Logo Glasnost Ícone

Glasnost

Grátis
Funciona em: Web
Adicionado em : 25/03/2014 Max Planck Institute
Acessar Acesso Grátis
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Ana Paula Pereira
Será que sua internet está limitada? Esse teste online pode ajudá-lo a obter uma resposta

O Glasnost é um serviço online cuja função é verificar se sua banda de internet não está sendo limitada por sua operadora. A prática, conhecida como “Traffic Shaping” consiste em limitar a quantidade de dados que podem ser baixados para alguns programas ou páginas (como os clientes de torrent de uma maneira geral).

Dessa forma, mesmo que você possua uma velocidade de download alta, pode acabar alcançando somente o limite imposto pela operadora. Isso ocorre especialmente em horas de pico de acesso. O objetivo do teste Glasnost é identificar se está havendo qualquer tipo de limitação em sua velocidade de banda.

Interface e utilização do programa

O Glasnost opera a partir de uma página da internet em seu navegador padrão. Sua interface é um pouco poluída devido à quantidade de informações fornecidas e é preciso “rolar” um pouco para baixo para encontrar as alternativas para o tipo de teste que você deseja executar. Eles estão divididos em três categorias.

Em “P2P apps” há testes para BitTorrent, eMule e Gnutella; “Standard apps” oferece a possibilidade de análise de email (POP), email (IMAP4), transferências HTTP (HTTP Transfer), e Usenet (NNTP). Já “Video-on-Demand” se encarrega do teste de vídeos em Flash (para páginas como o Youtube).

Tipos de teste

A primeira coisa a ser feita é escolher um dos testes e marcar com a ferramenta de seleção. Em seguida, clique em “Start testing”. Uma nova aba de seu navegador é aberta informando o tempo de espera (500 segundos) e o andamento da operação por meio de uma barra de progresso exibida na tela.

Ao final, os resultados são mostrados com detalhes para o caso de o programa encontrar ocorrências. Para melhorar o desempenho do teste é ideal que você não possua um download de tamanho grande em andamento. O próprio fato de navegar na internet pode interferir um pouco na verificação.

Testando torrent

O ideal é aguardar os oito minutos sem navegar para resultados mais precisos. Se você está testando o torrent, é interessante abrir o cliente, desde que ele não possua um volume muito grande de troca de dados no momento do teste.

Nossa Opinião sobre o Glasnost

O Glasnost é uma ferramenta interessante para tentar verificar se sua banda de internet está sendo limitada pela operadora. Vale lembrar que, mesmo o teste sendo desenvolvido para apresentar precisão, ele está sujeito a falhas e seu resultado serve mais como um guia para uma verificação mais apurada.

Os testes são fáceis e intuitivos, visto que a única operação necessária é selecionar a alternativa desejada. Eles também são rápidos, pois em apenas oito minutos você executa qualquer um deles. Outro aspecto interessante é o detalhamento nos resultados, indicando inclusive ruídos e problemas que podem ter afetado o resultado.

Prós & Contras

Prós

  • Uso simples e intuitivo;
  • Demora apenas oito minutos por teste;
  • Informa possíveis problemas ocorridos durante o teste;

Contras

  • Interface poluída;

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Glasnost

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação