Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Vantagens de utilizar uma VPN

Vejas as vantagens de utilizar uma VPN para fazer conexão com a internet e outras redes.

Avatar de: Diego Borges de Sa

Por Diego Borges de Sa via nexperts

28/10/2022 14h06min · Atualizado em 30/03/2023 14h11min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
VPN: veja as vantagens em utilizar um programa como esse
VPN: veja as vantagens em utilizar um programa como esse

A VPN é uma das melhores alternativas para quem busca segurança e privacidade na hora de realizar conexões. Com ela, é possível acessar uma rede privada – altamente protegida – e fazer o acesso à internet com um outro IP, juntamente com uma localização diferente da sua. 

Utilizando uma VPN é possível acessar sites exclusivos de outros países, e até mesmo driblar os ataques de cibercriminosos, realizando atividades do dia a dia dentro de um ambiente mais seguro.

Hoje o Baixaki mostra as principais vantagens de usar uma VPN e algumas opções de softwares para realizar o procedimento. Confira:

Privacidade

A VPN é um meio de se proteger do ataque de cibercriminosos
A VPN é um meio de se proteger do ataque de cibercriminosos

A principal vantagem de utilizar uma VPN para se conectar à internet é a possibilidade de esconder a sua localização. Com este tipo de conexão você consegue deixar seu IP “invisível”, além de outros dados relacionados ao dispositivo no qual você está usando para navegar pela rede.

Além disso, realizar procedimentos do dia a dia com uma VPN também evita que você tenha informações recolhidas por empresas para o envio de propagandas e serviços do tipo. Navegando anonimamente na rede segura, também impede que sites e outras plataformas tenham acesso a dados da sua localização e façam sugestões em cima do que foi registrado.

Acessar sites de outros países

Com VPN você pode assinar e assistir os serviços de streaming de outros países
Com VPN você pode assinar e assistir os serviços de streaming de outros países

Outra grande vantagem de usar VPN é a possibilidade de acessar sites de outros países. Por exemplo, é possível acessar a Netflix americana através da rede, e fazer uma assinatura do serviço gringo, uma vez que, navegando normalmente na internet daqui do Brasil isso não seria possível.

Também há uma série de sites e plataformas que possuem restrições para outros países, como a exibição de transmissões de TV locais e até de partidas de futebol. Usando a VPN você consegue se conectar a uma rede segura daquela região e fazer o acesso normalmente como se estivesse por lá. Além do mais, é possível fazer o procedimento inverso caso você tenha viajado para um outro país e queira assistir a um conteúdo restrito ao Brasil. 

Mais segurança

Reuniões virtuais ficam mais seguras com a utilização de VPN
Reuniões virtuais ficam mais seguras com a utilização de VPN

A utilização da VPN também é sinônimo de mais segurança para procedimentos do dia a dia. Há diversas empresas que utilizam esse tipo de conexão para que seus funcionários acessem redes internas da empresa. Isso evita o acesso não autorizado de outras pessoas, e também protege o ambiente contra invasões e outros tipos de ameaça.

Também é mais seguro fazer atividades do dia a dia usando VPN. Por exemplo, ao fazer uma reunião virtual onde serão abordados dados sigilosos, o ideal é que todos os participantes estejam em um ambiente seguro, em um rede protegida, para evitar vazamentos e acessos não autorizados à transmissão.

Softwares para usar uma VPN

NordVPN
NordVPN

Há diversos softwares para fazer uso de uma VPN. Navegadores como o Opera e o Star Tor já trazem a opção como um recurso nativo. Ou seja, pelo próprio browser o usuário consegue acessar sites e plataformas utilizando uma conexão segura e partindo de uma outra região que não seja a sua. 

Entretanto, é possível utilizar o aplicativo para fazer a conexão completa. Entre eles há a NordVPN, empresa especializada no serviço e que conta com mais de 20 milhões de usuários por todo o mundo. 

A conexão pelo NordVPN funciona através do protocolo WireGuard – um tipo de VPN que oferece uma velocidade maior, mas mantendo o nível de segurança elevado. Além disso, ela pode ser instalada tanto em desktops Windows, Linux e Mac, até em dispositivos móveis Android e iOS. 

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o Baixaki para mais matérias como essa!