Logo Dia Portable Ícone

Dia Portable

Versão 0.97.2-2 Grátis
18.26 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 01/04/2019 PortableApps.com (Bart.S) e Dia team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+4 Avaliações
  • Foto de Hilton Pires
    Hilton Pires 29 de setembro de 2010 - 18:14
    10
    Nota Excelente!
    Muito bom esse programa em portugues, principalmente para aqueles que querem um programa Leve, rápido e facil de entender na hora de que precisar criar Diagramas/ organogramas. Otimo programa Aberto, dá para instalar direto no pendrive. Uma solução também para quem não quer pagar Microsoft Visio. Excelente Programa Aberto que merece ter destaque e deixarmos de ser preso por uma empresa ou monopólio.
  • Foto de Darth GTB
    Darth GTB 28 de outubro de 2009 - 12:59
    8
    Nota Ótimo!
    eu havia baixado este há muito tempo já no próprio PortableApps.com e antes deles lançarem este que não é beta (apesar de ser 0.97 e não 1.0) eu já usava o original... muito bom porque tu podes fazer praticamente qualquer diagrama! o que? tas me dizendo que não tem o diagrama que queres? teus problemas se acabaram-se! hahaha dá para criar diagramas para serem adicionados nele... particularmente, os únicos problemas que encontrei foi que as vezes quando tu faz um ER e linka as entidades no relacionamento, se tu colocas o link dentro do relacionamento, pode acontecer de o relacionamento ficar por baixo da linha... mas dá para reverter isto usando o send object to front ou algo assim...

Descrição

Ana Paula Pereira
Programa que permite montar diagramas em geral com uma série de objetos e recursos

O Dia Portable é uma ferramenta baseada no Microsoft Visio, com a qual você poderá compor layouts, fluxogramas, organogramas e diagramas em geral, contando também com objetos para modelagem UML e de sistemas Estruturados. Este programa pode ser utilizado tanto em seu computador como a partir de um pendrive.

Este programa auxilia os analistas e desenvolvedores de sistemas na criação e integração dos diagramas de dados da UML com a lógica. Com ele é possível especificar recursos, transações, trocas de comunicação, plano de custos com tempo, esforço, entre outras. Além disto, além de modelagem de negócio voltada para informática, também é possível montar diversos tipos de diagramas.

Interface e objetos

A interface é disposta de forma que no centro está o espaço para o projeto, acima estão os menus e opções e à esquerda encontram-se as ferramentas para modelagem. Ainda com relação a estas ferramentas, elas estão dispostas em dois grupos. O mais acima possui formas geométricas, textos, setas e opções de linha para ligação. Logo abaixo estão os objetos de um diagrama conforme categoria.

Basicamente estas categorias são quatro: variados, fluxograma, UML e outras folhas. Esta última categoria contém 35 grupos de objetos, constando entre eles alguns relacionados à cibernética, luzes, peças de quebra cabeça, hidráulicos, banco de dados, UML, BPMN, cisco, entre muitos outros. Desta forma, é muito pouco provável que você não venha a encontrar o desenho que precisa para seu diagrama.

Utilizando o programa

Para utilizá-lo é simples, basta abrir um novo projeto e começar a desenhar seus diagramas. Para inserir novos objetos, primeiro escolha uma categoria na caixa de opções no lado esquerdo da tela. Feito isto, escolha as formas que deseja inserir em seu projeto e para adicioná-las basta clicar sobre a figura com o mouse e arrastá-la até o quadro (ou clicar sobre a figura e sobre o quadro).

Interface do programa

À medida que uma figura vai sendo posicionada na tela, você pode observar seu enquadramento correto por meio do fundo quadriculado e das réguas horizontais e verticais dispostas para tal função. Se após inserir a figura houver algum problema, para apagá-la basta selecionar e utilizar o delete do teclado.

Na barra de ferramentas situada na borda superior do programa estão disponíveis diversos tipos de opções para ajudar em seu desenho, como opções de criação de camadas, exibição de grade, posicionamento, métodos de entrada, seleção, gravação de seu diagrama, entre outras.

Nossa Opinião sobre o Dia Portable

Com relação à modelagem UML e Estruturada, o Dia Portable é um programa leve e de qualidade, trazendo um pacote de objetos dos diagramas mais utilizados com menos de 15 MB de tamanho. Além disto, ele não consome tantos recursos de memória e processamento como os programas mais utilizados para este tipo de atividade, além de ser totalmente gratuito.

O programa também é uma ótima ferramenta para desenhar projetos e com uma ampla gama de opções. Funciona sem problemas e ainda conta com a vantagem de ser bastante simples, pois sua interface e ferramentas são familiares e bem intuitivas para quem já utilizou alguma vez este tipo de programa, o que torna seu uso facilitado.

Prós & Contras

Prós

  • Interface amigável;
  • Comporta uma grande quantidade de objetos;
  • Leve;
  • Não consome muitos recursos da máquina;

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Dia Portable

+4 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação