Logo Hotspotio Ícone

Hotspotio

Versão 1.1.1 Grátis
3.5 MB
Funciona em: Android
2.2/2.3/3.0/3.1/4.0/4.1/4.2/4.3/4.4/5.0
Adicionado em : 29/05/2015 Hotspotio
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Marcelo Rodrigues
Compartilhe conexões WiFi ou use a de seus amigos pagando nada mais que pequenos favores

Quando se sai de casa, ficar procurando por um WiFi de fácil acesso não é uma das tarefas mais agradáveis da vida – principalmente para os mais tímidos. E se fosse possível resolver esse pequeno problema com a ajuda de seus amigos? Hotspotio aposta na generosidade do seu círculo de amizades para oferecer novas possibilidades de conexão pela cidade.

O aplicativo funciona de forma bastante simples e não vai exigir nenhum conhecimento profundo de informática ou cadastros extensos para que você possa se aproveitar dos seus recursos. Basta logar com uma conta de redes sociais como Facebook, Twitter e LinkedIn para que seja possível trocar pontos de acesso à web entre o usuário e seus contatos. 

Hotspotio - Imagem 1 do software  Hotspotio - Imagem 2 do software

Uma vez que seu perfil estiver atrelado ao Hotspotio, é só escolher se você quer compartilhar as conexões WiFi salvas no seu dispositivo mobile e qual o “preço” a pagar caso seus amigos queiram utilizá-las. Sim, há um pagamento simbólico, que pode ir de uma curtida no Facebook até um abraço na vida real ou, ainda, a opção da pessoa cantar uma música na sua frente.

A mesma cobrança ocorre quando você tentar se conectar por meio dos hotspots compartilhados pelos seus colegas, tornando o processo bem mais divertido que o tradicional pedido de senhas. De olho na segurança, o Hotspotio só permite essa interação entre conhecidos, evitando que outros curiosos usem sua net ou saibam do seu password.

Nossa Opinião sobre o Hotspotio

É até comum que você tenha a senha do WiFi da casa dos parentes que você costuma visitar mais. Talvez da dos seus amigos mais próximos também, certo? Porém, e se você pudesse ter acesso às conexões de toda sua lista de contatos nas redes sociais? Hotspotio investe nessa ideia para oferecer a chance de haver sempre um ponto de acesso à web esperando por você.

Apesar de extremamente simples, o visual do aplicativo é bonita, apresentando um design sóbrio e uma escolha de cores bastante elegantes. A escolha por uma fonte um pouco maior do que a usada nos programas convencionar para dispositivos mobile também ajuda na hora de utilizar os recursos em um aparelho com tela pequena ou com baixa resolução.

Mesmo com esses aspectos iniciais convidativos, a interface do Hotspotio desanima o usuário após alguns poucos segundos de navegação. Isso porque a navegação é bastante truncada e os menus – que podem ser acessados por um ícone ou deslizando o dedo na lateral esquerda do display – parecem não fazer muito sentido.

Toda a seção de Profile (Perfil), por exemplo poderia ter sido condensada em uma única aba, em vez de ser dividida em três janelas praticamente vazias. A procura por conexões ao redor, que usa a interface do Google Maps, também tinha o potencial de ser melhor aproveitada ou sinalizada, deixando o recurso meio “jogado” dentro do programa.

Lado bom, lado ruim

Outro ponto no qual o Hotspotio peca é na hora de pedir seus dados para atrelar o app às suas contas das redes sociais. A opção de logar com o Facebook exigiu uma segunda tentativa depois do software ter sido encerrado sozinho, enquanto a opção pelos perfis do Twitter e LinkedIn dão erro logo de cara, não chegando a funcionar durante nossos testes.

Pode parecer uma reclamação boba, mas isso afeta grande parte do funcionamento do aplicativo, já que muitos internautas têm círculos de amizade ou contatos bem diferentes entre uma plataforma social e outra. Assim, a impossibilidade de se conectar diminui drasticamente a quantidade de opções para o usuário que não dispensa um WiFi de fácil acesso.

De qualquer forma, com o que é possível fazer no momento, a proposta do Hotspotio é inegavelmente boa. Como o próprio aplicativo cuida de toda parte de segurança, não é preciso ficar expondo senhas – mesmo para amigos – ou conexões pessoas para estranhos, como acontece em outros serviços do gênero.

O esquema de pagamentos por ações corriqueiras também é um toque genial. Quer se conectar ao meu ponto de acesso? Tudo bem, basta seguir meu perfil no Twitter, dar umas curtidas em postagens minhas, cantar uma música bacana ou, literalmente, correr para o abraço. O sistema ainda se encarrega de fazer a contagem de favores feitos e recebidos.

Depende dos camaradas

A opção de compartilhar conexão, que fica dentro do menu Available Hotspots (Pontos de Acesso Disponíveis) é outra parte que poderia ser um pouco mais simples e fluida para o usuário. Além de estar escondida em um botão na parte superior da tela – parecendo mais um banner –, a ferramenta não é lá muito intuitiva para os iniciantes, exigindo um empenho extra.

No fim, o app vale a pena se você tiver muitos colegas utilizando o serviço e compartilhando suas conexões sem fio. Se esse não for o seu caso, talvez seja melhor procurar alternativas como WiFi Finder e Free Zone Scanner WiFi Grátis para não perder a conexão do seu celular ou tablet.

Prós & Contras

Prós

  • Ideia criativa
  • Usa seu círculo de amizades
  • Visual bonito

Contras

  • Apenas em inglês
  • Interface truncada
  • Login pelo Twitter e LinkedIn dá erro
  • Menus confusos

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Hotspotio

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação