Logo HTML Maker Ícone

HTML Maker

Versão 1.0 Grátis
344 KB
Funciona em: Windows
XP/Vista/7/8
Adicionado em : 01/04/2010 tombofry
Baixar Grátis Download Seguro
Verificado com Antivírus

O que estão falando…

Já usou? Avalie! +0 Avaliações - Seja o primeiro a avaliar o produto!

Descrição

Luciano De Sampaio Soares
Editor HTML simples e com dicas de código para iniciantes

Tudo o que você vê na internet está organizado através de códigos. ASP, PHP, AJAX e CSS - por exemplo – são algumas das siglas mais comuns na web, encontradas por todos os cantos.

Todas essas linguagens, scripts e estilos – apesar de várias diferenças estruturais e funcionais – têm origem na mesma linguagem: o HyperText Markup Language, linguagem de marcação de hipertexto, mais conhecido como HTML.

O HTML é utilizado para estruturar o conteúdo das páginas desde a década de 1980, apenas em 1995 a linguagem recebeu o status de padrão para a internet, através da publicação do HTML 2.0 pelo IETF (Internet Engineering Task Force – força tarefa de engenharia da internet).

Atualmente, o padrão HTML – bem como o CSS – é mantido pelo W3C (World Wide Web Consortium) e recentemente teve uma nova revisão publicada sob o nome de HTML 5.

A estrutura do HTML é definida através de uma sintaxe própria marcada pelos sinais de maior “<” e menor “>” em cada tag, e o conteúdo do site colocado entre tags iniciais e terminais. Por exemplo, cada página mostrada em seu navegador tem uma tag inicial <HTML> e uma tag terminal </HTML>.

Código no HTML Maker

O HTML Maker é um programa que pode servir para ajudar quem deseja aprender o básico da linguagem oficial do conteúdo web. Extremamente simples, o aplicativo é praticamente um bloco de notas com alguns comandos específicos para a codificação de conteúdo online.

Os botões no alto da janela, por exemplo, completam algumas entidades HTML automaticamente. Vídeos, imagens, tabelas e mais alguns elementos comumente encontrados em sites estão ali disponíveis, para facilitar e agilizar a criação de documentos HTML.

Ao clicar no link de download acima, você será levado para uma página do SourceForge. Assim que a página carregar seu download deve iniciar automaticamente.

Nossa Opinião sobre o HTML Maker

Apesar de realmente fornecer alguma maneira de facilitar o aprendizado das tags do HTML e de permitir a construção de sites sem grandes problemas, o HTML Maker não deve ser muito recomendado.

Além de não oferecer ferramentas para lidar com padrões atuais – principalmente o HTML 5 -, estando defasado nas marcações disponíveis, o aplicativo também se utiliza de tags de formatação de uso não recomendado, como a <b> aplicando negrito para texto em destaque, ao invés da marca <em> utilizada para definir ênfase.

Além disso, o aplicativo trabalha exclusivamente com HTML, deixando de lado o CSS que é o padrão W3C para a formatação do conteúdo estruturado pela linguagem de marcação.

Prós & Contras

Prós

  • Botões facilitam a colocação de tags
  • Interface semelhante à do bloco de notas

Contras

  • Ignora o CSS e outros padrões acessórios ao HTML
  • Utiliza controles e marcações deprecados pelo W3C

Interesse ao longo do tempo

Compartilhe essa página

Avaliações sobre o HTML Maker

  • {{comentario.nome}} {{comentario.data}}
    {{comentario.nota}}
    Nota {{comentario.notaExtenso}}!
    Editar Avaliação