Logo gedit Ícone

gedit

Versão 2.30.1 Grátis
22.27 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Atualizado em : 20/04/2010 GNOME Team
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+5 Avaliações
  • Foto de DenisMod
    DenisMod 25 de outubro de 2011 - 19:34
    10
    Nota Excelente!
    Não cabe aqui comparar WordPad com Gedit, eles pertencem a segmentos distintos. O Gedit é um editor de texto puro, por isso é tão utilizado por desenvolvedores. Se o Gnome colocar informações de formatação perde-se o sentido em usá-lo.

Descrição

Fernando Daquino
Confira o gedit agora no Windows e não deixe de aproveitar as ferramentas deste eficiente editor de texto

A clássica e ferrenha distinção entre softwares para Linux e Windows vem diminuindo. Encontrar programas que você possa usar em ambas as plataformas já não é uma “missão impossível”.

gedit, um dos mais conhecidos editores de texto do sistema operacional open source, agora também está disponível para o SO da empresa do Bill Gates. O editor foi desenvolvido com base no projeto GNOME, o qual abrange utilitários para ambientes de trabalho.

A ferramenta criada pelo GNOME é leve, possui instalação rápida e seu consumo de memória durante uso é baixo, características que não exigem um computador de alto desempenho para rodar o aplicativo.

O gedit tem muitas semelhanças com os editores Word Pad e Bloco de Notas - encontrados no Windows. Na verdade, o projeto do GNOME é o meio termo entre tais programas.

O editor mais conhecido do Linux agora no Windows

Ele oferece funcionalidades presentes também nos editores concorrentes, como localização e pesquisa incrementais, direcionamento para linhas determinadas, substituição de palavras e inserção de data e hora.

A função que chama atenção e diferencia o gedit dos demais softwares do gênero é a verificação ortográfica, uma ferramenta muito útil para auxiliar na construção de textos. Um ponto positivo para os desenvolvedores é a inserção do português dentre os idiomas disponibilizados.

O gedit é um software com grande utilidade para o pessoal que trabalha ou apenas gosta de desenvolver programas, pois este apresenta uma função de destacar as strings de comando de acordo com a linguagem de programação determinada pelo usuário. O aplicativo disponibiliza destaque automático para as linguagens mais usadas.

Porém, os usuários mais críticos sentirão falta de formatar as fontes com cores, marcadores, negrito e afins, funcionalidades existentes no Word Pad. Este é um ponto que precisa ser aperfeiçoado pelo GNOME.

Nossa Opinião sobre o gedit

gedit é um editor de texto, inicialmente desenvolvido para Linux, que agora está disponível também para Windows. O aplicativo criado pelo projeto GNOME é um meio termo entre os editores Bloco de Notas e Word Pad, inclusos no sistema operacional da empresa do Bill Gates.

Algumas de suas funcionalidades, como localização por palavras, direcionamento para linhas específicas, substituição de palavras e inserção de data e horas, são encontradas também nos editores concorrentes.

As ferramentas que ganham destaque e diferenciam este software dos demais são a verificação ortográfica, inclusive para o português, e o destaque do texto de acordo com linguagens de programação. Dessa forma, o gedit tem grande utilidade para aqueles que constroem texto com assídua frequência e para desenvolvedores de programas.

O ponto que deixa e desejar e deve ser aprimorado é em relação à edição do texto, por exemplo, mudança de cor das letras, acréscimo de negrito e inserção de símbolos marcadores, funcionalidades presentes no Word Pad.

Prós & Contras

Prós

  • Ferramenta de verificação ortográfica;
  • Funcionalidade de pesquisa incremental;
  • Destaque de acordo com linguagens de programação.

Contras

  • Falta de ferramentas para formatar texto.

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o gedit

+5 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação