Logo Google Earth Ícone

Google Earth

Versão 7.3.2.5491 Grátis
23.73 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1/10
Atualizado em : 15/03/2019 Google
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+1.988 Avaliações
  • Foto de Ana Paula Budnik
    Ana Paula Budnik 2 de junho de 2020 - 13:04
    10
    Nota Excelente!
    Olá Tudo Bem????
    DESCUBRA COMO GANHAR ACIMA DE 3.000 REAIS POR MÊS DIRETAMENTE NA SUA CONTA, COM UMA PÁGINA MONETIZADA NO FACEBOOK
    ??????????????Sem investir em anúncios, blogs, sites, sem vender nada! Apenas postando vídeos na sua página do Facebook
    SAIBA MAIS: https://bit.ly/paginamonetizadabudnik
  • Foto de junior
    junior 3 de novembro de 2012 - 13:07
    2
    Nota Ruim!
    Esse programa é bom,mais tá precisando atualizar né filho,as ruas e cidades estão as mesmas desde "1900" tudo o que aconteceu no mundo no programa ainda nem tá perto de acontecer `-` ,mais o programa é bom tirando isso rs

Descrição

Ana Paula Pereira
Explore qualquer região do nosso planeta, e até mesmo da Lua, com o Google Earth

Google Earth é um programa que possibilita visualizar as mais variadas imagens do nosso planeta, incluindo paisagens naturais, construções e até mesmo ruas diretamente no computador.

Todo o conteúdo geográfico é confeccionado com imagens feitas via satélite, trazendo a representação fiel de como são determinados pontos da superfície terrestre.

A visualização é feita em um globo virtual, no qual é possível acessar qualquer lugar do mundo para obter informações sobre as cidades e suas características de terreno. Da mesma forma, você também pode explorar o céu, o oceano ou até mesmo visitar a Lua e o planeta Marte.

Ferramentas de navegação

Ao abrir o Google Earth pela primeira vez, a quantidade de ferramentas presentes no programa pode fazer com que ele pareça mais complexo do que realmente é. Basicamente, a tela está dividida em duas porções. No lado esquerdo, estão disponíveis as ferramentas de busca, exibição de lugares e galerias do aplicativo.

Google Earth - Imagem 1 do software

No lado direito, você encontra o globo propriamente dito, uma pequena barra de ferramentas e os comandos para a navegação. Para mover um ponto no mapa, você pode “arrastar” com o mouse até o local desejado (sem limitação de direção). Se você quiser utilizar a ferramenta de zoom, basta mover o scroll do mouse (para cima para afastar ou para baixo para aproximar).

Como uma forma alternativa, é possível utilizar o comando presente na tela, na parte superior direita do globo. A primeira ferramenta (que possui o desenho de um olho) é exclusiva para a visualização, e você pode “arrastar” o “N” presente nela para definir o norte ou mover o círculo para mudar a direção na qual você está visualizando determinado ponto.

A segunda ferramenta, com o símbolo de uma “mãozinha”, serve para mover o mapa, clicando nas setinhas disponíveis nela. Logo abaixo, há uma barra de rolagem que aumenta ou diminui o zoom.

Encontre uma região ou obtenha um roteiro

Caso você queira explorar uma cidade específica, muitas vezes é mais fácil encontrá-la utilizando o mecanismo de busca do que “arrastando” a imagem até a região desejada. Para isso, basta digitar o lugar desejado no campo presente na parte superior esquerda da tela e clicar em “Pesquisar”.

Google Earth - Imagem 2 do software

Feito isso, o mapa é movido até que você chegue ao lugar solicitado. O campo aceita desde um endereço específico até apenas o nome da cidade, do estado ou do país desejado, por exemplo. Além disso, também é possível localizar empresas ou serviços específicos inserindo o nome do estabelecimento ou uma palavra-chave e uma região (como “pizza em Curitiba”).

Na lateral esquerda do sistema, você pode também fazer o cálculo de um roteiro entre dois pontos clicando em “Obter rotas”. Feito isso, basta inserir o endereço de partida no primeiro campo, o de destino no segundo e clicar no botão disponível. Então, o seu trajeto é automaticamente exibido no mapa com as direções a serem seguidas. Esse percurso também é detalhado por escrito na lateral esquerda da tela para ajudar a compreensão das orientações encontradas.

Acessando o Street View e o nível de solo

O Google Street View é o serviço que mostra a cidade por meio de fotos capturadas por carros, drones, bicicletas, motos, mochilas e outros aparatos especiais. Além de ter acesso a essas fotografias pela internet, você também pode abri-las diretamente no Google Earth. Esse serviço não está disponível para todas as regiões, então o primeiro passo para acessá-lo é encontrar o local desejado.

Em seguida, verifique se o boneco amarelo que representa o Street View aparece na lateral direita da tela. Se for o caso, basta “arrastá-lo” até o ponto do mapa que você deseja visualizar com detalhes. Feito isso, a visualização é imediatamente modificada, exibindo o mapa da região por meio das fotografias coletadas pela Google.

Google Earth - Imagem 3 do software

Enquanto o programa estiver conectado com o Street View, você pode alternar entre a visualização no nível do solo e a observação das fotografias, permitindo o reconhecimento mais detalhado de cada região da cidade que você está explorando. Vale apenas lembrar que para a visualização de construções em 3D você deve confirmar a seleção da camada “Construções em 3D” na parte inferior esquerda da tela.

Passeio turístico

Para utilizar essa função é preciso estar com a pasta “Passeio aos pontos turísticos”, no painel esquerdo da tela, selecionada. Feito isso, logo abaixo do mapa são mostrados vários pontos turísticos de diversas regiões. Aqui, não há segredo: basta clicar em qualquer um deles para que ele seja imediatamente aberto no mapa.

Voyager

Em comemoração aos 10 anos de existência do Google Earth, a Gigante das Buscas implementou algumas novas funcionalidades ao programa. Todas elas se resumem basicamente no recurso conhecido como Voyager, o qual tem a missão de facilitar a exploração dos mais distintos locais do planeta.

Google Earth - Imagem 4 do software

Em determinados lugares, você pode usar o Street View para percorrer áreas internas de edificações, podendo visitar museus, teatros, memoriais e muito mais sem sair da sua cadeira. Mais do que isso, é possível sobrevoar as principais cidades do mundo olhando para elas com uma perspectiva tridimensional — conteúdo esse formado por imagens com aspectos fotorrealistas.

E isso não é tudo. Com o Voyager, você consegue identificar rapidamente quais áreas do globo terrestre tiveram suas capturas de satélite publicadas ou atualizadas recentemente.

Mas a função com maior apelo visual, sem dúvida, é a “Visualização do Google Earth”. A ferramenta disponibiliza mecanismos para que você descubra paisagens exuberantes em todos os continentes e oceanos. Ao todo, são mais de 1.500 imagens especialmente capturadas para essa funcionalidade, incluindo praia, desertos, montanhas, florestas e cidades.

Google Earth - Imagem 5 do software

Diferentes das demais funções mencionadas anteriormente, essa pode ser visualizada diretamente da página online do Google Earth (clique aqui para acessá-la) ou através de um complemento para o Google Chrome — extensão que pode ser baixada aqui.

Visite a Lua e Marte

Quando você usar o Google Earth, saiba que as suas experiências não precisam se limitar ao nosso planeta. Observe que há um botão na barra de ferramentas do programa com o ícone de um planeta. Ao clicar nele, há os lugares que você pode observar (Terra, céu, Marte e Lua) e, para mudar a exploração para outra superfície, basta selecioná-la. Feito isso, o seu novo mapa é carregado na tela, e o mecanismo de visualização é bem semelhante àquele que apareceria se você estivesse observando o globo do planeta Terra.

Google Earth - Imagem 6 do software

Compartilhando os resultados

Descobriu um lugar diferente ou uma característica interessante na sua cidade e quer compartilhar com seus amigos? O Google Earth possibilita que você compartilhe tudo o que aparecer no mapa diretamente com os seus círculos do Google+. O primeiro passo para isso consiste em fazer o login na sua conta na rede social.

Em seguida, basta acessar o conteúdo desejado no Google Earth e clicar no botão “Compartilhar” no canto superior direito do visualizador. Ali, você pode tanto enviá-la por email quanto publicá-la no seu mural no Google+.

Atualização

O Google Earth é uma poderosa ferramenta de informação, atualizada com bastante frequência, mas que ainda parece não ser muito popular por aí. A Google está ciente disso e vem fazendo esforços para divulgar sua plataforma. A mais nova investida é muito boa e aposta em um ícone do passado: um jogo que usa a própria interface do Chrome, Android e iOS para encontrar a superladra Carmen Sandiego.

“Where in Google Earth is Carmen Sandiego” foi produzido em colaboração com a editora Houghton Mifflin Hartcourt, criadora do clássico “Where in the World is Carmen Sandiego”, que, a partir de meados dos anos 80, tornou-se uma referência em títulos de mistérios no Apple II e nos primeiros IBM PCs.

Nossa Opinião sobre o Google Earth

Google Earth é uma ótima maneira de você visualizar as imagens do nosso planeta diretamente no seu desktop. Ele possui tanto uma exibição mais de questões topográficas e da geografia de determinada região quanto a visão mais no nível dos mapas e ruas dentro de uma cidade, inclusive com integração com o Google Street View.

As aparências enganam

Embora o programa possa parecer intimidador em um primeiro momento, especialmente pelo grande número de ferramentas disponíveis, após algum tempo de uso você já percebe que ele é bem mais simples do que parece. As principais opções são exibidas na forma de botão ou controles, diretamente na área de visualização, de maneira a deixar mais fácil encontrá-las.

Da mesma forma, na lateral esquerda da tela, tanto o espaço para as pesquisas quanto as demais ferramentas são bem organizados, fazendo com que mesmo quem nunca tenha utilizado o programa não encontre maiores dificuldades para fazê-lo. As funções de visualização do nível do solo ou Street View também são facilmente acessadas.

Isso porque basta você aproximar o mapa e utilizar o boneco já tão conhecido do Google Maps, o que certamente trará familiaridade para quem estiver usando o aplicativo. A integração com o Google+ também é outra característica interessante para quem utiliza a rede social e gosta de explorar regiões do planeta e compartilhá-las com os seus amigos.

Ultrapassando os limites do planeta

Outro aspecto positivo está na possibilidade de visualizar a Lua e o planeta Marte. Dessa forma, além de você poder “passear” por qualquer parte do globo terrestre, também é possível alcançar lugares que seriam praticamente impossíveis de se “fazer uma visita”. A ferramenta de roteiros também é idêntica àquela presente no Google Maps, e é muito intuitiva.

O ponto negativo do programa fica por conta do seu peso. Como possui muitas funções e modos de visualização diferentes, ele acaba exigindo muitos recursos do seu computador. Por isso, máquinas com um pouco menos de potência gráfica podem ter muita dificuldade para conseguir rodar tudo o que o Google Earth oferece.

Mesmo assim, o aplicativo não perde seu encanto e é uma ótima alternativa para quem gosta de explorar territórios, conhecer lugares novos ou ver melhor as atrações da sua cidade.

Prós & Contras

Prós

  • Visualização de mares e oceanos
  • Gravação de vídeos com os passeios
  • Visualização da Lua, Marte e das constelações
  • Integração com o Street View e com o Maps

Contras

  • Exigente em termos de hardware

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Google Earth

+1.988 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação