Logo DBDesigner Ícone

DBDesigner

Versão 4.0.5.6 Grátis
7.02 MB
Funciona em: Windows
98/2000/XP
Atualizado em : 04/10/2007 fabFORCE

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+4 Avaliações
  • Foto de Harlan Gomes Nascimento
    Harlan Gomes Nascimento 6 de agosto de 2010 - 19:25
    10
    Nota Excelente!
    Não esperem atualizações dele Galera esse programa agora faz parte do pacote MySQL WorkBench (gui tools), se deseja o programa atualizado baixem o Workbench que uma ferramenta completa para Banco de dados totalmente gratis!
  • Foto de Marcelo Pellicano de Oliveira
    Marcelo Pellicano de Oliveira 1 de outubro de 2006 - 19:43
    8
    Nota Ótimo!
    Prós: Programa de fácil utilização e ótima interface.

    Contras: Não exporta scripts SQL para bancos de dados Oracle, SQL Server etc. Apenas MySQL. Recomendo o DBDesigner Fork que é um primo do DBDesigner e que vem com essa funcionalidade!

Descrição

Equipe Baixaki
Controle bancos de dados do modo mais eficiente com esta ferramenta profissional
O DBDesigner é uma ferramenta muito importante para programadores, analistas e em especial, profissionais que lidam com banco de dados.

Alunos, professores e profissionais da área da Informática sabem quanto é importante ter um modelo de dados, e é exatamente o que o DBDesigner faz para você: auxilia e cria modelo de banco de dados onde é possível ver falhas de um determinado sistema. Além disso, após você criar as suas tabelas, você pode gerar scripts para SQL, imagem entre outros, o que acaba facilitando muito a sua vida.

Na hora de fazer as ligações entre as tabelas, você poderá escolher o tipo, por exemplo: 1 para 1, 1 para N entre outras. Há uma exceção que para criar tabelas N para N (redundância), então a hora que você criar um relacionamento assim, o programa gera uma terceira tabela que faz comunicação das duas, evitando assim, que você cometa erros no seu modelo e futuramente no banco.

A sua interface simples e descomplicada, permite que você faça uma modelagem muito mais detalhada e sem precisar se bater muito, Basta arrastar os ícones que estão na barra ao lado esquerdo e começar a desenhar tabelas, relacionamentos e atributos.

Quando você der dois clique na tabela e nos atributos, abrirá uma tela com opções sobre o que clicou, ali você poderá escolher por exemplo, o tipo de dados que um atributo deverá receber, poderá ser inteiro, uma String, enfim, as variáveis que você esta acostumado a encontrar no meio da programação.

O sistema oferecido pelo DBDesigner integra design, desenvolvimento, criação e manutenção de bancos de dados visuais em um ambiente único e sem complicações. Ao mesmo tempo, há a combinação de ferramentas profissionais com uma interface limpa e simples de ser usada para oferecer uma maneira eficiente para que você administre seus bancos de dados.

O DBDesigner foi desenvolvido e otimizado para uso com o MySQL, oferecendo assim uma ferramenta competente especialmente para esses usuários. Todos as peculiaridades e características do MySQL foram incorporadas para um controle adequado de seus conjuntos de informações.

Alguns destaques que fazem do DBDesigner uma referência são um engine de engenharia reversa, o qual automaticamente obtém um modelo de bancos existentes; diversas ferramentas para modelação; e editores de sincronização que irão aplicar as mudanças automaticamente à base de dados em questão.

Modelos de interface

Para trabalhar com este gerenciador, há dois modos de interface. Um é o Design Mode, usado para criar e manter o modelo visual dos bancos de dados. O outro é o Query Mode, indicado para trabalhar com dados de tabelas e para criação de elementos SQL para uso em PHP, Kylix ou outras linguagens de programação.

Plugins e código aberto

Os modelos criados pelo DBDesigner são armazenados em XML, os quais podem ser modificados por plugins usados diretamente pelo programa. Por possuir código aberto, é fácil para programadores desenvolver novos plugins ou expandir este programa para suprir necessidades específicas.

Ambiente

O ambiente de trabalho do DBDesigner é baseado no layout padrão para utilitários. A navegação básica é semelhante à do Adobe Illustrator e do Photoshop; as paletas incluem o recurso "Bird Eyes view" ("Visualização Olhos de Pássaro"); tabelas, etiquetas, regiões e imagens são disponibilizadas; os recursos de soltar e arrastar (drag-and-drop) e de menus popup são constantemente disponíveis; as funções refazer e desfazer são ilimitadas.

Outros destaques

  • Impressão avançada de modelos.

  • Exibir como imagem.

  • Todos os tipos de dados do MySQL com todas as opções.

  • Tipos de dados definidos pelo usuário.

  • Armazenamento de bancos de dados, com habilidade para salvar um modelo dentro de um banco.

  • Acesso via rede ao armazenamento das bases de dados.

  • Histórico de comandos SQL.

  • Possibilidade de plugins.


  • Realmente o DBDesigner é uma ferramenta que vale a pena ter junto de você. Além de facilitar a criação de seus projetos, este assistente vai deixá-los muito mais apresentáveis e elegantes!

    Prós & Contras

    Prós

    • Não encontramos pontos positivos.

    Contras

    • Não encontramos pontos negativos.

    Interesse ao longo do tempo

    Compartilhe essa página

    Avaliações sobre o DBDesigner

    +4 Avaliações
    • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
      {{comentario.nota}}
      Nota {{comentario.notaExtenso}}!
      Editar Avaliação