Logo CraftStudio Ícone

CraftStudio

Versão 1.5.2 Grátis
7.13 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 09/06/2014 Sparklin Labs
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Uma engine completa e muito elegante para você montar games e animações

CraftStudio é uma interface específica para o de desenvolvimento de jogos, incluindo todos os itens necessários para você começar do zero.

O programa conta com um sistema colaborativo, assim, você pode trabalhar sozinho, aceitar pessoas no seu projeto ou se juntar a outras equipes, conforme desejar.

Para usar o programa é necessário criar uma conta e você pode fazer a sua clicando aqui. Não é possível usar uma rede social como o seu login, mas não se preocupe, pois o cadastro é curto e não vai tomar mais do que alguns instantes para ser concluído. Apenas é preciso informar um email ativo, pois uma confirmação de conta é enviada para o endereço de correio eletrônico cadastrado.

Iniciando o projeto

Se você desenvolve programas há algum tempo sabe que a parte mais difícil do projeto pode ser utilizar um editor que não esteja de acordo com o esperado. O CraftStudio é uma aplicação específica para o desenvolvimento de jogos e, também de animações. Assim, você pode contar com um sistema completo para o processo, agilizando o seu trabalho.

Tela inicial do projeto

Logo após efetuar o login na aplicação, uma tela é exibida e basta clicar no botão “Create my first Project” para montar o seu primeiro trabalho. Em seguida, você deve definir as especificações desejadas para o item. Você deve, primeiramente, inserir um nome e, opcionalmente, uma descrição que fale mais sobre o conteúdo do item.

Em seguida, na caixa de seleção “Membership policy” é possível indicar se você deseja que qualquer membro da comunidade possa se juntar ao projeto. Também há alternativas para que a entrada de alguém seja feita mediante a sua aprovação e uma alternativa que indica que os participantes serão convidados.

Criando blocos

Então, você deve definir o seu papel no projeto e escolher um modelo para começar a construção dele (há duas opções de itens pré-montados e uma alternativa para iniciar do zero).

Soltando a criatividade

O programa traz uma engine muito flexível e capaz de oferecer recursos para você montar diversos gêneros de games, conforme a sua necessidade. De uma maneira geral, a interface do aplicativo é bem semelhante a outros editores, o que deve trazer certa familiaridade para quem for utilizá-lo. Na lateral esquerda da tela você pode visualizar o seu projeto e outros iniciados por desenvolvedores da comunidade.

Criando itens

Inclusive, uma parte interessante do processo, especialmente para quem ainda está começando a trabalhar na área pode ser observar o trabalho de outros desenvolvedores. Para isso, basta aplicar um clique duplo em qualquer item da lista, o que faz com que ele seja exibido na sua tela principal e o seu perfil seja imediatamente identificado como “espectador”.

Uma vez acessando o seu projeto já é possível começar as alterações. A tela do editor se encontra dividida em abas, sendo a primeira aquela para você montar itens, a segunda para colorir e a última para montar animações. Basicamente, basta escolher as ferramentas desejadas e começar a manipulação das opções.

Projetos da  comunidade

Cada vez que você inicia uma nova função, há uma breve explicação sobre ela na tela, para facilitar os primeiros passos. As configurações do aplicativo, bem como o ajuste de servidor podem ser acessados pelos seus respectivos botões, localizados na parte inferior esquerda da tela. Como o programa é colaborativo, ele conta com uma ferramenta de chat na qual você pode adicionar membros da comunidade para trocar ideias.

Nossa Opinião sobre o CraftStudio

CraftStudio traz uma alternativa de engine especializada no desenvolvimento de jogos colaborativa. Assim, você pode criar os seus projetos, compartilhar trabalhos com outros membros da comunidade (e permitir que eles façam alterações) e até mesmo juntar-se a algum tópico que seja do seu interesse e esteja aberto a outros participantes.

O programa conta com um modelo de interface amigável, contando com uma boa disposição dos itens e das funções na tela. Além disso, o fato de ela ser elegante e trazer um esquema visual suave deixa o uso ainda mais agradável. Depois de criar o seu primeiro projeto você pode começar as alterações.

O aplicativo permite começar totalmente do zero ou com algumas configurações pré-montadas, cabendo ao desenvolvedor escolher o modelo da sua preferência. A tela do programa traz algumas dicas de uso, algo que pode ser interessante especialmente para quem está começando a trabalhar na área agora ou para quem não tem muita prática com engines e IDEs.

Outro ponto interessante é que você pode visualizar outros projetos em andamento, servindo tanto para o aprendizado das funções (com um exemplo prático) quanto para quem tem interesse em oferecer ajuda em outros trabalhos. Uma grande vantagem também é o fato de o programa ser especializado.

Dessa maneira, quem cria jogos possui uma forma de otimizar o desenvolvimento do game como um todo, uma vez que as ferramentas necessárias estão disponíveis no mesmo aplicativo e de maneira apropriada para o uso nesse caso. Além disso, o que pode ser considerado muito positivo é o fato de o programa ser extremamente leve.

O consumo de recursos do computador é tão pequeno que não há qualquer tipo de travamento ou dificuldade para utilizar a máquina enquanto o aplicativo estiver aberto. Isso é um comportamento que certamente merece destaque. Por todos os seus pontos positivos e pela sua facilidade de uso, se você quer montar um game ou uma animação, certamente vale a pena testar o CraftStudio.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável e uso simples
  • Várias ferramentas disponíveis
  • Possui sistema de colaboração

Contras

  • Parcialmente em português, parcialmente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o CraftStudio

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação