Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Como fazer um mapa conceitual?

Saiba como fazer um mapa conceitual para utilizar em estudos ou tarefas profissionais

Avatar de: Marco Aurelio Andrade de Souza

Por Marco Aurelio Andrade de Souza via nexperts

12/04/2022 22h26min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin
(Fonte: Shutterstock)
(Fonte: Shutterstock)

Utilizado por estudantes e profissionais em todo o mundo, o mapa conceitual surgiu há anos como uma alternativa para o estudo e a explicação de conceitos. No entanto, muitos ainda têm dúvidas em relação a sua função e de como fazer um mapa conceitual. Para ajudar quem está nessa situação, fizemos este texto completo sobre o assunto.

Confira!

O que é um mapa conceitual?

O mapa conceitual é uma técnica de organização do conhecimento criada por Joseph Novak na década de 1970. Com ele, propõe-se uma forma mais gráfica para o entendimento do assunto que a pessoa deseja aprender ou ensinar. Para isso, o professor norte-americano criou um diagrama no qual os conceitos são inseridos em caixas e seus significados são descritos em frases na sequência. Para ficar mais claro, veja um exemplo abaixo.

(Fonte: MindMeister/Reprodução)
(Fonte: MindMeister/Reprodução)

Como é possível visualizar no mapa, o assunto "plano de marketing" é apresentado de forma visual e dinâmica para quem olha para a figura, com características e aspectos do tema ao seu redor. Assim, o mapa conceitual facilita o entendimento e a memorização do conteúdo, uma vez que estrutura, relaciona e discrimina todo o assunto de maneira fácil. 

Baseado na teoria da aprendizagem significativa, criada por David Ausubel, a técnica tem sido apontada por especialistas da área de Educação e Ensino como uma excelente forma de aprendizagem. 

Como fazer um mapa conceitual?

Apesar de ser possível criar um mapa conceitual utilizando caneta e papel, muitas pessoas preferem realizá-lo de forma digital, com a ajuda de softwares e equipamentos. 

Independentemente de como você deseja criar seu mapa, a primeira coisa que você deve saber é que não existe uma maneira certa de construí-lo, visto que o mapa conceitual pode ter diversas variações e sua estrutura depende principalmente do que a pessoa deseja aprender ou ensinar.

(Fonte: Freepik/Reprodução)
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Alguns passos podem ajudar durante a construção do mapa: 

  1. pense no tema que deseja abordar ou estudar e tente visualizar a estrutura do mapa em sua cabeça, como as formas que deseja utilizar e como deseja posicionar as palavras e suas definições;
  2. centralize o assunto no topo ou no meio da página e comece a destrinchar o tema com frases e subtemas no diagrama. Como exemplo, se o assunto for "turismo", a palavra poderá ser colocada dentro de um quadrado e logo depois ter uma seta levando o leitor ao significado do conceito;
  3. faça o processo até que o assunto se esgote ou pelo menos o que deseja explicar seja exposto;
  4. leia o mapa conceitual e verifique se as informações ficaram claras, corrigindo qualquer erro que possa identificar. 

Como fazer um mapa conceitual online?

Se você deseja fazer um mapa conceitual online, temos uma ótima indicação de software. O MindMeister é uma plataforma especializada no assunto, com diversos layouts predefinidos e uma grande quantidade de ferramentas de texto e imagens. 

Com ele, é possível apenas se preocupar com a informação que deseja passar, uma vez que ajuda na estruturação do projeto. A ferramenta é uma ótima opção para professores e profissionais que precisam construir mapas conceituais gráficos para apresentar em aulas ou reuniões.

(Fonte: MindMeister/Reprodução)
(Fonte: MindMeister/Reprodução)

Apesar de não ser gratuito, o MindMeister tem uma versão grátis para teste que dá direito à construção de até três mapas conceituais. Se você ficou interessado no programa, aproveite para saber mais acessando o review completo da plataforma aqui

Gostou da indicação? Então fique ligado no Baixaki para não perder nem um de nossos tutoriais.