Logo CrystalDiskInfo Ícone

CrystalDiskInfo

Versão 7.0.5 Grátis
3.91 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 13/09/2018 hiyohiyo
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+15 Avaliações
  • Foto de luan
    luan 19 de junho de 2009 - 06:28
    10
    Nota Excelente!
    nossa ele mostra a temperatura e c tah ou c esta ruim e bao é fachada nao poq jah desconfiava do meu 2 hd e quando estalei esse programa mostro q ele jah esta em estado gritico e o outro esta otimo. o ruim dele q a gente nao fica feliz em saber q nosso hd esta undo pro saco:p
  • Foto de Wilson Esprag
    Wilson Esprag 4 de junho de 2020 - 16:38
    8
    Nota Ótimo!
    Este programa é quase excelente, não fora o fato de que interfere no audio de alguns computadores quando faz a varredura nos HDs. Acredito que também interfira nas conexões de Rede, provocando queda também ao fazer a varredura dos HDs. A solução paliativa é desabilitar a varredura automática. Não fosse por isso, daria nota 10!<br>

Descrição

Equipe Baixaki
Obtenha informações detalhadíssimas sobre a saúde e performance de seu disco rígido ou SSD

Você tem o costume de monitorar a saúde de seu disco rígido? É provável que não. Por mais que esse componente seja um dos mais importantes de um computador, são poucos aqueles que se preocupam com ele e realizam manutenções periódicas para assegurar seu bom funcionamento.

Copiar arquivos, mover documentos, apagar diretórios, instalar novos softwares, deletar aplicativos antigos e outras ações rotineiras que fazemos no PC são capazes de “bagunçar” a estrutura de um HD. Com o tempo, ele vai se tornando lento e cometendo erros frequentes na hora de executar suas funções.

Outro problema clássico comumente enfrentado pelos discos rígidos é o superaquecimento. Por motivos diversos – falta de limpeza, uso intenso etc. –, é comum ver cidadãos reclamando que seus HDs simplesmente pifaram por muito aquecimento nas peças internas do gabinete. Felizmente, caso você esteja disposto a “aprender” a cuidar da saúde de seu HD (e até mesmo SSD), a dica é experimentar o CrystalDiskInfo, um programa relativamente antigo, mas que continua fazendo muito sucesso até hoje.

CrystalDiskInfo - Imagem 1 do software

Como usar

Ao executar o CrystalDiskInfo pela primeira vez, ele automaticamente detectará todos os discos rígidos e SSDs que porventura estejam ligados ao seu computador, mostrando cada um deles em uma aba distinta.

Na interface principal, o programa exibe informações detalhadas sobre a mídia selecionada: temperatura (em Celsius ou Fahrenheit), número serial, firmware, tipo de interface, letra de unidade, padrão e letra da unidade. O software também exibe um botão bem chamativo concluindo se o seu componente está saudável ou não.

Obviamente, o CrystalDiskInfo não para por aí. Ele também conta com alguns recursos avançados bem bacanas, como a possibilidade de customizar os padrões utilizados pela ferramenta para determinar se um HD/SSD está saudável ou não. A interface do programa é customizável, sendo possível alterar o esquema de cores dos botões.

CrystalDiskInfo - Imagem 2 do software

Versão portátil

Caso não queira instalar o CrystalDiskInfo, basta baixar a versão portátil do programa – as vantagens são inúmeras. Com essa edição alternativa, você pode carregar o software em um pen drive ou outro tipo de mídia removível, executando-o em PCs de terceiros. Isso é útil sobretudo para técnicos de informática que trabalham fazendo manutenção. A versão portátil do utilitário é igualmente gratuita e pode ser adquirida através deste link.

Nossa Opinião sobre o CrystalDiskInfo

O CrystalDiskInfo é um programa bem detalhado, voltado para quem possui experiência em mexer com dados técnicos de componentes de informática. Ainda que sua interface seja bem simples, o software só será realmente bem aproveitado por aqueles que estão acostumados com termos e dados técnicos de discos rígidos – caso contrário, será bem difícil “ler” e “interpretar” as informações cedidas pelo aplicativo.

Um dos pontos negativos que encontramos no utilitário é a sua tradução. Nem todos os textos e menus dele estão devidamente traduzidos para português, continuando em sua versão original em inglês. Contudo, visto que o CrystalDiskInfo é traduzido de forma colaborativa, conseguimos entender e relevar esse pequeno problema técnico.

No geral, trata-se de um aplicativo completo e muito útil para quem se preocupa com a saúde de seu HD ou SSD. É possível obter informações variadas e detalhadíssimas sobre tais componentes, incluindo gráficos de temperatura, taxa de erro em leituras e gravações, performance durante o boot e muito mais. Vale a pena dar uma conferida, especialmente se você tem experiência com programas mais técnicos.

Prós & Contras

Prós

  • Gratuito, leve e com versão executável que pode ser levada em um pen drive
  • Exibe informações detalhadíssimas sobre quaisquer discos rígidos e SSDs
  • Interface simples e personalizável

Contras

  • Programa não está 100% traduzido

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o CrystalDiskInfo

+15 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação