Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Uber ou 99: qual é o melhor para o passageiro?

Analisamos as principais diferenças entre a Uber e o 99 para você escolher qual mais se encaixa em sua rotina; confira

Avatar de: Felipe Vidal

Por Felipe Vidal via nexperts

20/03/2023 18h30min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin

Os aplicativos de transporte já caíram no gosto do público brasileiro há algum tempo, com a Uber e o 99 se destacando nesse segmento. Por isso, o Baixaki elaborou uma lista com as principais características de cada uma dessas opções, pensando sempre no bem-estar do passageiro.

Confira abaixo qual dos aplicativos de carona oferece mais vantagens aos usuários!

Vantagens e similaridades entre a Uber e o 99

Tanto a Uber quanto o 99 compartilham muitas similaridades quando o assunto é o modo de funcionamento. A interface de ambos é simples, mostrando um mapa do seu local, e os motoristas ao redor; além da caixa de pesquisa, que serve para indicar o destino da viagem. Esses aplicativos não são conhecidos por grandes travamentos e a experiência é bastante fluida, no geral.

Modalidades de viagem

Na hora de solicitar a carona, a Uber e a 99 oferecem variadas opções de veículos e motoristas, incluindo opções mais econômicas ou luxuosas — ou, até mesmo, um trajeto sem conversas. Por questão de localização, nem todas essas opções estarão disponíveis no momento da viagem. Há também uma modalidade de entrega de encomendas, em que o usuário pode enviar algum produto para o motorista, que irá fazer a entrega até o destino.

Grande parte das modalidades só estão disponíveis em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo. (Fonte: Unplash / Reprodução)
Grande parte das modalidades só estão disponíveis em grandes centros, como Rio de Janeiro e São Paulo. (Fonte: Unplash / Reprodução)

Acompanhamento de viagem

Os dois apps também mostram o trajeto a ser feito no mapa, com possibilidade de alteração, e indicam o valor a ser cobrado pela corrida. O usuário ainda pode adicionar paradas adicionais quando compartilhar o veículo com alguém. No entanto, a Uber suporta até quatro paradas, e a 99 apenas duas.

No quesito de avaliação do motorista, o usuário pode dar até cinco estrelas a respeito da comodidade da viagem, e adicionar uma breve descrição sobre sua experiência. Ambos permitem que uma pequena gorjeta seja enviada ao motorista, caso desejado.

Preço e formas de pagamento

O cálculo do valor das corridas acontece conforme a demanda na região, ou preços dinâmicos em horários de pico. A Uber ainda possui uma carteira virtual, assim como o 99 possui uma função similar — chamados Uber Cash e 99Pay, respectivamente. Em geral, os dois apps permitem pagamento em dinheiro, cartões de débito ou crédito, PIX, e PayPal.

As diferenças entre a Uber e o 99

Uma das grandes diferenças entre esses aplicativos fica para os recursos extras. A Uber oferece suporte para pedidos em restaurantes e supermercados com a Uber Eats, no entanto, esse serviço já não está mais disponível no Brasil. A 99 até oferecia o 99Food, para entrega de comida, mas não era integrado no aplicativo principal, contando com uma cobertura muito mais restrita — que também levou ao seu fim no território nacional.

A Uber Eats deixou o Brasil ainda em 2022, "perdendo" a disputa para o Rappi e o iFood. (Fonte: Tomohiro Ohsumi, Getty Images / Reprodução)
A Uber Eats deixou o Brasil ainda em 2022, "perdendo" a disputa para o Rappi e o iFood. (Fonte: Tomohiro Ohsumi, Getty Images / Reprodução)

A cobertura de veículos também é diferente. Por ser uma empresa internacional, a estrutura da Uber permite que mais municípios e cidades sejam contemplados pelos serviços, embora a empresa não atue em algumas regiões do interior. O 99, por outro lado, pode ser uma alternativa nesse quesito, pelo fato de possuir uma integração com redes de táxi.

A opção de viagem mais barata do 99 — o 99 Pop — é conhecida por oferecer carros inferiores à alternativa mais barata da Uber, colocando a questão do custo e benefício em dúvida, já que possui preços similares. 

Assinaturas e outros benefícios

Por fim, vale destacar que a Uber ainda tem a Uber Pass, um serviço de assinatura de R$ 24,90 que garante descontos em corridas, entrega grátis de comida e descontos no Eats. Os benefícios do plano são questionáveis no Brasil, já que não pode ser totalmente aproveitados no território nacional.

No outro lado, além de ser uma carteira virtual, o 99 Pay é um serviço de pagamentos que também gera cashback e pode ser usado para recarregar o saldo do celular. Sendo uma alternativa para serviços como o PicPay, pode ser uma escolha interessante para os usuários mais dependentes da empresa.

Qual é mais seguro?

Tanto a Uber quanto a 99 tem um processo de verificação de motoristas, que incluem etapas como a checagem de antecedentes criminais, envido de informações sobre licenciamento e dados do veículo, e reconhecimento facial.

Durante o trajeto, ambas as opções oferecem uma função de gravação entre a conversa do passageiro e do motorista. A Uber oferece uma análise da conversa por texto, identificando frases e palavras mal-intencionadas. Já o 99 conta com um botão de emergência caso haja uma situação de perigo, conectando o usuário diretamente com a polícia ou com contatos de confiança cadastrados no app.

O botão de emergência é importante para caso alguma atividade suspeita seja detectada. (Fonte: Unplash / Reprodução)
O botão de emergência é importante para caso alguma atividade suspeita seja detectada. (Fonte: Unplash / Reprodução)

É possível viajar apenas com motoristas e passageiras mulheres em ambos os serviços, de modo a garantir maior segurança para esse público. No entanto, a 99 vai além, e permite que um usuário seja bloqueado, no intuito de nunca mais fazer uma corrida com aquela pessoa específica. 

Durante as corridas, tanto a Uber quanto a 99 deixam o usuário compartilhar a viagem, graças ao monitoramento via satélite.

Qual é melhor?

Cheios de similaridades, a Uber e o 99 são boas opções para os passageiros. Embora a Uber tenha mais possibilidades devido às opções de entregas de comida e supermercado, a 99 se destaca no quesito segurança, mesmo que a opção de carona mais econômica conte com veículos inferiores ao Uber da mesma faixa.

No fim, a escolha depende muito da região onde a viagem será solicitada, além de fatores como o preço dinâmico e modalidade selecionada. Nenhum dos dois aplicativos é perfeito, mas são boas formas de locomoção privada.

O que dizem os consumidores?

Levando em considerações as avaliações de ambas as empresas em serviços de atendimento ao usuário, como o Reclame Aqui, há uma surpreendente diferença. Enquanto a 99 tem quase 23 mil reclamações, com taxa de resposta de 100%, a Uber registra mais de 35,6 mil queixastodas sem atendimento, nos 8 anos de cadastro no site. 

As métricas sugerem que a Uber prioriza o atendimento ao cliente direto em seu aplicativo, em detrimento da transparência. Por outro lado, a 99 promove maior segurança ao usuário através do posicionamento público

Em resumo: pontos semelhantes na Uber e no 99

  • Interface simples e intuitiva;
  • É possível adicionar pontos de parada extra;
  • Possibilidade de entregar encomendas;
  • Avaliação de motoristas;
  • Carteiras virtuais;
  • Vários métodos de pagamento.

Em resumo: diferenças entre a Uber e o 99

  • Opção de viagem mais barata do 99 tem carros inferiores ao da versão econômica da Uber;
  • Disponibilidade da 99 no interior pode ser maior graças a integração de táxis;
  • Uber possui serviço de assinatura.