Logo DOSBox DOS Emulator Ícone

DOSBox DOS Emulator

Versão 1.2 Grátis
8.6 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 15/03/2016 Sjoerd e Peter Veenstra
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+19 Avaliações
  • Foto de Wagner
    Wagner 5 de setembro de 2011 - 19:20
    10
    Nota Excelente!
    O dosbox também simula unidade A: de disquetes, e também cdrom e hd: é muito fácil ativar só crie uma pasta ou usar uma já existente, abra o arquivo no menu do dosbox que termina com conf no final tem umas linhas pedindo para adicionar os comandos mount então, a pasta onde tem seus jogos do dos digite usando o comando exemplo: mount c c\jogosdos (é simples assim) você pode usar a pasta que preferir e troque o c:\jogosdos pela pasta que quizer, a letra "c" depois do comando mount também pode trocar se quiser, e depois, é só digitar a letra com dois pontos tipo: C: (e pressionar enter), e basta salvar que sempre vai estar lá ao entrar no dosbox. É fácil usar em segundos o dosbox e vem com arquivo de ajuda (txt). leia o arquivo para qualquer pergunta. Na net tem ajuda em portugues eles fornecem um arquivo language.lang para usar no dosbox e explica como mudar para a lingua Br, mas o mais importânte é que vem com arquivo de ajuda (txt) em português para a versão 0.73 que serve para essa também, no geral: inicie o dosbox digit help e siga o arquivo de ajuda que tem exemplos completos, se tiver dúvidas. Para ficar mais fácil faça o seguinte: Depois de instalar o dosbox entre no menu escolha o arquivo de configuração que termina o nome com "conf" (é só clicar). Você só tem que criar as pastas jogosdos, c e a. Depois copie seus jogos do dos para a pasta jogosdos, Na penultima linha digite os comandos: (copie e cole). ---Inicio--- mount c c:\jogosdos c: dir mount e c:\e -t cdrom mount a a:\a -t floppy ---Fim--- Observação: copie todos os jogos dos para a pasta jogosdos; qualquer jogo que peça cdrom copie para a pasta E (E é cdrom). Quaquer jogo que peça o disquete copie o jogo para a pasta A (depois inicie o dosbox). DIgite cd mais o nome da pasta do jogo e depois Digite dir .exe Veja qual arquivo tem o nome do jogo e bom jogo Observação: Caso o jogo tenha algum arquivo setup.exe ou config.exe ou nomedojogosetup.exe (pode ser obrigatório usar para configurar o som) Para cofigurar o som basta seguir em frente Y ou Entre selecionando os nomes e números que aparecer (se o som não aparecer faça de novo usando outro nome que é outro drive de som, ou modelo) Com isso você pode rodar muitos jogos.
  • Foto de Jorge Miguel
    Jorge Miguel 7 de maio de 2013 - 19:28
    8
    Nota Ótimo!
    O único problema desse programa é que ele é meio complicado para iniciantes, pois é manuseado através de linhas de comando, através de códigos um pouco complicados. Mas no Youtube tem várias vídeo-aulas ensinando isso aos montes. Ele também não roda só jogos em DOS, como também roda programas em DOS, é muito interessante.

Descrição

Felipe Vieira Karas
Rode games antigos do MS-DOS em seu PC atual sem problemas de compatibilidade

DOSBox é uma ferramenta que simula um computador Intel x86 antigo rodando apenas o MS-DOS como sistema operacional.

Com isso, você consegue instalar e executar softwares antigos em praticamente qualquer computador Windows sem ter que contornar problemas de compatibilidade ou mesmo a impossibilidade de rodar esse tipo de software.

O DOSBox funciona basicamente como um emulador do MS-DOS e, por isso, todo e qualquer tipo de programa para DOS deve funcionar perfeitamente bem nessa plataforma. Contudo, os desenvolvedores estão focando seus esforços em torna-lo o mais eficiente possível para games antigos.

Assim, alguns comandos mais complexos usados para produtividade, suporte para impressão e outros elementos desse tipo ainda estão em construção e podem não funcionar adequadamente.

DOSBox DOS Emulator - Imagem 1 do software

Como usar

Para começar a utilizar o DOSBox, você só precisar fazer o download do arquivo executável no botão “Baixar”, no fim e no início deste texto, e instalá-lo como se fosse um programa normal para Windows. Depois que ele é iniciado, você verá duas janelas pretas que lembram o prompt de comando, mas note que há cores diferentes e alguns elementos mais elaborados.

Há a possibilidade de conferir algumas instruções antes de começar a usar a ferramenta, e você pode ainda ler todos os detalhes técnicos da plataforma aqui. Há ainda uma comunidade de desenvolvedores e usuários compartilhando informações sobre o DOSBox aqui.

Prós & Contras

Prós

  • Não encontramos pontos positivos.

Contras

  • Não encontramos pontos negativos.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o DOSBox DOS Emulator

+19 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação