, segundo a desenvolvedora, permite navegar até 15% mais rápido em comparação com o mecanismo de compressão anterior do Opera. Isso ainda implica em 70% a menos no uso de dados.

Novidades da versão 36

A versão 36 do Opera trouxe uma série de novidades para o navegador, sendo que a maioria foi feita para tornar o browser mais amigável à computadores com tela sensível ao toque. Com isso, a interface recebeu uma grande remodelação, especialmente na tela inicial.

O Opera agora não tem mais uma separação tão dramática entre o seu antigo speed-dial, a seção de notícias e a de favoritos. Tudo foi concentrado em uma tela só, mas não da forma como você pode imaginar. Não virou uma bagunça generalizada nem nada, mas agora esses conteúdos são separados por guias da mesma tela.

Ao iniciar o navegador, você vê agora os ícones do speed-dial, dos favoritos e da seção de notícias organizados na lateral esquerda da janela. Junto com eles, há também um atalho que mostra todas as guias abertas em uma lista e outro para você acessar o histórico de navegação.

A barra superior também recebeu uma remodelação interessante, o que ajudou o novo Opera a combinar melhor com o Windows 10 no que tange o design da interface. Falando no novo SO, quem estiver usando um PC com o Windows 10 e tela sensível ao toque, vai ver ainda um novo botão na barra superior para colocar o Opera em tela-cheia. Isso deixa também os menus e ícones maiores e mais simples de tocar.

Várias melhorias foram feitas na seção de extensões para melhorar o seu gerenciamento, e o navegador ganhou novos temas animados, além de um menu remodelado para aplicá-los na janela. A desenvolvedora destacou ainda que a ferramenta de sincronização de usuários foi melhorada, e a importação de histórico e favoritos de outros browsers agora acontece de forma mais simples.




Importante

Antes de instalar o " Opera " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.

Nossa Opinião

Nossa Opini�o Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Opera e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Depois de cometerem alguns erros em versões passadas, os desenvolvedores do Opera finalmente acertaram a mão na interface do navegador e deixaram o aplicativo realmente tinindo. É possível dizer que o Opera está de igual para igual com o Google Chrome e com o Mozilla Firefox em questão de usabilidade e desempenho. Escolher um entre os três é basicamente questão de gosto e necessidade de algumas ferramentas extras.

Falta de complementos

Essas ferramentas extras — extensões e plugins — ainda são o calcanhar de Aquiles do Opera. Há poucas opções de extensões para baixar na loja do navegador, e você também não encontra muitos temas para ele. Contudo, na versão 30 do programa, foi inserido o suporte para extensões operarem a partir da barra lateral, o que garante novas possibilidades para os desenvolvedores de complementos.

O navegador compensa a falta com uma ferramenta integrada que permite ao próprio usuário criar seu tema. Quanto às extensões, a brincadeira não é tão simples assim. Sites de bancos, por exemplo, raramente criam ferramentas de segurança para seus clientes ficarem sempre navegando no Opera, e, por isso, é necessário manter um navegador auxiliar no PC.

Interface impecável

Fora essa dificuldade, entretanto, não há absolutamente nada do que reclamar do Opera. A sua interface é impecável e muito bonita. Tudo é feito para ser bastante intuitivo, sendo notável o belo trabalho na construção de ícones e na aplicação de efeitos de transição. Entre as soluções mais famosas para navegar na internet, não dá para negar que o Opera é o que mais agrada os olhos, especialmente com as melhorias para telas sensíveis ao toque.

O sistema de marcadores com a possibilidade de compartilhar esses itens com seus amigos através de um link gerado instantaneamente é um dos maiores destaques do programa. Você não vai dar o devido valor a esse item até o dia em que estiver procurando alguma coisa para comprar, como um apartamento, e precisar compartilhar vários links de uma só vez com alguém. Vale destacar ainda as novas opções de sincronização de dispositivos, o que deixou o navegador mais prático.

Além disso, a forma como o Opera lida com os marcadores em geral é muito agradável. Ele cria miniaturas para cada página adicionada e permite ao usuário personalizar esses itens. Nenhum outro navegador lida com marcadores com soluções tão práticas e bonitas na interface.

A nova página inicial que concentra o “Speed Dial”, o “Descobrir” e o “Marcadores” agora ficou mais elegante e intuitiva. Como praticamente todos os menus de configurações do browser possuem barras laterais com guias de opções, fazia sentido utilizar o mesmo esquema para a tela inicial do navegador.

Desempenho

O Opera vinha melhorando significativamente seu desempenho versão após versão, mas na 36 parece ter dado um passo atrás. O browser não ficou travado ou inutilizável nem nada nessa linha, mas dá para notar que, agora, ele não fica mais à frente do Chrome em velocidade de navegação.

Mesmo assim, podemos recomendar a nova versão sem maiores ressalvas. O navegador evoluiu na medida certa e, agora, oferece uma ótima interface a seus usuários. Portanto, se você nunca testou esse programa ou criou algum preconceito contra ele no passado, vale muito a pena conferir as novidades.

ImportantePrós
  • Interface impecável
  • Ótimo sistema de marcadores
  • Compartilhamento de marcadores
  • Nova tela inicial
  • Novas opções de sincronização de histórico entre dispositivos diferentes
  • Integração nativa com VPN SurfEasy
ImportanteContras
  • Ainda tem poucas extensões
  • Perdeu em desempenho da versão 35 para a 36

Comentários (0)

Ver todos os comentários
  • Renato Renato
    em 10/2/2016 ás 13:54h
    versão: 35.0.2066.37 4

    Nunca fui fã do Opera, mas depois de apanhar muito com o pesadissimo Chrome e com com o instável Firefox, decidi usar essa versão nova, e nao me arrependi. rapido, estável e facil navegação (abertura de paginas e download). Ainda falta dar uma melhorada no uso de memoria e dar um jeito de nao depender do flash player (que alias trava direto dando dor de cabeça na hora de executar videos no FB). Na parte de segurança, só testando ou sendo testado.

  • Juliano Pereira dos Santos Juliano Pereira dos Santos
    em 3/2/2016 ás 16:14h
    versão: 35.0.2066.37 5

    A cada nova versão ele fica melhor.

  • Mateus Mateus
    em 20/12/2015 ás 12:02h
    versão: 34.0.2036.25 5

    Esta versão está ainda melhor.

  • Matheus Matheus
    em 12/12/2015 ás 00:15h
    versão: 34.0.2036.25 5

    Nova atualização tá show de bola,primeira vez que comento,e baixei sem arrependimento algum,único problema é uma pequena mínima lentidão em jogos online e videos do youtube,fora isso,melhor que os outros até o momento

  • Rick Santos Rick Santos
    em 10/12/2015 ás 06:03h
    versão: 34.0.2036.25 5

    Atualizou, krl *-* Sempre fico de tocaia somente esperando por novas versões, para vir e comentar sobre as melhorias. O navegador, apesar de continuar se aperfeiçoando mais e mais, continua muitíssimo leve e sem um único bug! E agora que comecei a usar a usar o "Opera Turbo", é como se minha net tivesse triplicado a velocidade.. Que dlç cara. A única coisa que falta ao navegador é tornar nativa a tecnologia Html5 para assistir vídeos sem necessitar do flash play, dai é game over para os concorrentes.

  • Dimas Lucio Dimas Lucio
    em 28/11/2015 ás 22:45h
    versão: 33 5

    Google Chrome e Mozilla Firefox que se cuidem, o Opera está engatinhando em direção ao topo!

  • Agnaldo de Souza Agnaldo de Souza
    em 26/11/2015 ás 17:41h
    versão: 33 4

    Rápido, sem travamentos e não devora a ram do pc.Meu pc é um i3 com 4 giga ram, então tá de boa aqui. Dá para jogar online, coisa que no google chrome já era; agora que ele já não dá suporte ao plugin unity web player. Posso usar o whatsapp no pc tb. Adeus, chrome !

  • Sennin Sennin
    em 17/11/2015 ás 11:31h
    versão: 33 5

    VIDEO SEM TRAVAMETOS CLIQUEI E INICIOU NA HORA DESEMPENHO ÓTIMO DE VELOCIDADE NÃO NOTEI BUGS FIREFOX E CROME SÃO PESADOS ELE É LEVE MUIIITO LEVE ÓPERA DE PARABENS AI GANHOU UM NOVO ADMIRADOR ! :-)

  • Adriano de Oliveira Adriano de Oliveira
    em 4/11/2015 ás 16:12h
    versão: 33 5

    A nova versão 33 está voando principalmente para Linux. No Windows, está muito rápido também e com muito menos consumo de RAM que o Chrome e sem bugs como o Firefox. Recomendo!

  • Ivan Dos Santos Lopes Ivan Dos Santos Lopes
    em 2/11/2015 ás 13:26h
    versão: 33 5

    ficou muito bom esta nova versão parabens

Ver todos os comentários:
Publicidade


Shopping Baixaki





(0.359 segundos)