Logo FileMaker Pro Ícone

FileMaker Pro

Versão 14.0.4 Grátis para testar
305.34 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 20/11/2015 FileMaker
Baixar Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

+0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Equipe Baixaki
Bancos de dados de maneira completa, simples e eficiente? Só com o FileMaker Pro

Não existe negócio no mundo que não tenha um banco de dados. Desde o controle de estoque do bairro até operações multinacionais com milhares de empregados, as empresas dependem desse tipo de sistema para manter o gerenciamento de RH, finanças e vários outros indicadores essenciais.

Antes de mais nada, é necessário lembrar que até a cadernetinha da banca de revista é um banco de dados. Naquelas páginas o dono da banquinha anota quem “pendurou”, o valor total da compra e os produtos envolvidos.

Com a informática ficou muito mais fácil encontrar esses dados depois. Nada mais de virar folhas e torcer para conseguir reconhecer a caligrafia de alguém. Agora basta digitar um nome em um campo de busca e pronto: todas as entradas envolvidas são mostradas individualmente.

O FileMaker Pro é um dos mais conhecidos e robustos aplicativos de gerenciamento de bancos de dados disponíveis. A partir de tabelas relacionadas, o aplicativo facilita a gestão de qualquer tipo de informação.

Cruzamento de informações em tabelas relacionadas

É possível, por exemplo, criar uma tabela de estoque – com informações detalhadas sobre os produtos existentes – e relacioná-la a tabelas de fornecedores e clientes. Com isso, além de controlar sua oferta, você sabe quem compra o que, e quanto compra de cada item, além de se manter a par das necessidades de reposição.

Soluções prontas para diversas necessidadesEsse é apenas um dos muitos usos possíveis. Só em projetos prontos (em inglês), as Starter Solutions, que acompanham a instalação do FileMaker Pro, você tem mais de 20 alternativas de utilização, variando de listas de compras a campanhas de email marketing, sem esquecer de orçamento doméstico e controle de empréstimos de livros, CDs e DVDs.

As tabelas usadas no FileMaker Pro são muito semelhantes às criadas no Excel, e graças a isso o programa pode importar os dados destas tabelas facilmente. Com isso, transportar seus dados entre um programa e outro é muito fácil. Na verdade, é fácil utilizar informação de qualquer aplicativo da suíte Microsoft Office (como o Word ou o Outlook).

É possível, inclusive, manter o FileMaker Pro sempre atualizado com dados do Excel mesmo após a importação, através do Recurring Import, recurso que utiliza o arquivo Excel original como tabela para o banco de dados.

Nossa Opinião sobre o FileMaker Pro

O FileMaker Pro é certamente um dos melhores aplicativos de banco de dados existente hoje no mercado. A interface do programa é amigável, com ícones explicativos e um visual que permite mesmo quem não tenha muita prática com esse tipo de programa a utilizar seus poderosos recursos.

A interação com a suíte de programas Microsoft Office é provavelmente um dos atributos mais valiosos do FileMaker Pro, uma vez que permite a atualização de sistemas inteiros baseados nesses aplicativos, e também exporta dados de consultas e listas para os formatos do Word e do Excel.

Ainda sobre exportação de arquivos, apresentações e slideshows podem ter seu conteúdo enriquecido graças aos PDFs gerados pelo FileMaker Pro. Gráficos, listas e formulários podem ser facilmente convertidos para o formato padrão de distribuição de documentos.

Com tudo isso somado às facilidades do aplicativo para a colaboração - permitindo que todos os usuário de determinado grupo verifiquem seus dados com agilidade e segurança - e às possibilidades de trabalho para a web, o FileMaker Pro torna-se um investimento de retorno certo.

Prós & Contras

Prós

  • Interação com a suíte de aplicativos Microsoft Office
  • Exporta informação em PDF
  • Plataforma de colaboração integrada
  • Interface amigável e intuitiva
  • Grande número de projetos prontos, solucionando a maior parte dos problemas do usuário médio

Contras

  • Exige algum conhecimento sobre bancos de dados para a criação de relações e tabelas

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o FileMaker Pro

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação