Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Foxit Reader x Sumatra PDF: qual é o melhor leitor de arquivos?

Confira nosso comparativo e descubra qual é o leitor de arquivos digital ideal para você

Avatar de: Matheus Benjamin

Por Matheus Benjamin via nexperts

12/08/2022 17h23min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Boa parte dos documentos que são compartilhados pela internet chegam em Portable Document Format (PDF) aos seus respectivos destinos. O PDF garante que todas as propriedades e informações do arquivo cheguem sem grandes perdas em meio ao seu compartilhamento. Além disso, o formato é prático e não costuma ultrapassar o limite de tamanho disponibilizado pelos provedores de e-mail e apps mensageiros, por exemplo. 

Dessa maneira, ter um leitor de PDFs em seu aparelho eletrônico é essencial para conseguir fazer todas as leituras necessárias. Mas como escolher o melhor software para isso? Abaixo, temos um comparativo entre duas opções vantajosas. Confira mais sobre elas antes de escolher qual programa baixar.

Foxit Reader

Imagine poder ler um PDF, mas também fazer anotações, incluir marcações e ainda editar algumas partes? Tudo isso é oferecido pelo Foxit Reader, uma ferramenta potente para ler e editar PDFs. Há muitos recursos especiais neste leitor digital, incluindo uma interface organizada e com menus de interação intuitivos. 

Assim, você conseguirá estudar de uma forma bastante produtiva, se for o caso, e também organizar-se sem grandes preocupações. Em muitos casos, os arquivos em PDF não podem ser modificados de maneira simples. Mas Foxit Reader chega para mudar esse cenário, inclusive, permitindo que os usuários façam cortes nos arquivos e, também, combinações.

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

Tais anotações nos arquivos não precisam ser simplórias, podendo conter textos e cores diferentes. Também sendo possível adicionar imagens, links, vídeos e até mesmo outros documentos que vão ajudar a lembrar dos trechos destacados. No modo leitura, os usuários podem escolher qual é o melhor formato para visualização, ajustando a altura ou a largura da exibição.

Sumatra PDF

Outro leitor robusto e perfeito para todos os momentos é o Sumatra PDF, que pode ser baixado diretamente em seu computador sem que o sistema seja comprometido. Além disso, o software é leve e não vai impactar o espaço em disco. Em linhas gerais, o programa é popular e já foi testado por muitos usuários.

Por esse motivo, o software é constantemente atualizado, sobretudo para proporcionar a melhor experiência ao público. Assim, há pouquíssimos bugs encontrados durante seu desempenho, pois as correções quase sempre são automáticas. Uma boa dica para utilizar o Sumatra PDF, portanto, é procurar sempre a última versão.

(Fonte: Baixaki/Reprodução)
(Fonte: Baixaki/Reprodução)

Uma boa novidade é que além de PDFs, o programa também funciona como um leitor de outros formatos, incluindo Mobi, XPS, ePub, DJVU e CHM. Até conteúdos em WEBP podem ser abertos no software. Porém, diferente do Foxit Reader, o Sumatra PDF não conta com ferramentas de edição. 

Apesar dessa questão, no programa ainda existem outros recursos que podem ser muito úteis, incluindo a possibilidade de dar zoom em até 200% no documento. A página fica ajustada pela altura ou pela largura, dependendo da preferência no modo de leitura e, no menu inicial, é possível criar um PDF em branco.

Conclusão

Se você gosta de praticidade em todos os momentos, talvez o programa mais indicado para sua rotina seja o Sumatra PDF, afinal, ele apresenta ferramentas simples, não compromete o desempenho do seu dispositivo por ser bastante leve e ainda consegue cumprir o que promete: ler seus arquivos quando e onde você desejar. 

Agora, se você precisa de mais elementos para os estudos ou trabalho, o mais indicado é o Foxit Reader, pois suas ferramentas são realmente chamativas e fazem a diferença quando informações precisam ser anotadas. O software também se apresenta de maneira superior nas questões mais simples e cotidianas.

Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o Baixaki para não perder nenhum comparativo e ficar por dentro do mundo dos softwares.