Logo Clumsy Ícone

Clumsy

Versão 0.1 Grátis
354 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 25/11/2013 Jagt
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Leonardo Müller
Deixe sua conexão com a internet terrível para testar os limites das suas ferramentas

Clumsy é uma ferramenta que permite a você piorar as condições da sua conexão com a internet, simulando assim uma rede instável, com problemas de lag e vários outros que você pode controlar.

O app pode ser muito útil para desenvolvedores que estão criando ferramentas que utilizam a conexão com a internet do PC, podendo assim realizar testes em ambientes pouco adequados. Ou seja, você deixa sua conexão com vários problemas e observa como seu aplicativo irá lidar com essas condições. Dessa maneira, é possível tomar algumas providências e atenuar as dificuldades que seus usuários poderão ter quando enfrentarem problemas reais com internet lenta e instável.

Clumsy - Imagem 1 do software

Gerenciadores de redes também podem fazer bom uso do app. Ele permite focar sua ação em um IP específico, o que pode facilitar o teste de ferramentas em suas máquinas ou apenas conferir a qualidade da sua conexão local ou com a internet.

Deixe sua internet horrível

Para usar o Clumsy, basta escolher um dos tipos de simulação de problemas na seção “Functions” e personalizar cada uma delas com as condições que achar necessárias. Confira a utilidade de cada função de simulação do app:

  • Lag: deixa sua conexão com atrasos na transmissão dos pacotes. Você pode determinar o tempo em milissegundos para que os problemas aconteçam.
  • Drop: envia os pacotes de forma aleatória para simular desordem na transmissão
  • Throttle: impede o tráfego de dados por um período especificado para você e, em seguida, permite que os pacotes parados sejam transferidos todos de uma vez.
  • Duplicate: Faz a transmissão de pacotes clonados logo em seguida dos pacotes originais para confundir a aplicação receptora.
  • Out of order: desordena a transmissão dos pacotes em alguns blocos, colocando determinadas partes na frente de outras, mas não tão desordenado quanto no “Drop”.
  • Tamper: adultera o conteúdo de alguns pacotes, corrompendo arquivos.

Depois de escolher qual das ferramentas deseja usar e personalizar a intensidade com que cada uma dessas funções deve atuar, você só precisa tocar em “Start”. Em seguida, o app já deve começar a fazer seu trabalho, degradando sua conexão com a internet ou rede local.

É aconselhável sempre utilizar a versão correspondente com arquitetura do seu sistema operacional. Assim, use a o Clumsy 32-bits para SO 32-bits e o Clumsy 64-bits para o SO 64-bits, evitando assim problemas de execução das simulações.

Nossa Opinião sobre o Clumsy

Clumsy é uma ferramenta simples, porém muito útil para quem precisa realizar testes com sua conexão em condições estressantes. A ferramenta faz exatamente isso, deixando sua conexão péssima de propósito para ver como seus aplicativos se viram nesse “ambiente hostil”. A ferramenta tem uma interface sem muitos segredos, permitindo a você escolher com facilidade o que deseja fazer com sua conexão e, em segundos, pode começar a degradar sua internet quando desejar.

Chama atenção no app a quantidade de simulações diferentes que ele consegue fazer. Ao todo, são seis tipos diferentes de problemas que podem acontecer com qualquer rede. Assim, se você é um desenvolvedor e conseguir tornar seus aplicativos resistentes a essas condições, há boas chances de ele se sair muito bem no mundo real. Obviamente, essas seis circunstâncias de simulação não correspondem a todas as possibilidades que podem de fato acontecer com uma conexão com a internet, mas chegam bem perto.

Da forma que quiser

Outro detalhe interessante é a possibilidade de o usuário personalizar a intensidade de cada função do Clumsy. Assim, você pode ligar a função “Lag”, por exemplo, e manter sua conexão com pequenos atrasos de 50 ms, como o app sugere, ou dobrar esse tempo, tudo ao seu gosto. Nas demais funcionalidades, você define a porcentagem do total de pacotes que devem ser afetados pelo problema escolhido.

Em nossos testes, o Clumsy se mostrou bem funcional. Ele conseguiu atrapalhar a vida de um navegador web com bastante eficiência, tornando a navegação pior de acordo com o aumento da porcentagem de intensidade que escolhíamos. Carregamento de imagens foi comprometido, envio de formulários, recebimento de downloads e vários outras tarefas foram afetadas facilmente.

Sendo assim, se você acredita que pode melhorar a estabilidade dos seus aplicativos ou da sua rede, vale a pena fazer um teste com o Clumsy e simular condições extremas. Dessa maneira, é bem mais simples encontrar possíveis defeitos e embarcar soluções para eles em seu produto e entregar um serviço melhor para seus usuários.

Prós & Contras

Prós

  • Várias condições de simulação diferentes
  • Possibilidade de personalização de cada problema simulado
  • Simples de usar

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Clumsy

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação