Logo 8tracks Ícone

8tracks

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 13/03/2013 8 Tracks
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Rodrigo Prada
Uma rádio online com playlists temáticas, ótima para descobrir novas bandas de estilos que você curte

O 8tracks é uma rádio online na qual você pode escutar músicas de acordo com o estilo que você mais curto ou mesmo o seu humor.

Existem muitos serviços online que separam as playlists por tema; o Stereomood é um exemplo, você escolhe um humor e ele cria uma lista de reprodução que corresponda com o seu estado de espírito atual. A diferença deles, no entanto, é que todas as playlists do 8tracks são feitas por pessoas reais, e não um algoritmo impessoal.

Criando as suas playlists

O nome 8tracks vem da obrigatoriedade de que cada lista tenha oito faixas, no mínimo. É possível ouvir as seleções feitas por outras pessoas ou criar as suas, mas para a segunda opção existem algumas restrições, principalmente por questões legais de direitos autorais.

8tracks - Imagem 1 do software

Por exemplo, todas as faixas que você quiser usar precisam ser transferidas do seu computador, já que a rádio já possui uma grande base de dados comum que pode ser usada livremente. Além disso, só é possível adicionar até três faixas de cada artista em uma mesma playlist — todos os arquivos precisam estar com as tags corretas e completas.

Música para o seu humor

Para encontrar uma playlist você pode explorar os gêneros existentes no site, tanto os mais tradicionais — “Rock”, “Pop”, “Folk” etc — quanto aqueles que retratam um estado de espírito ou humor — “sad”, “coffee”, “happy” etc. Clique em “Explore” e procure pelas tags.

Combine as tags para encontrar as playlists

É possível combinar até duas tags, possibilitando cruzar os resultados e obter exatamente o que você deseja ouvir. Por exemplo, se você quiser ouvir músicas Folk com um som mais triste, escolha as tags correspondentes para encontrar playlists com essas duas marcações.

Você pode ouvir até meia hora de cada playlist, depois disso você precisa mudar para a próxima e continuar aquela mais tarde. Não é possível ver quais músicas estão presentes na playlist antes delas serem reproduzidas, porém o nome de cada uma aparece assim que elas começam a tocar. Outra restrição é a de que é possível pular de faixa apenas três vezes em cada mix.

Informações sobre a playlist

Faça o login com a sua conta do Facebook para encontrar os seus amigos e ver o que eles estão ouvindo no 8tracks. Além disso, com uma conta (que não precisa, obrigatoriamente, ser vinculada à rede social) você tem a possibilidade de curtir e salvar as playlists como favoritas, criar as suas próprias e compartilhar as seleções com os amigos rapidamente.

Nossa Opinião sobre o 8tracks

Para entender e gostar do 8tracks é preciso ter em mente que ele não é um serviço como o Grooveshark, no qual você pesquisa por artistas e pode montar as suas playlists com as faixas desejadas. O 8tracks é uma rádio, essencialmente, porém uma rádio na qual você pode escolher exatamente o estilo de música que deseja ouvir.

A busca por combinações entre duas tags é ótima para refinar a pesquisa de playlists ao máximo, porém poderia ser ainda mais abrangente e permitir a combinação de mais marcações. Algo que chama bastante a atenção é a aparência do site, incluindo o cuidado com as capas das playlists (é obrigatório colocar uma capa de no mínimo 500 px de lado para as listas).

O visual das buscas e das listas de reprodução é organizado e fácil de entender, o que conta muitos pontos positivos para o site. A quantidade de playlists também é um diferencial, são muitas opções para todos os tipos de gostos musicais (embora alguns estilos prevaleçam, como o rock alternativo e o pop), fazendo com que seja fácil encontrar algo novo para ouvir.

Os bloqueios de tempo de reprodução das playlists e de quantidade de músicas do mesmo autor em cada mix contam como pontos negativos, mas não chegam a atrapalhar tanto, já que é possível voltar para aquela lista posteriormente.

O que realmente incomoda é o fato de que não é possível voltar de faixa; o 8tracks funciona mesmo como uma rádio, se você gostou de uma música, precisa ouvir aquele mix novamente ou procurar a canção em outro serviço, como o YouTube ou o Grooveshark. Mesmo com essas limitações, vale muito a pena criar uma conta para descobrir novos artistas dos estilos que você já curte.

Prós & Contras

Prós

  • Mix separados por gêneros e humor
  • Procura por duas tags
  • Visual bonito e organizado
  • Fácil de criar novas playlists
  • Não requer cadastro

Contras

  • Limitações de tempo de reprodução
  • Apenas 3 músicas de cada artista em uma playlist
  • Não permite voltar de faixa

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o 8tracks

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação