Baixaki - Milhares de apps e jogos para você

Instagram: veja 3 dicas para melhorar a qualidade das suas fotos

Confira dicas para otimizar suas publicações no Instagram de maneira fácil e rápida;

Avatar de: Felipe Vidal

Por Felipe Vidal via nexperts

24/02/2023 20h57min · Atualizado em 14/03/2023 16h53min
Compartilhe
FacebookWhatsappTelegramTwitterLinkedin

O Instagram, sendo uma plataforma voltada para a publicação de fotos e vídeos, é apenas natural que seus usuários busquem pela melhor qualidade possível em seus envios. Mas isso nem sempre acontece.

Nestes casos, onde há uma perda significativa de qualidade nas fotos e vídeos, o principal problema costuma ser uma inconformidade com o padrão de publicações do Instagram — fator que pode ser facilmente evitado.

Neste artigo, o Baixaki explica como manter a qualidade das fotos e vídeos publicadas no Instagram, de maneira bem simples. Confira!

Dicas para melhorar a qualidade das fotos no Instagram

1. Ativar carregamentos de alta qualidade no Instagram

Para começar, é importante ativar uma função escondida nas configurações do Instagram, que habilita o envio de arquivos com maior qualidade.

No entanto, fique ligado, pois quanto maior a qualidade no envio da imagem, maior também é o consumo da conexão de internet, seja pelo Wi-Fi ou pacote de dados móveis. Confira o passo a passo:

  • Primeiro, vá até o seu “Perfil” e toque nas três listras no canto superior esquerdo. Uma aba será aberta, adiante, basta tocar em Configurações”. Após isso, selecione a opção “Conta”;
Esse método não é recomendado para usuários que dependem de dados móveis, já que o consumo de Internet será maior. (Foto: Felipe Vidal, Baixaki)
Esse método não é recomendado para usuários que dependem de dados móveis, já que o consumo de Internet será maior. (Foto: Felipe Vidal, Baixaki)
  • Na seção “Conta”, procure pelo item “Uso de dados do celular”. Lá, ative o botão “Carregar em alta qualidade”. Após isso, o Instagram já começará a enviar os arquivos com maior qualidade de imagem. Confira o tópico a seguir, caso a opção não esteja disponível em seu perfil.
A opção de economizar dados pode ser interessante para quem tem um pacote de internet mais básico. (Foto: Felipe Vidal, Baixaki)
A opção de economizar dados pode ser interessante para quem tem um pacote de internet mais básico. (Foto: Felipe Vidal, Baixaki)

2. Publique imagens quando conectado no Wi-Fi

Outra dica importante é priorizar o envido de novas publicações quando estiver utilizando uma rede de internet irrestrita, como o Wi-Fi.

Isso porque, quando utilizando redes restritas, como os dados móveis, o Instagram realiza uma compressão adicional nos arquivos, buscando economizar gastos na conexão.

Esse efeito também pode ser observado nas publicações de outros usuários, que carregam em uma versão simplificada quando a navegação é limitada.

Essa solução é especialmente válida para os usuários que não possuem acesso à opção "Carregar em alta qualidade”, já que ela é disponibilizada gradativamente conforme as diretrizes do Instagram.

Contudo, para os internautas que não desejam se preocupar com qual rede é utilizada, há uma opção ainda na aba “Uso de dados do celular” que pode ser útil.

Também sujeita às regras de disponibilidade do Instagram, a categoria "Usar menos dados" conta com uma opção chamada “Economizador de Dados”. Ao ser ativada, ela permite selecionar em quais cenários é possível enviar e consumir publicações com maior qualidade. Para isso, basta tocar na opção “Mídias de alta resolução” e selecionar “Celular + Wi-Fi”.

É possível ajustar o consumo de mídias de alta resolução no Instagram. (Fonte: Adriano Camacho, Baixaki)
É possível ajustar o consumo de mídias de alta resolução no Instagram. (Fonte: Adriano Camacho, Baixaki)

3. Use os formatos certos no Instagram

Como dito anteriormente, o Instagram segue um padrão de formatos que deve ser respeitado para obter qualidade máxima na plataforma.

Caso esses formatos não sejam usados, o aplicativo automaticamente fará modificações para que tudo encaixe no design da rede social — entenda mais sobre nos tópicos a seguir. 

Confira abaixo as dimensões recomendadas para publicações no Instagram:

Fotos

  • Vertical ou retrato: 1080x1350 píxeis, na razão de aspecto de 4:5;
  • Horizontal ou paisagem: 1080x566 píxeis, na razão de aspecto de 1.19:1;
  • Quadrado: 1080x1080 píxeis, na razão de aspecto de 1:1.
O Instagram pode "cortar" imagens que não obedeçam esses formatos. (Fonte: Urban Uncut / Reprodução)
O Instagram pode "cortar" imagens que não obedeçam esses formatos. (Fonte: Urban Uncut / Reprodução)

Vídeos

  • É possível enviar uma variedade de vídeos que possuam a razão de aspecto entre 1.91:1 e 9:16;
  • Os vídeos devem ter uma taxa mínima de 30 quadros por segundo e resolução mínima de 720p;
  • Os arquivos não podem passar de 3,6 GB e deve ter duração de até 60 minutos.

Stories

  • Stories do Instagram tem tamanho recomendado de 1080x1920 píxeis, respeitando a razão de aspecto de 9:16. Fotos são reproduzidas por 5 segundos, enquanto vídeos duram até 60 segundos em cada stories.
Os usuários devem se atentar as recomendações dos stories, já que são mais propensos à compressão. (Fonte: Felipe Vidal, TecMundo)
Os usuários devem se atentar as recomendações dos stories, já que são mais propensos à compressão. (Fonte: Felipe Vidal, TecMundo)

4. Salve e publique imagens em PNG

A alternativa mais utilizada pelos usuários do Instagram para manter a qualidade das fotos é utilizar a câmera integrada para realizar registros, logo enviando as imagens à plataforma.

Porém, ao realizar esse procedimento, o software próprio da rede social é utilizado, algo que pode exibir perdas significativas de definição se comparado ao aplicativo de câmera nativo do celular.

Por isso, é interessante que o usuário registre as imagens com o aplicativo de câmera padrão do celular e somente depois realize o envio para a plataforma.

Em diversos celulares, ainda há a opção de entrar nas configurações da câmera e habilitar um formato de salvamento com maior qualidade, porém, não são todos os dispositivos que possuem essa alternativa.

Apps de câmeras tem mais opções de personalização de imagem. (Fonte: Felipe Vidal, Baixaki)
Apps de câmeras tem mais opções de personalização de imagem. (Fonte: Felipe Vidal, Baixaki)

Nesse contexto, usar o formato PNG pode ser a melhor opção para quem deseja máxima qualidade no Instagram, já que ele conta com um volume maior de dados específicos e preserva mais detalhes da imagem original.

É possível salvar os arquivos dessa maneira através de aplicativos como o Open Câmera e o Snapseed — esse último também possibilitando a conversão de JPEG e JPG, formatos mais propensos à perda de qualidade, para PNG.

Como funciona a compressão de imagens do Instagram?

Assim como outras redes sociais, o Instagram utiliza diversos servidores para guardar todas as informações dos bilhões de usuários. No entanto, alguns arquivos enviados são muito pesados, como fotos tiradas na resolução 4K ou vídeos longos para o IGTV. Para minimizar o impacto desses arquivos, são utilizadas técnicas de compressão de imagem.

Comprimir uma imagem ou vídeo é um processo que vai tentar diminuir o tamanho do arquivo sem que haja uma perda brusca de qualidade — mas sempre há alguma deformação, mesmo que inicialmente imperceptível.

Isso porque quanto mais leve for o arquivo, mais rápido será o envio para a plataforma, deixando os servidores menos sobrecarregados.

Em algumas ocasiões, como no WhatsApp, a compressão de imagem causa grande impacto na qualidade dos arquivos enviados — atestando que a solução varia em cada aplicativo.

Importância dos padrões de publicação para evitar a compressão

Embora todas as imagens passem por algum tipo de compressão, imagens fora dos padrões de postagem do Instagram são mais prejudicadas, gerando algumas deformações e perda de qualidade bem mais expressivas.

Observando a linha do tempo do aplicativo, é possível notar que as imagens seguem um padrão retangular na vertical, o famoso modo retrato; retangular na horizontal; ou totalmente quadrada. Todas essas modalidades têm uma resolução mínima para serem aceitas na plataforma.

Por exemplo, simplificando, o ideal de uma imagem quadrada é a dimensão de 1080x1080 píxeis. Porém, caso o usuário envie uma foto de 500x500 píxeis, a plataforma redimensionará o arquivo para atender o formato adequado.

Quando isso ocorre, há uma perda de definição e qualidade muito alta, pois o aplicativo "esticará" aquela imagem ao máximo, gerando imperfeições.

Imagem original (esquerda) comparada com sua versão esticada (direita). (Fonte: Felipe Vidal (adaptado), Unplash / Reprodução)
Imagem original (esquerda) comparada com sua versão esticada (direita). (Fonte: Felipe Vidal (adaptado), Unplash / Reprodução)

A situação também pode ocorrer no caso de arquivos muito grandes. Se a imagem tiver dimensões de 2400x2400 píxeis, por exemplo, o Instagram irá comprimi-la, realizando um processo para adequá-la ao padrão estabelecido.

O ideal é editar as fotos em aplicativos separados,para evitar perda de qualidade no Instagram, fazendo um redimensionamento externo e só depois concluir a publicação.

Dessa forma, a compressão de dados padrão do Instagram é evitada, garantindo melhor qualidade na postagem final.

Android ou iOS: qual é o melhor para o Instagram?

Por fim, vale explorar uma dúvida bastante comum entre os internautas. Se você é um usuário de celulares com Android, já deve ter percebido que as publicações nem sempre mantêm sua beleza quando são finalmente publicadas no Instagram.

Nesse mesmo contexto, também já deve ter ouvido que dispositivos com iOS são recomendados para postar fotos com maior qualidade no Instagram, sendo preferidos entre os criadores de conteúdo. Embora seja um assunto polêmico, há certo fundamento.

O Instagram foi lançado em outubro de 2010, exclusivamente para dispositivos iOS. Dois anos depois, a famosa plataforma chegou para o sistema operacional Android.

Ainda naquela época, os usuários notaram que diversas funções eram exclusivas para quem usava o sistema operacional da Apple, as atualizações demoravam mais para chegar e a qualidade final era relativamente pior no Time da Google.

Versão inicial do Instagram era totalmente focada em fotos e a função de Stories ainda não existia. (Fonte: Fonts in Use/ Reprodução)
Versão inicial do Instagram era totalmente focada em fotos e a função de Stories ainda não existia. (Fonte: Fonts in Use/ Reprodução)

O motivo de tudo isso é que o sistema operacional Android está disponível em dispositivos de diversas fabricantes, como a Samsung, a Xiaomi e a Motorola.

Cada uma dessas marcas pode ter centenas de celulares diferentes, com modelos e linhas tendo características distintas — incluindo mudanças no tipo de câmera, processador, quantidade de memória e bateria.

Por outro lado, o caso é bastante diferente no ecossistema do iOS, já que está disponível apenas para dispositivos da Apple. Dessa forma, há um padrão característico de marca neles, que são gradativamente atualizados e melhorados em lançamentos anuais, com poucas variações de modelo.

No fim das contas, desenvolver e otimizar o aplicativo do Instagram para o Android é não é uma tarefa simples, devido a essa variedade gigantesca de aparelhos e especificações distintas.

Em contraste, é bem mais fácil manter um aplicativo estável e de maior qualidade no iOS, visto que as mudanças e variações são menores.

Contudo, é importante ressaltar que a Meta, dona do Instagram, tem realizado parcerias para otimizar seu aplicativo em determinados dispositivos, como é o caso da Samsung. Alguns modelos da linha Galaxy já possuem uma versão "melhorada" da rede social, como o Galaxy S23, por exemplo.