Logo Celtx Ícone

Celtx

Grátis
Funciona em: Web
Atualizado em : 16/08/2018 Greyfirst
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+11 Avaliações
  • Foto de José Cícero do Nascimento
    José Cícero do Nascimento 9 de outubro de 2017 - 23:31
    10
    Nota Excelente!
    Eu tinha um argumento pronto, a intenção era escrever meu segundo livro, de repente resolvo inscrever meu argumento em um programa de incentivo ao audiovisual do governo. Meu argumento passou e eu precisava criar o roteiro e foi aí que CELTX entrou em minha. 16 dias foram o suficiente para escrever meu roteiro utilizando esse maravilhoso programa. Quem reclama é porque ainda não sabe como usa-lo.
  • Foto de Carlos Gomide
    Carlos Gomide 29 de setembro de 2009 - 23:00
    6
    Nota Ótimo!
    É a primeira vez que tenho contato com o Celtx e, embora as opiniões dos colegas serem de que ele é um software de uso fácil, estou com dificuldade de mexer com ele. Alguém tem, ou sabe onde eu encontro um tuto dele para me familiarizar mais fácil com ele?????? Obrigado desde já!

Descrição

Felipe Vieira Karas
O melhor e mais completo editor de roteiros do mercado, com opções avançadas para ajudar em produções audiovisuais

Se você escreve roteiros — ou quer começar a escrever — e ainda não conhece o Celtx, prepare-se para ser surpreendido: este programa é a melhor opção gratuita para a criação de roteiros para TV, cinema e teatro.

O Celtx é um aplicativo essencial para quem quer ingressar na produção de vídeos, filmes ou peças de teatro, já que ele não apenas permite que os roteiros sejam escritos e formatados corretamente, mas também apresenta grandes ferramentas de produção, direção e direção de arte, integrando todos os profissionais envolvidos.

Formatação dos elementos de roteiro

Apesar de não ser a sua única utilidade, sem dúvida o principal foco do Celtx é a criação e edição de roteiros. Este editor permite que o roteirista tenha muito mais praticidade ao escrever, já que não é preciso se preocupar com a formatação, que é gerada automaticamente pelo programa.

Elementos de texto para o roteiro

Usando atalhos simples de teclado — além de um sistema inteligente que analisa a estrutura do roteiro e sugere a formatação automática — é possível alterar rapidamente entre os tipos de elementos de texto.

Por exemplo, você começa escrevendo o roteiro com uma explicação de ação (texto normal e alinhado pela esquerda) e, quando aperta o Enter, o Celtx muda automaticamente para o nome do personagem (texto em caixa alta e centralizado).

Exemplos de elementos de formatação do roteiro

Quem já escreveu um roteiro sabe a praticidade disso, já que formatar cada elemento manualmente em um editor de texto comum poderia levar horas no total. Apertando uma ou duas vezes a tecla Enter você pode alternar entre as opções automáticas, ou pode selecionar o que for preciso na caixa de elementos que fica acima do texto.

Estrutura de roteiro

Além da formatação automática, o Celtx alia isso com opções de estrutura de roteiro que ajudam quem está começando a escrever. As cenas são separadas por cabeçalhos bem organizados que, na hora da impressão, destacam as divisões do roteiro e tornam o trabalho do diretor muito mais fácil.

Caixa de cenas do roteiro

Essas cenas podem ser acessadas rapidamente através do menu lateral do Celtx, que mostra todos os cabeçalhos no campo “Cenas”, como pode ser visto na imagem acima. Essa estrutura que o Celtx cria é automática e varia de acordo com o tipo de roteiro que você está escrevendo, se é um produto para TV, cinema, áudio, teatro etc.

Produção, direção e direção de arte

Se você pensa que o Celtx é apenas um programa excelente para escrever e formatar um roteiro, pode se preparar para ser surpreendido: é possível fazer muito mais com esta ferramenta, inclusive planejar toda a produção e direção do seu material.

Fichas para a direção

Este programa possui várias ferramentas de auxílio que são importantes para a produção de um programa, curta, filme ou peça de teatro. Por exemplo, você pode fazer anotações importantes em fichas, que ficam vinculadas às cenas e podem ser marcadas com cores diferentes para separar melhor as etapas de gravação e produção.

Fichas e separação de cenas por cor

Se você está fazendo um filme com várias tramas ou vários períodos de tempo separados, é indicado criar uma ficha para cada cena, anotar os preparativos de produção e usar uma cor para cada trama/tempo. Desta forma, você pode bater o olho e saber quais cenas são de quais tramas rapidamente.

Direção de arte e produção

O roteiro está finalizado e é hora de começar a pensar na produção de objetos e na direção de arte. As fichas podem ajudar na hora da direção de cena, porém é preciso ter um local para anotar tudo o que você vai usar em cada cena, para que o produtor possa se organizar.

Roteiro decupado com os objetos marcados

Faça isso na aba de análise técnica do roteiro, como mostra a imagem acima. Você relaciona um elemento do roteiro com alguma das categorias da lista e pode inclusive detalhar quais as soluções encontradas para aquele objeto, personagem ou local. Desta forma, você consegue juntar a direção de arte dentro do roteiro, deixando tudo muito mais organizado.

Cada objeto que for adicionado à análise técnica recebe uma cor no roteiro. Desta forma, quando o diretor de arte pegar o texto para ler, tudo o que for importante para ele já estará destacado e separado.

Nossa Opinião sobre o Celtx

O Celtx é o melhor editor de roteiros, tanto para uso profissional quanto para quem está iniciando. Nenhum programa, pago ou gratuito, consegue ser tão completo e simples de usar ao mesmo tempo e isso faz deste um aplicativo de uso obrigatório para quem quer escrever ou produzir um material audiovisual.

Um dos seus principais pontos de destaque é a facilidade com a qual é possível deixar o roteiro formatado, seguindo todos os padrões da industria cinematográfica. Isto quer dizer que, quando você cria um texto usando o Celtx, ele já está praticamente pronto (quando o trabalho é bem feito) para ser enviado para potenciais apoiadores e profissinais do meio do cinema e da televisão.

Outro destaque é que, apesar de ser incrivelmente completo, o Celtx é muito fácil de mexer. Se você quiser escrever um roteiro simples, não é preciso usar as ferramentas mais complexas do programa, basta ficar apenas no editor de texto. Essa vantagem faz com que ele seja um programa obrigatório para qualquer roteirista, desde iniciantes até a profissionais do ramo.

O fato de ele contar com ferramentas avançadas para a produção, direção e direção de arte é um dos pontos que o tornam tão bom. Usando o mesmo projeto, todos os profissionais trabalhando na produção do material podem ter acesso a facilidades geradas pelo Celtx, cada um na sua área.

Apesar de todas essas vantagens, o Celtx possui algumas limitações e pontos no qual ele poderia ser melhor. Os atalhos de formatação automática, por exemplo, poderiam ser alteráveis, o que facilitaria quem possui um estilo de escrita diferente do que o programa sugere. Além disso, a impressão dos roteiros com todas as formatações (inclusive de cor) pode ser um desafio. Para fazer isso, é preciso salvar o roteiro em PDF e então mandar para a impressão.

Prós & Contras

Prós

  • Melhor editor de roteiros do mercado
  • Fácil de usar e extremamente completo
  • Ferramentas de decupagem técnica do roteiro
  • Formatação automática nas normas da industria
  • Ótimo para roteiristas, diretores e produtores

Contras

  • As opções de impressão são limitadas
  • Os atalhos de formatação poderiam ser personalizáveis

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Celtx

+11 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação