Logo Dictate Ícone

Dictate

Grátis
1.95 MB
Funciona em: Windows
8.1/10
Adicionado em : 22/08/2017 Microsoft
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Claudio Yuge
Redija seus textos apenas ditando as frases e traduza em tempo real para 60 idiomas!

Com o Dictate, a divisão de projetos experimentais Microsoft Garage pode realizar o sonho de muita gente que passa horas digitando textos: o programa permite a você redigir seu conteúdo sem as mãos, ou seja, apenas ditando palavras e frases.

O aplicativo é compatível com o Outlook, o Word e o Powerpoint do pacote Office depois de 2013, com suporte para mais de 20 idiomas, feedback visual que indica o processamento do que foi “ouvido” pela máquina e dois modos de pontuação para o inglês. O software usa o reconhecimento via assistente digital Cortana e o poder da computação em nuvem para aprender com experiências anteriores.

Tradução simultânea

Uma funcionalidade de destaque do aplicativo é tradução em tempo real para 60 línguas. Ou seja: é possível responder aquele email de um amigo espanhol, enviar uma mensagem para um site de compras chinês ou até criar uma apresentação em japonês apenas ditando em português.

Dictate - Imagem 1 do software

Essa ferramenta também utiliza o deep learning da computação em nuvem e aprende a cada sessão como distinguir melhor os sotaques, em busca de resultados mais amplos e precisos.

Nossa Opinião sobre o Dictate

O Dictate é um software da divisão experimental Microsoft Garage, que vem utilizado o poder da computação em nuvem para fazer com que a inteligência artificial aprenda sozinha. E o resultado é impressionante: esse aplicativo pode mudar a maneira como escrevemos e nos comunicamos com outras comunidades espalhadas pelo mundo.

Para usar é só instalar e procurar pela aba “Dictation” no Word, Outlook ou PowerPoint do pacote Office pós-2013. A partir daí, você pode falar e aguardar o reconhecimento da máquina, que transforma o ditado em texto. A varredura ainda não é tão precisa em português, especialmente devido às diferenças de sotaque e acentuação, mas funciona maravilhosamente bem em inglês.

Tradução em tempo real

A funcionalidade que mais surpreende é a de tradução ao vivo: você seleciona entre 60 línguas para a entrada de voz e a de saída. O resultado é bem próximo do que foi dito e promete ser ainda melhor, já que a cada experiência a máquina aprende mais.

Novos comandos disponíveis

A companhia deve continuar fazendo atualizações, até porque com sua máquina de aprendizado na nuvem pode aprender a cada vez que a Cortana atende um usuário. Entre as novidades para o inglês estão:

  • “New line”: o curso abre uma nova linha
  • “Delete”: remove a última linha ditada
  • “Stop dictation”: termina a sessão
  • “Full stop” ou “period”: digita “.”
  • “Question mark”: insere “?”
  • “Open Quote” e “Close Quote”: abre e fecha aspas
  • “Colon”: digita “:”
  • “Comma”: insere vírgula

O que falta por enquanto

Os recursos ainda estão disponíveis somente para alguns produtos, em ambiente Windows 8.1, Office 2013 e .Net Framework 4.5.0 ou superiores, com preferência para os Windows 10. Além disso, o complemento poderia ter uma interface própria com integração para os serviços da companhia, o que facilitaria seu uso.

Com o sucesso dessa empreitada, pode ser que isso esteja disponível em breve, inclusive em sincronia com dispositivos móveis.

Prós & Contras

Prós

  • Tradução em tempo real para 60 idiomas, de entrada e saída
  • Varredura precisa em inglês e acima da média para outros idiomas
  • Software muito leve
  • Funcionamento prático e rápido

Contras

  • Falta ampliar as plataformas de uso

Avaliações sobre o Dictate

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação