O WinZip está com o visual do Office para facilitar o acesso às ferramentas, além de várias novas funções

Por Pablo de Assis

Quando se fala em programa de compactação de arquivos, um dos primeiros que vem à mente é o WinZip. Com mais de 12 anos de tradição no mercado, foi lançada agora uma nova versão Beta deste compactador, com vários recursos diferentes.

Além de mais eficiente, a nova versão do WinZip está com visual totalmente reformulado, ao estilo do pacote Office 2010. O novo layout mantém as principais funções do programa sempre à mão para fácil acesso. Assim como no pacote da Microsoft, as ferramentas são organizadas por abas:

Visual do WinZip 15.0

Home: funções mais comuns, como ação de compactar e descompactar, anexar a email, gravar em CD/DVD etc.

Backups: opções para criação de cópias de segurança com vários modos pré-definidos para documentos, desktop, email etc.

Ferramentas: incluem divisão de arquivos ZIP muito grandes em partes menores, criação de arquivos executáveis, criptografia e outras.

Configurações: definição do tamanho de arquivos divididos, método de compactação e outras;

Layout: aqui você escolhe o tipo de visualização para o programa, que pode ser clássica ou ao estilo do Explorer. Também se definem o número de colunas e a classificação dos itens listados por ordem alfabética.

Windows 7

O WinZip é completamente compatível com o Windows 7, com os recursos de bibliotecas, jump lists e outras pequenas ferramentas que agilizam o acesso ao programa. Isso não significa, no entanto, que as versões para Windows 2000, XP e Vista tenham ficado comprometidas.

Recursos e mais recursos

O WinZip está com cada vez mais ferramentas que levam trabalhos com arquivos compactados a outro nível. Uma novidade desta versão é a opção “Zip”, na aba “Home”, a qual permite que você selecione os arquivos que deseja compactar e as opções de todo processo.

WinZip 15.0

A proteção de arquivos com criptografia está bem mais fácil. Basta um único clique na caixa de seleção (checkbox) para proteger arquivos com informações confidenciais através de senha.

Compactar e enviar

A função “Attach to E-mail” possibilita o envio de um arquivo compactado instantaneamente por email. Mas não é só isso, pois você pode adequar o processo de compressão de dados para enviar tudo da melhor maneira. Fotos, por exemplo, são redimensionadas para envio rápido e sem pesar a mensagem.

Tudo em um clique

A função “1-Click Unzip” extrai automaticamente o conteúdo de um arquivo para uma pasta criada especialmente para isso e já abre o diretório logo em seguida no Windows Explorer.  Basta um clique para descompactar e já observar o conteúdo imediatamente.

O botão “Open With” abre um documento do Office a partir do WinZip e qualquer outro arquivo utilizando a associação do Windows ou o aplicativo que você especificar.

WinZip 15.0

Já o “Auto Open” extrai e abre automaticamente um documento compactado, planilha ou apresentação associada ao Office diretamente do Windows Explorer ou do Microsoft Outlook. Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo em questão e usar esta opção. Através do Windows Explorer, também é possível observar o conteúdo de qualquer arquivo ZIP.

Compactação de imagens

Existem diversos formatos de imagem, e o JPEG é o mais comum. Isso porque ele já é um formato compacto que reproduz imagens em alta resolução com tamanho reduzido. Por causa disso, os programas de compactação de arquivo dificilmente conseguem diminuir mais os dados de imagens.

WinZip 15.0

O WinZip consegue não só compactar imagens de forma mais eficaz, reduzindo em até 25% o seu tamanho, mas também traz recursos muito interessantes para trabalhos com elas. Por exemplo: ele permite a visualização de miniaturas para que você não precise descompactar todas as imagens para saber de qual delas você necessita.

E caso você não queira ver só a miniatura, também pode visualizar a imagem grande dentro da própria janela do programa, sem precisar descompactá-la. Ele também permite visualizar, girar ou modificar o tamanho de qualquer imagem presente dentro do arquivo compacto.

Recursos de email e FTP

Esta versão permite integração com email e FTP. Você pode enviar imagens individuais ou compactá-las em novas pastas, para envio tanto por email quanto por FTP. Para tal, configure as contas de acesso.

WinZip 15.0

A ferramenta dispõe de vários níveis de configuração para que o usuário possa ter total compatibilidade do aplicativo com o seu servidor e email. Existe também o suporte a várias contas para que se tenha o máximo de flexibilidade possível.

Utilize o formato ZIPX

Desde a versão 12.1, existe um novo formato de arquivo, mais potente e eficaz, o ZIPX. Ele comprime imagens e arquivos sem perder qualidade e ainda avisa na própria extensão que o que for compactado com ela só poderá ser aberto por versões mais recentes do WinZip.

WinZip Desktop Gadget Zip/Unzip

Esta é uma novidade muito interessante da versão 15.0, principalmente para quem gosta de utilizar os widgets dos Windows 7 e Vista. Com o WinZip Desktop, basta que você arraste o conteúdo que quer compactar e ele o faz na hora, de forma rápida e descomplicada.

Não WinZip 15.0 widgetexiste a necessidade de configurações nem mesmo a escolha do destino do arquivo criado; ele vai diretamente para o desktop.

Outra ferramenta do widget é a de mandar o arquivo diretamente para uma conta de email registrada no programa. Basta mudar para a opção “Zip & Email” e, como na ferramenta anterior, arrastar o arquivo para o aplicativo.

 

Instalação

A instalação do programa é igual à de qualquer outro. Porém, durante os passos iniciais do processo, ele pergunta se você pretende instalar também o aplicativo Uniblue RegistryBooster. Caso você não queira, desmarque essa opção e prossiga com a instalação.

Visual do WinZip 15.0

Durante o processo, você também pode configurar algumas opções de visualização e trabalho. Todos os passos de instalação estão em inglês.



Importante

Antes de instalar o " WinZip " você pode criar um ponto de restauração do Windows, assim, se não gostar do programa ou se ele não funcionar corretamente, você pode simplesmente restaurar o sistema para um ponto anterior à instalação do programa.Clique aqui e aprenda a criar um ponto de restauração.


Para garantir a qualidade do seu download, nossa equipe baixou e testou este arquivo com os antivírus Kaspersky e Avast!. Por causa disso, seu download será feito com um gerenciador de downloads exclusivo do Baixaki, diretamente dos nossos servidores, para garantir maior segurança e velocidade.


Durante a instalação, pode ser que seja oferecido algum software adicional. A instalação desse software adicional é totalmente opcional e você pode escolher não instalar nada além do programa que você está baixando. Para mais informações, clique aqui.

Nossa Opinião

Nossa Opinião Acima você conferiu uma descrição completa sobre o WinZip e suas funcionalidades, saiba agora o que achamos dele

A nova versão do WinZip traz vários recursos muito interessantes. As novidades apresentadas são úteis, principalmente com relação à compactação e à utilização de imagens em JPEG. O novo visual do programa também merece destaque, pois dá uma nova cara ao gênero dos compactadores.

Muitos utilizam os arquivos em ZIP não só para compactar suas imagens, mas também com o intuito de juntá-las em um só pacote a fim de enviar para amigos por email ou via internet. O fato de ele compactar melhor imagens e permitir visualização facilitou muito a vida dos usuários.

O novo widget é muito útil para agilizar o uso do aplicativo, pois permite que se compactem e enviem arquivos simplesmente os arrastando, sem a necessidade de abrir o WinZip.

Seu visual é limpo, com botões bem desenhados. Ele não traz janela de propagandas nem de visualização integrada. E o WinZip está cada vez mais simples, com muitas ferramentas de um clique e integração com o Windows Explorer.

ImportantePrós
  • Permite visualização de imagens sem descompactá-las.
  • Mostra miniatura das imagens na própria janela do programa.
  • Tem suporte para o formato ZIPX.
  • Interface nova bem intuitiva.
ImportanteContras
  • Todo em inglês.
  • Versão completa é paga.

Comentários (0)

Ver todos os comentários »
  • Leonardo Souza Leonardo Souza
    em 16/10/2013 às 23:26h
    versão: 17.5 Build 10562 2

    Tem uma linda interface, mas deixa a desejar em vários aspectos. Não suporta muitos formatos, sem falar na lentidão pra compactar...

  • FatalPX FatalPX
    em 28/10/2012 às 07:50h
    versão: 17.0 Build 10283 2

    WinRAR, 7Zip, IZarc e até o Peazip são muito melhores. Esse programa só tem a interface legal.

  • Nassif Nassif
    em 21/10/2012 às 16:09h
    versão: 17.0 Build 10283 2

    Programa indispensável na época do Windows 98, versão nova cheia de ferramentas que 99% dos usuários não utiliza, programa perdeu o espaço para o Winrar e 7zip que combinam simplicidade, praticidade e leveza.

  • fantasma2.0 fantasma2.0
    em 21/10/2012 às 15:52h
    versão: 17.0 Build 10283 1

    ultilizei muito, nos anos de 1995 a 1998, com o windows95 e o windoas98, depois veio o winrar, tomou o mercado, tem no nosso idioma, os arquivos na net, estao todos em rar, infelizmente o winzip com toda potencialidade dele, não acompanhou os seus adversarios

  • leo leo
    em 18/10/2012 às 15:32h
    versão: 17.0 Build 10283 1

    seu principal concorrente em termos de funcionalidade o powerarchiver tem o tamanho de 10mb no instaldor, copia, cria, emula imagens ISO. em resumo o WINZIP só aumentou de tamho e consumo do sistema e nada mais .

  • Maicon Fidelix Maicon Fidelix
    em 18/10/2012 às 14:10h
    versão: 17.0 Build 10283 1

    Ótimo programa na época do Windows 98.

  • Samuel Figueira Samuel Figueira
    em 18/10/2012 às 12:30h
    versão: 17.0 Build 10283 2

    Não vá se animando tanto, no começo o winzip era mais simples e com uma pataforma mais leve. Hoje ele tem muito Querekeke, muita função pesada, muita mensagem de alertas e avisos. Sem contar que suas funções de compactação estão fora do padrão ZIP, tem que observar muito pra saber como compactar. Eu recomendo Winrar ou o 7Zip que carregam uma arquitetura mais leve e com a mesma eficiência.

  • ecfmorais ecfmorais
    em 17/10/2012 às 20:10h
    versão: 17.0 Build 10283 1

    Qualquer softwares renomado no mundo hoje globalizado é oferecido em vários idiomas, é só pegarmos os próprios compactadores, o winzip é o único que está em inglês (renomados), uma vergonha para uma empresa que cada vez mais se torna fechada e que ratifica a falta de consideração para aqueles que não tem em seu país o idioma inglês. Acorda winzip vocês já eram. Tiro o chapeu para o WINRAR, 7 zip e outras que estão muito a frente de vocês por ter esta consciência globalizada. Sei falar e ler inglês, mas é bom vermos um programa que tenha o nosso português-BR. Fica aqui registrado esta falta de consideração desta empresa pra aqueles que não tem a língua inglesa oficial.

  • Chico Chico
    em 27/9/2012 às 21:07h
    versão: 16.5 Build 10096 3

    Sem dúvidas este é um excelente compactador e descompactador de arquivos. Até hoje a briga continua entre os formatos Zip e Rar. Mas, sabe qual o diferencial que desequilibra essa briga? O WinRar consegue descompactar e compactar formatos Zip. E, pelo que eu entendi, até hoje o WinZip não é compatível com o Formato RAR. Os desenvolvedores do Winzip precisam perceber que o Winzip não é mais o compactador mais utilizado. Então não adianta ficar criando seus formatos exclusivos pra ninguém usar, afinal, se vc compacta em ZipX, seus amigos que tem winrar não vão abrir... O que eu quero dizer é que, quem usa o WinZip fica restringido unicamente ao formato Zip. Enquanto quem usa o WinRar, abre os dois. E aí? Aí todo mundo baixa os compatíveis com Zip e Rar, pra, quando receberem arquivos em Zip e Rar, não terem dor de cabeça com incompatibilidade. Se o WinZip reconhecer a necessidade da universalização, acho que volta para a lista dos tops. E aí sim pode ficar propagandeando com o zipX e o zip64.

  • iguinho iguinho
    em 24/9/2012 às 09:19h
    versão: 16.5 Build 10096 5

    É bom eu gostei muito recomendo que baixem

Ver todos os comentários »

Shopping Baixaki





(0.484 segundos)