Logo 3DMark Ícone

3DMark

Versão Basic Edition 1.1.0 Grátis
1002.81 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 01/11/2018 Futuremark
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Fernando Daquino
Coloque a sua placa de vídeo à prova com este tradicional aplicativo de benchmark 3D

A Futuremark é famosa por há muitos anos produzir softwares de alta qualidade para a realização de benchmarks em computadores, incluindo testes de estresse em CPUs e GPUs.

Um dos mais recentes lançamentos dessa companhia é o 3DMark, um programa capaz de colocar à prova todo o potencial da placa de vídeo do seu PC, executando vídeos que explorar as capacidade de renderização e reprodução de conteúdos gráficos com aspectos 3D.

Entre as novidades apresentadas por este aplicativo, está a presença de três novos testes: o Fire Strike, o Cloud Gate e o Ice Storm. Além disso, o software passa a ser multiplataforma, tendo o lançamento de suas versões para Android, iOS e Windows 8 RT (específico para tablets) programa para breve.

Como instalar

Ao pressionar o botão “Clique para Baixar”, você é redirecionado para a página de download do 3DMark no site da Futuremark. Nela, você deve selecionar um mirror de hospedagem que será o responsável pela transferência do instalador. Para isso, use a caixa de seleção indicada pela inscrição “Select download mirror site” e clique em “Mirror” para acessar o serviço de download.

3DMark - Imagem 1 do software

Análise entre diferentes plataformas

Como mencionado, um dos novos testes adotados pelo 3DMark é o Ice Storm. Ele é o responsável por com que este programa se tornasse multiplataforma, permitindo a você até comparar o desempenho de determinadas especificações de hardware com diferentes sistemas operacionais.

Nesse recurso, são realizados dois testes gráficos com foco no desempenho da GPU e um teste físico a fim de averiguar a performance do processador. Enquanto no Windows o Ice Storm usa o DirectX 11, no Android e no iOS ele atua através da tecnologia OpenGL ES 2.0.

3DMark - Imagem 2 do software

Além de conferir o potencial de smartphones e tablets, esse teste é indicado para avaliar o desempenho de computador de “entrada”, ou seja, que possuem componentes de hardware mais modestos.

Subindo um pouco de nível

Se o seu PC ou notebook possui uma configuração um pouco mais avantajada, sendo usado para atividades mais pesadas e até para rodar alguns jogos, o teste ideal existente no 3DMark para verificar o seu potencial é o Cloud Gate.

Bem como acontece na ferramenta citada acima, aqui são analisados os desempenhos da placa de vídeo e da CPU por meio de conteúdos gráficos tridimensionais e resposta física de alguns elementos presentes nos cenários.

3DMark - Imagem 3 do software

Pegando pesado

Por fim, voltado para computadores de alto rendimento e com foco na jogatina, o 3DMark disponibiliza o teste Fire Strike. De acordo com a desenvolvedora do aplicativo, essa é a ferramenta mais ambiciosa e tecnicamente avançada que foi criada até hoje por eles.

Baseado no DirectX 11, além de estressar a GPU e a CPU como nas outras duas funções, esse recurso oferece como destaque a renderização de gráficos em tempo real com detalhamento e complexidade muito além do que é encontrado em outros benchmarks e jogos atuais. Devido ao elevado nível de exigência do hardware demandado por esse teste, máquinas com potencial relativamente baixo de processamento gráfico podem não conseguir executá-lo.

Nossa Opinião sobre o 3DMark

O 3DMark é um aplicativo robusto e que com certeza tem sua utilidade para os entusiastas e gamers que desejam verificar a qualidade de seus produtos. Entre os pontos positivos deste programa está a facilidade de uso.

Embora não tenha um visual muito atraente, a sua interface é bem organizada, disponibilizando botões de acesso facilitado para todos os seus recursos. Assim, mesmo que você nunca tenha mexido em um programa do gênero antes, não deve ter grandes dificuldades para usufruir do 3DMark.

Outro destaque deste programa é a grande variedade de testes e demonstrações de alta qualidade disponibilizadas, promovendo análises dos principais aspectos relacionados à reprodução de conteúdos tridimensionais — algo bastante relevante para quem usa o computador com foco na jogatina.

Apesar de mostrar uma evolução em relação às suas edições antecessoras, o 3DMark ainda deixa a desejar em alguns aspectos. Algo que fica bastante evidente são a presença de linhas serrilhadas, a existência de elementos com texturas não tão elaboradas e um sistema de iluminação que peca em diversas cenas.

Além disso, a versão Basic Edition possui restrições, como a impossibilidade de realizar as configurações mínimas dos testes ou a limitação de executá-los individualmente, que acabam o tornando um benchmark pouco adaptável às diferentes especificações de hardware.

Embora o 3DMark tenha apresentado alguns problemas, ele não deve ser desmerecido totalmente e é uma boa opção para verificar o desempenho do seu PC. Caso você percebe que este aplicativo não esteja satisfazendo as suas necessidades, você pode utilizar como alternativa o Unigine Heaven Benchmark.

Prós & Contras

Prós

  • Interface organizada
  • Funcionalidade descomplicada
  • Ótima variedade de ferramentas

Contras

  • Não permite realizar configurações nos testes
  • Não executa os testes individualmente
  • Resultados só podem ser vistos online

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o 3DMark

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação