Logo Guitar and Bass Ícone

Guitar and Bass

Versão 1.2.1 Grátis
5.27 MB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8/8.1
Atualizado em : 29/07/2015 Gabriel Fernandez
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie!
+21 Avaliações
  • Foto de RuiRelâmpago
    RuiRelâmpago 29 de junho de 2012 - 18:27
    10
    Nota Excelente!
    Este é um bom programa, bem prático. Mostra as notas e onde podemos experimentar ouvindo o som. Tendo uma guitarra junto acha-se qualquer nota ou acorde. O que falta somente é saber os graus no cabo da guitarra, quero dizer notas soltas e notas apertadas e que equivalem a quais sons. Precisa ai haver um esquema para a gente visualizar melhor as escalas que comprendem todos os graus que visualizariamos,todas as tonalidades do cabo, por inteiro, como um estudo de violão clássico. Mas o programa é exelente mesmo sem essa parte que citei. RuiRêlampago-Comentou e aprova este programa para todos Músicos Guitarristas.
  • Foto de Seth
    Seth 6 de março de 2011 - 12:07
    4
    Nota Bom!
    Ele abre tablaturas em txt, guitar pro e power tab, isso é legal, mas o jeito que mostra é meio confuso, a parte das escalas nem mostra direito como tocar cada uma, e os exercicios não são muito interessantes não.

Descrição

Eduardo Godarth
Aprenda tudo o que você precisa sobre o seu violão, guitarra ou baixo

O Guitar and Bass é um software especialmente voltado para quem está aprendendo a tocar algum instrumento de corda, mais especialmente guitarra, baixo ou violão. Isso porque ele já vem com vários presets envolvendo esses instrumentos, além de um banco de sons bastante extenso, que facilita o entendimento.

Deve ser ressaltado que o programa não foi feito para aprender músicas, como o Guitar Pro ou o TuxGuitar, mas sim para o desenvolvimento de habilidades musicais, como aprendizado de técnicas, harmonia e teoria do instrumento.

Isso quer dizer que você vai encontrar no software bibliotecas de acordes, lições que ensinam como se localizar no braço, nomes de componentes do instrumento, além de vários testes que objetivam verificar se os conhecimentos foram apreendidos com eficiência.

Aprendendo os primeiros acordes

O Guitar and Bass possui uma barra de navegação lateral, através da qual você acessa todas as funções principais do software. O primeiro item da lista, por exemplo, chama-se “Common Chords” (Acordes populares). Use-o para abrir a biblioteca de acordes do programa, como mostra a figura abaixo.

Um acorde de dó maior

Por padrão, os acordes serão exibidos no braço de uma guitarra de seis cordas, mas você pode alterar isso clicando sobre o nome do instrumento. Além disso, clique na caixa que indica o nome do acorde para ter acesso à lista completa e selecione um deles para aprender como montá-lo. Você ainda pode visualizá-lo em outras regiões do braço, clicando sobre “Barre (C)”, “Barre (E)” etc.

Ainda na barra lateral, você encontra uma lista com todos os intervalos (por exemplo, terças, quintas e sétimas maiores e menores) no menu “Intervals”. Você também pode escolher qual é a nota de referência para todos os outros intervalos e assim, entender melhor as escalas.

Alguns dos intervalos

Ainda há um gerador de acordes (“Chord Generator”), usado para produzir acordes a partir de informações separadas, um gerador de escalas (“Scale Generator”), com praticamente todas as escalas mais populares e um banco de tons (“Keys”), que ajuda a tocar qualquer música mais rapidamente.

Exercícios

Clique em “Manager” para abrir a janela de exercícios e testes. Você vai encontrar quatro modalidades: teoria (“Theory”), braço do instrumento (“Fretboard”), treinamento de ouvido (“Ear training”) e altura absoluta (“Absolute pitch”), usado para aprender a memorizar a altura padrão das notas.

Exercício para treinar o ouvido

Cada uma dessas modalidades se divide em mais algumas que, ou aumentam a dificuldade, ou caracterizam um tipo diferente de exercício. Clique sobre o acorde desejado, regule as características, como notas a serem usadas, e clique em “Start” para começar. Todos eles possuem níveis de dificuldade para que você possua evoluir enquanto é testado.

Ferramentas

O programa ainda traz algumas ferramentas adicionais, que podem ajudar bastante, como um metrônomo, usado para treinar sua sincronia com o tempo das músicas e um “Key Finder” (Localizador de tom). Nele, você digita os acordes usados em uma música e ele indica em quais tons ela pode estar.

Encontre o tom da música

Por fim, na aba ferramentas você encontra o que o programa chama de “Jam band”, uma espécie de compositor virtual. Ele possui vários samples de guitarra, baixo e bateria em diversos tons. Você pode combiná-los da maneira que quiser para criar bases sólidas para suas músicas.

Nossa Opinião sobre o Guitar and Bass

O Guitar and Bass é um programa muito útil para quem deseja aprender a tocar um instrumento de cordas, mas quer ter uma boa base de teoria. Isso porque ele traz um banco completo de acordes, tons e escalas e um sistema de testes que ajuda o aluno a praticar os conhecimentos adquiridos.

Além disso, a interface do programa é bastante funcional: os botões de acesso aos principais recursos se encontram em uma barra lateral e, quando clicados, uma nova janela – que pode ser fechada a qualquer momento – se abre na região central. O único problema é que o software está em inglês, então o usuário tem de estar familiarizado com os termos musicais nessa língua.

Prós & Contras

Prós

  • Banco de dados bastante extenso
  • Interface amigável

Contras

  • Somente em inglês

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o Guitar and Bass

+21 Avaliações
  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação