Logo FastFormat Ícone

FastFormat

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 27/08/2015 FastFormat
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Nemes
Formate os seus trabalhos acadêmicos e artigos com as regras da ABNT automaticamente

O FastFormat é um serviço online que tem o objetivo de simplificar ao máximo o trabalho de quem vai formatar um documento acadêmico nas normas da ABNT.

Com templates prontos, ele fornece uma variada gama de opções para que você simplesmente cole a sua monografia ou tese de mestrado, por exemplo, e ele entregue tudo nas normas corretas.

Esses modelos trazem, inclusive, regras especiais de várias universidades brasileiras, como a UTFPR. Dessa forma, você não precisa nem mesmo personalizar a primeira página, já que ele já traz o logo da universidade. Um template genérico dá conta de trabalhos que não sejam de nenhuma das instituições que já são contempladas.

FastFormat - Imagem 1 do software

Usar o FastFormat é simples, principalmente se você já tem conhecimento na área. Escolher um template e colar o seu trabalho nos campos corretos, como indicado no modelo. Ele permite configurar os autores, nome do projeto, todos os detalhes da capa, nomes de professores e orientadores e muito mais! Um tutorial guia você por esses campos da primeira bez que o serviço é usado.

Você pode colar a monografia já concluída, apenas se preocupando em colocar cada parte no lugar correto, ou pode escrever o trabalho diretamente neste editor. Ele salva todas as alterações feitas automaticamente — o que até ajuda você a não perder nenhuma parte do texto se, por exemplo, a luz acabar no meio de uma edição.

FastFormat - Imagem 2 do software

O que pode ser formatado

O FastFormat consegue formatar praticamente todo o trabalho: capa, contra-capa, sumário, lista de figuras, lista de tabelas, lista de referências, alinhamento de margens e textos, legenda e numeração de imagens e tabelas e outros elementos. No entanto, no meio do texto você precisa arrumar partes que precisam de configurações específicas, como nomes em itálico.

Adicione autores e coloque o email de cada um, para que eles recebam todas as alterações feitas no trabalho. Coloque os atributos da sua monografia rapidamente e configure até as referências, que podem ser importadas automaticamente de outro documento ou inseridas manualmente.

FastFormat - Imagem 3 do software

Depois de terminar a edição, você pode visualizar o trabalho final e baixar em vários formatos, como PDF, DOCX e outros. Dessa forma, você não fica completamente preso ao template do FastFormat e pode, depois editar qualquer formatação manualmente, se for preciso.

Nossa Opinião sobre o FastFormat

O FastFormat é um serviço muito interessante para quem precisa de uma solução prática que coloque um trabalho acadêmico nas normas da ABNT. Ele ainda é uma ferramenta que tem muito para melhorar, mas pode salvar os estudantes e acadêmicos de apuros com uma forma simples de formatar monografias, teses, artigos científicos e muito mais.

O que precisa melhorar?

Se você está animado esperando encontrar templates de trabalhos normais de faculdade, por exemplo, pode esquecer. Este serviço é voltado para TCCs, teses de mestrado, artigos, publicações científicas etc. É claro que você pode adaptar tudo depois, editando manualmente as capas e atributos, mas ele poderia ter pelo menos um template para esse tipo de trabalho.

O FastFormat é um serviço relativamente simples, que conta com ferramentas automáticas e pode realmente ajudar, mas você precisa saber o que está fazendo. Isto é, não é simplesmente importar um documento com a sua tese e esperar que ele milagrosamente vai deixar tudo pronto! Você precisa saber o que colar em cada campo, usando-o como um template semi-automático.

Dessa forma, é importante que você tenha conhecimento sobre o tema, já que ele possui também alguns pequenos erros de diagramação — títulos que precisavam ser em caixa alta e não são, por exemplo. Fique atento e confira o documento várias vezes antes de salvar uma versão final para ser entregue! 

O FastFormat é um bom serviço para fazer o trabalho grosso, mas é importante fazer uma revisão minuciosa mesmo assim, principalmente se você tem professores e orientadores que são muito exigentes.

Templates de universidades e periódicos

O que impressiona neste serviço é que ele traz templates de universidades diversas, e não apenas modelos genéricos. Além disso, se você vai enviar um artigo ou outro material para ser publicado, pode usar modelos prontos do FastFormat também.

Os desenvolvedores prometem mais templates com o passar do tempo, porém já avisam: é possível que o serviço passe a ser cobrado assim que receber mais melhorias, sendo o valor indicado de acordo com a quantidade de trabalhos que o usuário editar. 

Vale a pena?

O FastFormat é uma solução interessante e muito prática, mas que ainda precisa ser lapidada. Ele traz modelos prontos de teses de mestrado, dissertações, TCC e outros, sendo uma ferramenta indispensável para quem não quer perder dias formatando esse tipo de documento. No entanto, preste atenção em cada detalhe e faça uma revisão manual, já que ele ainda não é 100% confiável.

Prós & Contras

Prós

  • Formata trabalhos acadêmicos com facilidade
  • Templates de várias universidades e periódicos
  • Usa as regras da ABNT
  • Fácil de usar
  • Possui tutorial completo

Contras

  • Contém alguns erros de formatação
  • Não possui templates para trabalhos de graduação

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o FastFormat

+3 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação