Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

5 melhores Editores de Vídeo para celular Android em 2023

Utilizados por criadores de conteúdo, os editores de vídeo para Android estão cada vez mais completos. Elaboramos uma lista com os melhores; confira!

Avatar de: Alejandro Mercado

Por Alejandro Mercado via nexperts

06/01/2023 21h59min · Atualizado em 01/02/2023 12h00min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin

Com cada vez mais celulares nas mãos das pessoas, cresce a quantidade de vídeos e fotos publicadas nas redes sociais — junto disso, a necessidade de editores de vídeo e de fotos, também. Para ajudar a escolher qual aplicativo para Android baixar, o Baixaki elaborou uma lista com as melhores alternativas.

O critério utilizado considerou os melhores programas de edição para celular, seguindo a avaliação de especialistas no tema, para o ano de 2023. Nesse mesmo contexto, as alternativas também devem estar atualizadas e com suporte ativo de desenvolvimento.

Confira abaixo os melhores aplicativos para editar vídeos no celular Android!

1. Adobe Premiere Rush

Bastante completo, o Adobe Rush carrega a qualidade de sua desenvolvedora no nome. (Fonte: Google Play / Reprodução)
Bastante completo, o Adobe Rush carrega a qualidade de sua desenvolvedora no nome. (Fonte: Google Play / Reprodução)

Quando se pensa em edições gráficas, o nome da Adobe sempre vem à mente. O Adobe Premiere Rush é da mesma criadora do Photoshop, sendo um editor de vídeo para celular Android considerado por especialistas como acima da média.

Ele é recheado de recursos muito úteis a quem precisa fazer edição diretamente nos celulares. Entre os destaques, estão as linhas do tempo, a sincronização com a nuvem e a interface intuitiva para quem é acostumado com os softwares da marca.

A Adobe sinaliza o app de edição como um programa criado para criadores de conteúdo em vídeo online. Na prática, isso quer dizer que as principais ferramentas direcionadas a esse público estão disponíveis, como agendamento e compartilhamento em redes sociais como o TikTok.

O Adobe Premiere Rush é um aplicativo freemium, isto é, está disponível para download gratuito no Google Play, mas com ferramentas avançadas disponibilizadas mediante assinatura. O pacote mais simples sai por R$ 43,00/mês e dá acesso também à versão para desktop.

2. Filmora

O Filmora é recomendado para criadores de conteúdo no YouTube e no TikTok. (Fonte: Google Play / Reprodução)
O Filmora é recomendado para criadores de conteúdo no YouTube e no TikTok. (Fonte: Google Play / Reprodução)

Caso seu perfil se adapte mais a editores de vídeo com recursos automáticos, o Filmora pode ser uma alternativa preferível. Além de filtros especiais, ele oferece planos de fundo, suporte para áudio e linhas do tempo.

O aplicativo, disponível no Google Play, possui uma interface intuitiva e também é indicado por oferecer a maioria dos recursos gratuitamente. Após editar suas filmagens, é possível tanto salvar na sua galeria de vídeos no Android, como enviar para as redes sociais.

O Filmora também é um freemium, por isso, os vídeos editados no modelo gratuito levam a marca d'água na edição. Nesse contexto, o usuário encarará um período de adaptação até entender como utilizar as predefinições e modelos disponíveis. 

O editor foi criado pela Wondershare, uma das líderes no mercado de aplicativos gráficos para dispositivos móveis. A empresa também atua com desktops, mas não há informações sobre interligação com o celular.

3. KineMaster

KineMaster é um dos editores de vídeo mais populares para Android. (Fonte: Google Play / Reprodução)
KineMaster é um dos editores de vídeo mais populares para Android. (Fonte: Google Play / Reprodução)

O KineMaster é um doseditores de vídeo para Android mais famosos, com uma interface intuitiva e recursos poderosos. Nele, há o destaque para a possibilidade de arrastar diferentes tipos e formatos de mídia diretamente para o aplicativo.

Como poucos programas disponíveis no Google Play, o KineMaster dá ao usuário bastante controle sobre o processo de edição, de maneira a garantir um resultado profissional.

Comparado com outros aplicativos, sua distância para um programa tradicional é maior. Todavia, será possível usar filtros de áudio, efeitos de transição e trabalhar com chroma-key.

A maioria das funcionalidades do editor de vídeo estão disponíveis na versão gratuita, mas os recursos mais avançados e a remoção da marca d'água exigem a compra do formato pago.

4. InShot

InShot é um dos editores de vídeo mais completos para Android. (Fonte: Google Play / Reprodução)
InShot é um dos editores de vídeo mais completos para Android. (Fonte: Google Play / Reprodução)

Na linha dos editores de vídeo simples, o InShot é um dos líderes. O app para Android, disponível no Google Play, tem uma interface descomplicada, que lembra bastante a de aplicativos de redes sociais como o TikTok e o Instagram.

A ferramenta é gratuita, mas oferece mensalidades para acesso a mais recursos para editar vídeos no celular Android.

O foco do aplicativo está nos filtros, transições, cortes e produção de vídeos curtos. A edição de linha do tempo é linear, oferecendo espaço para canais de áudio e vídeo.

Apesar da aparente simplicidade, o InShot não deixa marca d'água, um grande diferencial em termos de editores de vídeos para Android. Basta assistir um vídeo a cada ver que desejar removê-la.

A intuitividade e ferramentas disponíveis já na versão livre tornaram o editor um dos favoritos para produtores de conteúdo em vídeo.

5. GoPro Quik

Não precisa ter uma GoPro para usar o Quik. (Fonte: Google Play / Reprodução)
Não precisa ter uma GoPro para usar o Quik. (Fonte: Google Play / Reprodução)

O GoPro Quik é um editor de vídeo para celulares que, apesar da marca, não exige que você tenha uma GoPro. Disponível na Google Play de forma gratuita, é bem indicado para usuários em busca de um editor de vídeos simples, sem muitos excessos.

O aplicativo é muito eficaz para criar vídeos a partir de fotos e vídeos de forma automática. Além disso, ele permite o recorte de vídeos, inclusão de efeitos, textos e música. Para quem deseja uma edição sem ser incomodado por anúncios irritantes, o GoPro Quik é excelente.

Está sem tempo para terminar um projeto? Ele salva rascunhos e, ao finalizá-los, ainda os publica nas redes sociais. Pode até não ser tão completo quanto seus concorrentes, mas é eficaz no que se propõe.

Antes de instalá-lo, fique atento. Seu aspecto menos positivo é que ele não funciona em todos os aparelhos com o sistema Android. Você pode verificar se seu celular está apto para esse editor na loja de aplicativos.