Logo Dropbox Ícone

Dropbox

Versão 61.4.95 Grátis
68.95 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 21/06/2021 Dropbox, Inc.

O que estão falando…

+68 Avaliações
  • Foto de Rodrigo
    Rodrigo 7 de abril de 2015 - 10:11
    10
    Nota Excelente!
    Não existe um serviço mais completo que o dropbox, além da organização e disponibilidade dos arquivos online, a recuperação de arquivos excluidos é perfeita! Melhor do que outros serviços que exibi tudo agrupado.
  • Foto de Gufriend
    Gufriend 19 de julho de 2011 - 09:53
    2
    Nota Ruim!
    Infelizmente a potítica de privacidade do Dropbox mudou, agora segundo o contrato eles podem ver os seus arquivos, utilizar seus trabalhos e disponipiliza-lo para outras pessoas na internet, por isso passei a utilizar o Live Mesh da microsoft que permite fazer a mesma coisa, porém só em sistemas com windows 7 ou vista. Vale pela privacidade.

Descrição

Flávio Motta Coutinho
Uma das melhores soluções em nuvem da atualidade

O que é e para que serve o Dropbox?

O Dropbox é um programa de armazenamento em nuvem, serviço cada vez mais buscado nos dias de hoje. Com ele, é possível fazer upload de arquivos e pastas do seu computador direto em uma conta online e eles serão mantidos em segurança.

Você poderá acessar seus arquivos em nuvem em qualquer lugar e por meio de dispositivos diversos, como computador e celular, desde que efetue o login corretamente em sua conta.

O serviço em nuvem oferecido pelo Dropbox é essencial para quem possui arquivos importantes e não pode correr o risco de perdê-los. Ao armazená-los na nuvem, ou seja, em um dispositivo online, existe uma garantia maior de que eles não serão deletados ou removidos sem a sua autorização. E mesmo caso isso aconteça, é possível fazer o download novamente e ter o arquivo em suas mãos sem maiores preocupações.

Como usar o Dropbox?

O primeiro passo é fazer um cadastro ou login em uma conta existente. Feito isso, logo na página inicial será mostrado o seu painel e o botão “adicionar” para que você faça o upload de arquivos do seu computador direto na ferramenta.

Para levar seus arquivos direto para o Dropbox, basta arrastá-los de sua pasta original até o aplicativo em si de maneira fácil e rápida. O processo costuma finalizar rapidamente, mas com arquivos maiores, na faixa do gigabyte, é comum que demore alguns segundos a mais.

Além disso, é possível fazer também o backup de pastas completas do seu PC direto no Dropbox. É uma ferramenta muito útil que integra o programa direto à pasta original, ou seja, se você alterar o arquivo, ele sofrerá as mesmas modificações em seu PC.

. Imagem: Reprodução

É válido ressaltar que todas as pastas do computador podem ser associadas a essa função de backup do Dropbox, como Downloads e Área de Trabalho, mas o programa possui um limite de armazenamento e pastas muito grandes podem extrapolar a memória.

Um outro ponto interessante do Dropbox é que o programa possui um sistema de notificações bem dinâmico na barra de tarefas do seu computador. A partir dele é possível fazer outras atividades no PC sem precisar ficar com a ferramenta aberta e apenas acompanhar as atualizações pelas notificações mostradas.

.
Imagem: Reprodução

No quesito organização o sistema também é bem útil ao apresentar ferramentas de fixação de pastas e arquivos para mantê-los no topo e, assim, tornar mais fácil o acesso ao conteúdo mais importante presente na plataforma.

Além disso, é possível também descrever os espaços para ter maior noção do que é sediado naquele espaço. Você pode compartilhar arquivos e pastas com outros usuários e para evitar que eles fiquem perdidos com o conteúdo, basta adicionar uma descrição, mesmo que breve, informando o que eles podem encontrar na plataforma.

Inclusive, para compartilhar arquivos no Dropbox, basta selecionar e procurar pela opção “compartilhar”. Existem meios diversos, como convidar por e-mail ou gerar um link de acesso, e todos são fáceis para que o compartilhamento ocorra rapidamente entre os dois lados.

.
Imagem: Reprodução

Dropbox é sinônimo de segurança e eficácia. Seja para uso pessoal ou profissional, o programa pode facilitar sua vida consideravelmente.

Nossa Opinião sobre o Dropbox

O Dropbox tem se consagrado com uma das principais ferramentas de armazenamento em nuvem. Não é à toa que diversos softwares, empresas e usuários domésticos o utilizam, pois sua funcionalidade é muito simples e prática. Como o software dispensa o uso de ferramentas especificas para o envio de dados, você consegue mandar conteúdo a partir de seu computador, smartphone ou tablet em questão de segundos.

A função de compartilhamento de link também é muito útil. Em vez de perder tempo hospedando arquivos ou anexando dados via email, basta salvá-los na pasta da ferramenta e solicitar o link de download. Dessa maneira, é só enviar o endereço e qualquer pessoa poderá baixar os dados.

Como o software é multiplataforma, você não vai ficar preso ao envio de fotos, músicas e documentos que estejam salvos no PC. O melhor é que tudo sempre está sincronizado e pronto para baixar. Logo, você consegue ter o conteúdo mais atualizado sempre à mão, não importa em que dispositivo esteja no momento.

Pouco espaço de armazenamento

Embora 2 GB sejam suficientes para hospedar centenas de músicas e imagens, a quantidade não é tão proveitosa para trabalhar com vídeos HD ou arquivos maiores. Para contornar o empecilho, o Dropbox oferece a função de convites que garantem 250 MB, podendo assim chegar aos 10 GB – algo muito mais proveitoso.

O botão no menu ao lado do relógio do sistema é muito útil para acessar o serviço online, ver os arquivos enviados recentemente ou alterar algumas das configurações do software.

Enfim, o Dropbox é uma solução eficiente para quem deseja liberar espaço em disco e manter os arquivos sincronizados entre diferentes plataformas. Ainda que 2GB não seja uma quantidade muito grande, ela é útil para trabalhar com imagens, músicas e documentos do Office – sem contar que, com um pouco de esforço, você pode alcançar 10 GB de graça.

Prós & Contras

Prós

  • Sincroniza os documentos entre diferentes plataformas
  • Dispensa aplicativos terceiros para o envio
  • Fácil de usar

Contras

  • Espaço de armazenamento pequeno

Avaliações sobre o Dropbox

+68 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação