Logo Dynamic Draw Ícone

Dynamic Draw

Versão 5.7.1 Grátis
31.84 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 15/08/2014 Dynamic Draw
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1 Avaliação
  • Foto de Carlos Godinho
    Carlos Godinho 24 de novembro de 2017 - 00:21
    10
    Nota Excelente!
    Com o Dynamic Draw eu já fiz todo tipo de textos, editoração, esquemas elétricos, fluxogramas, maspas, desenho de circuitos impressos, máscaras de solda, desenhos de vários tipos e muito, muito mais. O esforço inicial para se aprender a usar o programa é compensado sobejamente pelas suas funcionalidades. Não perca a oportunidade de aprendera usá-lo e não se arrependerá.

Descrição

Luana Taise de Lima
Use a criatividade para criar figuras, montar fluxogramas e enfeitar seu computador com ícones novos

O Dynamic Draw é um software de design orientado a objeto. Ele possui interface para edição de gráficos vetoriais, construção de fluxogramas, criação de desenhos lineares, organogramas, botões, e o que mais estiver relacionado à arte gráfica.

O aplicativo possibilita que o usuário salve suas criações em diversos formatos, sendo alguns deles: BMP, JPG, PNG, TIFF, SVG, WMF, EMF e PSD. Além disso, o programa tem suporte para a tecnologia OLE (Object Linking and Embedding), que permite a combinação entre objetos de softwares diferentes. Por exemplo: copiar uma tabela feita no Excel e copiar na tela de desenho do Dynamic Draw.

FUNÇÕES DO SOFTWARE

Com este programa, você pode construir mapas, inventar desenhos e transformá-los em ícones para o seu computador. A ferramenta utilizada para criação de fluxogramas (“flowchart”) foi escolhida como exemplo para demonstrar o funcionamento do programa.

Para criar um fluxograma no Dynamic Draw é preciso carregar uma template especial. Clique em “File”, no menu superior da tela, e em “Import template”. Uma janela é aberta para que você selecione o diretório onde o programa foi salvo. Se você seguiu o procedimento padrão de instalação, o software provavelmente está salvo no endereço C:\Program Files\Dynamic Draw Project.

Como selecionar o flowchart.

O arquivo requerido pelo programa está localizado no seguinte caminho: Dynamic Draw 5.5\Templates\1033. Siga o endereço mencionado e, ao chegar à pasta “1033”, selecione o arquivo “Flowchart”. O aplicativo carrega a template automaticamente, deixando à mostra as ferramentas necessárias para a criação do fluxograma.

O que é um FLUXOGRAMA?

Esta ferramenta é bastante utilizada para demonstrar etapas de processos e setores de uma empresa, por exemplo. Ela possibilita a ilustração de uma sequência de ideias, facilitando a compreensão, organização e possíveis melhorias dos processos abordados. A fim de representar o conceito apresentado acima, foi elaborado um exemplo tendo com base as etapas seguidas para fazer o download de um programa.

Exemplo de fluxograma.

Os balões referentes ao “Início” e “Fim” devem ter o formato oval, tornando-os diferente dos demais para facilitar a visualização. Os retângulos representam cada etapa do fluxograma, ou seja, neste caso, eles mostram cada ação realizada para fazer o download e executar um programa. Os pontos que exigem uma decisão são figurados com um losango, sendo “Não” e “Sim” as ramificações possíveis.

CRIANDO UM FLUXOGRAMA

Encontre no menu “Flowchart”, localizado no lado esquerdo da janela, a função “TS Terminator” (1). Clique e arraste-a para a tela de desenho, a fim de criar o começo do fluxograma. Clique duas vezes sobre a figura para inserir texto dentro dela.

Opções de uso.O próximo passo é inserir o retângulo “TS Process” (2), no qual são escritas as etapas do fluxograma. Arraste a ferramenta para a tela, da mesma forma como foi feito com a primeira figura. Para criar mais de um retângulo rapidamente, copie a forma (Ctrl+C ou clicando com o botão direito do mouse e depois “Copy”), e cole quantas vezes achar necessário (Ctrl+V ou clicando com o botão direito do mouse e depois “Paste”).

Nova flecha a caminho!

Para cada momento de decisão que houver no fluxo, use a figura intitulada “TS Decision” (3). Siga os mesmos passos dos casos anteriores. Finalize o processo inserindo mais um “TS Termination” (1), simbolizando o “Fim” do fluxo.

As flechas de ligação entre as caixas são inseridas selecionando a ferramenta “Arrowed Polyline Tool”, ou “Arw po.”, localizada no menu “Poly tools”, no lado esquerdo da tela. Deixe o ponteiro do mouse sobre uma das figuras que você pretende ligar e clique quando aparecer o símbolo de um alvo, como nesta figura ao lado. Faça a mesma coisa na segunda figura para que a ligação seja criada.

Nossa Opinião sobre o Dynamic Draw

O Dynamic Draw é um programa bem elaborado, possui diversas funções, e possibilita o desenvolvimento de várias atividades. Cada função possui uma letra de atalho, as ferramentas estão dispostas em grupos de acordo com a utilidade que assumem e oferece várias formas de edição, permitindo que você deixe a arte final do jeito que quiser.

Porém, esse ramo enorme de possibilidades torna o uso do programa complicado. O primeiro contato com o Dynamic Draw é confuso, pois é preciso certo tempo para entender como trabalhar com todas as funções e para compreender a finalidade exata de cada uma delas.

Outra facilidade do aplicativo é que cada ferramenta tem um texto autoexplicativo. Cada vez que o ponteiro do mouse fica sobre uma ferramenta, aparece a explicação sobre sua finalidade e o que o usuário pode desenvolver a partir dela.

Prós & Contras

Prós

  • Várias possibilidades de uso.
  • Fácil instalação.
  • Ferramentas com texto explicativo.

Contras

  • Aprendizado demorado.
  • Uso complicado.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Dynamic Draw

+1 Avaliação
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação