O Opera não quer ficar para trás na corrida dos navegadores, apresentando novidades

Por Andressa Xavier

Opera é mais uma alternativa de programa para você acessar as suas páginas preferidas da internet diretamente do seu computador.

Embora não seja tão utilizado quanto os famosos Internet ExplorerGoogle Chrome e Mozilla Firefox, o browser já é uma opção bem conhecida para a tarefa e certamente não deixa nada a desejar com relação às funções oferecidas.

O programa possui suporte a abas e adota recursos como navegação por gestos, Speed Dial, sistema de histórico e de favoritos e barra de endereços com busca integrada, entre outros. Além disso, ele também traz funções próprias, como a opção para você descobrir conteúdo novo e o “Stash”, que permite guardar páginas para a leitura posterior.

Uma opção leve e elegante

Com quase 20 anos de existência, o Opera certamente pode ser considerado como um navegador inovador em vários quesitos, trazendo novidades que hoje já passaram a integrar vários produtos do mercado, como o Speed Dial. O navegador adota um modelo de interface muito elegante e com um menu compacto, aberto a partir de um botão presente no canto superior esquerdo da tela.

Interface do navegador

Com relação à personalização, o navegador conta com suporte a complementos para estender as suas funções, além de temas, permitindo que você o deixe com um visual mais adequado ao seu estilo. Além disso, o sistema de descoberta de conteúdo permite que você possa ver matérias com os temas da sua preferência, sendo altamente configurável.

Entre outras funcionalidades, ele também permite manter abas fixas, fazendo com que o conteúdo que você considere mais importante não venha a ser perdido – algo interessante para quem gosta de manter sempre várias guias abertas.

Novidades na versão 23

Uma das mudanças mais notáveis no Opera 23 é o ícone de coração que combina as funções de busca e de barra de endereço. Anteriormente, ele só servia para adicionar novas páginas no “stash”, ou seja, reservá-los para futura leitura. Entretanto, devido a algumas confusões por parte dos usuários, o item foi reformulado.

Agora, ao clicar no ícone do coração, é possível decidir se o endereço deve ser adicionado a página de stash, à barra de favoritos ou ao Speed Dial. Caso você adicione um novo item nos bookmarks pela primeira vez, a barra ficará habilitada automaticamente. Se preferir, clique com o botão direito do mouse nessa barra para criar uma pasta.

A ferramenta também recebeu aprimoramentos para melhorar sua estabilidade e evitar crashes. Dessa maneira, você pode jogar no navegador e ler emails tranquilamente. Também foram adicionados novos elementos na interface para desbloquear conteúdos pouco seguros em uma sessão mais confiável. Por fim, você também poderá fazer buscas por temas e extensões para o navegador mais facilmente.



Importante

Antes de instalar o " Opera " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o Opera e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

Opera disponibiliza mais uma alternativa de navegador para você acessar a internet, apostando em um visual agradável e uma ferramenta leve, porém, sem abrir mão de recursos poderosos. O programa já é um nome conhecido entre os grandes browsers modernos, embora tenha um mercado consumidor um pouco menor do que opções como o Google Chrome, Mozilla Firefox e Internet Explorer.

A interface do programa possui cores agradáveis e uma boa organização das funções disponíveis. Como a maioria dos navegadores, ele possui um menu compacto e com subdivisões para facilitar na hora de você localizar uma das opções oferecidas. Além disso, ele conta com suporte a complementos, algo interessante para estender as funções oferecidas.

Outro ponto de destaque está nas funções de descoberta e armazenamento de conteúdo. A primeira permite que você encontre sempre conteúdo interessante, fazendo uma personalização do que será exibido conforme as suas preferências. O sistema de visualização dos itens é muito elegante e o acesso ocorre com apenas um clique.

No caso da função “Stash”, você tem a possibilidade de armazenar uma página para a leitura em outro momento, evitando o acumulo de itens nos favoritos.

Mudando para melhor

Com o emprego da tecnologia Aura, o navegador passou a ser mais rápido não só na renderização das páginas, mas como um todo. Assim, quem procura velocidade na hora de fazer a navegação certamente vai curtir a novidade e aproveitar experiências sempre melhores, visto que, de acordo com o desenvolvedor, a função passará a integrar as versões futuras também.

Outro ponto interessante do Opera está no fato de ele ser muito eficiente com o gasto de memória RAM durante a navegação. Dessa forma, mesmo que você possua várias guias abertas, o navegador trabalha em boa harmonia com os recursos exigidos do computador, evitando travamentos no browser e na máquina.

Endereços por completo

Outra inovação que vale ser mencionada está no fato de você poder visualizar os endereços completos ao acessar uma página. Enquanto muitos navegadores têm simplificado as URLs, o Opera inovou novamente, oferecendo a possibilidade de quem o utiliza habilitar uma função que permite vê-las por completo.

ImportantePrós
  • Interface bonita e organizada
  • Leve e fácil de usar
  • Estável e seguro
  • Ótima qualidade e resolução de imagem dos temas disponíveis
  • Novos recursos colaboram para você se manter bem informado
ImportanteContras
  • Pouca quantidade de complementos e temas

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Marvin Souza Marvin Souza
    em 21/7/2014 às 13:08h
    versão: 22.0.1471.70 3

    Alguem mais ai ta tendo problemas em relação a vídeos. Ja baixei o Flash Player ainda sim ocorre alguns problemas ao executar o vídeo do youtube, tenho que ficar atualizando a pg.

  • Malufa Malufa
    em 16/7/2014 às 21:22h
    versão: 22.0.1471.70 4

    Excelente navegador, leve, rápido, consome bem menos memória ram que seus concorrentes. Só não dou cinco estrelas pela falta de um botão da página inicial e um gerenciador de favoritos.

  • Jesus Jesus
    em 9/7/2014 às 02:01h
    versão: 22.0.1471.70 5

    Chegou despercebido, mais logo, foi atendendo as necessidades reais dos usuários. Sem bug, sem travamentos, sem leg, sem pc lento. O Opera é um dos melhores navegadoras da atualidade e sem dúvida vai melhorar a cada versão. Para quem tem computadores lentos, baixem o opera e percebam a diferença na hora!

  • fabriciosilva1937livecom fabriciosilva1937livecom
    em 1/7/2014 às 09:31h
    versão: 22.0.1471.70 5

    Recomendo,pois é muito leve gasta muito menos da memória ram

  • edu gomes edu gomes
    em 25/6/2014 às 13:42h
    versão: 22.0.1471.70 5

    mt bom

  • Marcos T. Marcos T.
    em 21/6/2014 às 07:06h
    versão: 22.0.1471.70 3

    Precisa melhorar o favoritos e importação e exportação de favoritos. Devia ter de modo simples.

  • Jhonathan Araújo Jhonathan Araújo
    em 29/5/2014 às 21:14h
    versão: 21.0.1432.67 1

    A versão para Windows é muito boa, mas a versão para Ubuntu, que estacionou na 12.16, já está defasada e decepciona. Era meu navegador preferido, hoje não troco o Chrome por nada, seja no Windows ou no Ubuntu.

  • Antonio Celso Antonio Celso
    em 27/5/2014 às 18:42h
    versão: 21.0.1432.67 4

    Excelente navegador, bastante leve e rápido, consome pelo menos umas cinco vezes menos ram que o Chrome e o Mozila. Essa versão realmente está excelente. Infelizmente ele peca pela sua interface, parece navegador da década de 90. A barra das abas além de ser muito larga e ter somente a cor azul, aquele azul do Windows XP. O desenvolvedor precisa adotar traços mais arredondados e minimalistas, ícones menores e intuitivos, ou seja, se adequar mais a modernidade como o Chrome e a última versão do Mozila por exemplo. Outro ponto negativo no navegador é não ter o tradutor de páginas e o flash player integrado. Mas na velocidade e na leveza ele hoje é o melhor disparado... inclusive para rodar vídeos. Eu tenho 5 navegadores e no momento os dois melhores são o Opera e o Spark.

  • macarrao macarrao
    em 25/5/2014 às 10:13h
    versão: 21.0.1432.67 5

    eu usava o google chrome a anos e anos,estava olhando os comentarios e fiquei curioso e resolvi instalar esse opera e me surpreendi com a tamanha competencia e rapides e facilidade,cara eu gostei muito mano,mas muito mesmo agora em diante o meu navegador padrao a partir de hoje vai ser sem duvidas o opera espero que nao estraguem ele,GALERA PODEM BAIXAR SEM MEDO, CLARAMENTE E MELHOR QUE CHROME,FIREFOX,IEXPLORE NATA 100000000.....

  • Igor Oliveira Igor Oliveira
    em 23/5/2014 às 22:20h
    versão: 21.0.1432.67 1

    Sergio em 29/4/2014 às 16:31h - versão:20.0.1387.91 Para quem usa o Opera há tempo sabe que depois da versão 12 nada mais prestou. A maioria das funcionalidade foram tiradas. O gerenciador de senha, para ativar, precisava de senha mestra, o Dragon Fly proporcionava ver o HTML de certa área do site, de forma que, solucionar um trecho, já demonstrava o código (script etc.), a "preferências rápidas" foi retirada, a sua função era desativar javascript de certo site, o que proporcionava cópia de texto e imagem quando eram bloqueados. Enfim, na concorrência por uma melhor navegador, primeiro, dá se um tiro no pé, depois, do restabelecimento da lucidez, talvez, o retorno ao que era, realmente bom. ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ ◆ Pois é, eu uso muito FEEDS (RSS), IMPORTO FAVORITOS e agora não tem. Espero q se alguem puder dizer como resolver isso ia ser bom.

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.281 segundos)