Logo EXIF ReName Ícone

EXIF ReName

Versão 0.1.14 Grátis
5.05 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Adicionado em : 03/07/2014 Ingemar Ceicer
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Paulo Guilherme
Livre-se das fotos com nomes bagunçados e organize suas imagens por data em instantes

EXIF ReName vem para resolver um problema que certamente já incomodou muitas pessoas que tiram fotos com câmeras digitais (ou mesmo de celular): ele dá um fim naquele amontoado de códigos e números incompreensíveis que esses aparelhos normalmente dão para o nome de suas imagens, transformando isso em algo muito mais útil.

O segredo para o funcionamento do EXIF ReName está nos códigos EXIF presentes nas fotos com extensão JPG ou TIFF. Esses códigos são o equivalente a uma “impressão digital” de sua imagem, já que ela traz informações das mais variadas sobre o arquivo – o modelo da câmera e a resolução da imagem, por exemplo, além da data em que a foto foi feita.

É esse último valor que o software utiliza. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é abrir a foto no programa e, depois de configurar o tipo de ação desejada, clicar em “Go!” para ter o nome do arquivo renomeado para a data em que a imagem foi criada.

EXIF ReName

Configurando o programa

Como dito logo acima, você vai precisar passar por um breve processo de configuração ao usar o EXIF ReName. Através dele, é possível definir o que será feito do arquivo; confira logo abaixo:

  • Copy: no lugar de renomear a foto, esta opção cria uma cópia da imagem, sendo que ela já vem com o nome alterado pelo EXIF ReName;
  • Preserve original file name: mantém o nome original do arquivo, apenas adicionando a data da captura ao começo ou fim do nome;
  • Insert new file name: troca o nome do arquivo por completo, substituindo-o pela data da captura. Se quiser, também há como adicionar um novo nome para o arquivo através do campo de texto logo abaixo da opção.

Vale notar que a opção “Copy” pode ser usada paralelamente das outras duas listadas, de maneira que é possível criar uma cópia de segurança, por exemplo.

Nossa Opinião sobre o EXIF ReName

Antes de tudo, é preciso dizer que o EXIF ReName é um programa consideravelmente limitado. Isso ocorre porque ele só trabalha com dois formatos de arquivos, e mesmo estes só servem para o caso de fotos – todo o resto das imagens que não se encaixam nessa lista não possuem dados EXIF, então não há como trabalhar com o software para fazer alterações.

Deixando essa fraqueza de lado, o programa se saiu extremamente bem em nossos testes, se mostrando fácil de configurar e suportando múltiplos arquivos para alteração sem o menor problema. Sua interface merece grande parte dos elogios aqui, por ser bonita, organizada e limpa.

Quanto à velocidade, não precisa se preocupar: o EXIF ReName é extremamente veloz. Nos testes, dez arquivos foram alterados em questão de segundos; só no caso de ativar a opção “Copy” o processo foi mais lento, mas a diferença se mostrou quase imperceptível.

Com isso, EXIF ReName acabou se mostrando um programa com tudo o que alguém pode querer para uma tarefa dessas. Simples de configurar e rápido em sua tarefa, ele é uma ótima opção para quem sofre com as fotos desorganizadas em seu PC – mesmo que a ferramenta funcione em um grupo consideravelmente seleto de fotos.

Prós & Contras

Prós

  • Fácil de usar
  • Várias opções de alteração de nome disponíveis
  • Extremamente leve

Contras

  • Suporta apenas imagens JPG e TIFF

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o EXIF ReName

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação